29 semanas de gravidez

Semana 29 Pepino

É impossível esconder que você está grávida. A barriga de 29 semanas ou quase 8 meses é bem grande e mesmo com roupas bem largas, ela denuncia seu estado até as próximas 10 semanas, talvez menos.

Caso seu bebê nasça antes da data prevista, o que é considerado prematuro até a 37ª semana, tem 90% de chance de nascer sem sequelas, o que faz você ficar mais tranquila a respeito, mas é mais recomendado ele completar o ciclo.

As respostas do bebê aos estímulos são tão intensas, que os seus laços com ele se tornam mais ligados do que o cordão umbilical. Ainda que precise de mais algumas semanas para ele nascer, você já conversa com ele e, durante a noite, canta para ele dormir.

Quer saber qual o tamanho do seu bebê nessa semana, o que acontece com você e como lidar melhor com esses sintomas? Então, continue lendo

 

O desenvolvimento do bebê

Da cabeça até os pés, seu bebê tem 38 cm, podendo ser um pouco mais ou menos, porque as pernas não ficam esticadas totalmente. O peso dele vai aumentar mais nas próximas semanas. Agora, ele está com aproximadamente 1,3 kg.

A cabeça, que antes era maior que o corpo está proporcional e o sistema nervoso central está formado. O cérebro controla a temperatura corporal e a respiração.

Os pulmões funcionam muito bem e vão amadurecendo. A frequência respiratória está pronta para ficar independente depois do nascimento. Por enquanto, a placenta faz o trabalho de respiração.

Os ossos estão mais rígidos e ele vai começar a se posicionar para encaixar, posição que irá permanecer até o nascimento. Ás vezes, o bebê fica sentado, o que será preciso uma interação do médico ou o agendamento de uma cesárea.

 

O que acontece com a mamãe

Os sintomas típicos do terceiro trimestre vão se intensificando até o final. As dores nas costas aumentam e a câimbras ou aparecem ou se tornam mais fortes.

A disposição do segundo trimestre vai dando lugar ao cansaço pelo peso, tanto do bebê, quanto do seu, e outras sensações agora. Se tiver a impressão que esse trimestre é o mais longo e não tem mais fim, se acalme.

O problema com a circulação também é uma das reclamações de gestantes. O formigamento das pernas e braços depois de ficar um tempo sentada ou deitada sobre o braço fazem parte dessa fase.

A pele fica mais ressecada e o crescimento constante do útero e da barriga vão aumentando a incidência de estrias. Você se sente mais inchada, na verdade está mesmo, especialmente os pés e os sapatos não entram tão facilmente.

Algumas mulheres já produzem o colostro, líquido esbranquiçado que servirá como o primeiro alimento do bebê. O exame das mamas é importante para avaliar se não há anormalidades.

 

Cuidados que se deve tomar nessa fase

Descanse sempre que possível. De preferência, coloque seu pés apoiados em um lugar mais elevado para ajudar na circulação e reduzir o inchaço. Aliás, com toda a atividade do seu corpo, é normal sentir muita sede. Não deixe de tomar água, até além do que a sua sede, para se manter hidratada.

Fibras também são suas aliadas contra a prisão de ventre. Alimentos mais saudáveis ajudam a se sentir melhor, evitam um maior aumento de peso e reduzem muitos dos sintomas e evitam problemas como anemia e outras doenças.

Massagens, quando feitas corretamente e banhos mornos no chuveiro, não de imersão, são perfeitos para amenizar as dores corporais. Aproveite esse momento para relaxar também a mente. Coloque uma música mais tranquila e medite por alguns minutos.

 

Depressão pós-parto

As emoções na gravidez ficam, realmente, mais intensificadas. Ignorar sintomas como tristeza excessiva, desânimo e choro fácil e não procurar ajudar especializada, podem desencadear em uma depressão pós-parto, que irá prejudicar a sua saúde e a do bebê.

Se você anda sem vontade de prosseguir com a gravidez ou de continuar organizando as coisas para a chegada do seu bebê, não se culpe, e fale com seu médico e também com seu companheiro sobre seus sentimentos.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário