14 semanas de gravidez

Semana 14 Lima

Da tempestade à bonança. É mais ou menos assim que muitas mamães se sentem quando estão no segundo trimestre de gravidez. Você está se sentindo mais disposta, o bebê está formado e já deve ter contado para família e amigos.

Se preferiu esperar para espalhar a boa notícia, agora é a melhor hora para fazer isso, até mesmo no seu local de trabalho. E se foi possível saber o sexo do bebê no último ultrassom, o que não é garantido, talvez preparar o tão famoso chá de revelação ou algo especial para contar a todos os ventos, que sim, você vai ter um bebê.

É também um bom momento para preparar o quarto do bebê, começar o enxoval e, porque não, ver umas roupas mais confortáveis para você. Seja qual for a sua programação a partir de agora, o importante é saber que a sua vida não será mais a mesma nas próximas semanas, meses e anos.

Para curtir um pouco mais a sua gravidez, continue lendo e saiba como o seu bebê está agora, o que provavelmente está acontecendo com você e alguns cuidados que se deve ter.

 

O desenvolvimento do bebê

A partir dessa semana, seu bebê começa a ganhar peso e vai continuar progredindo assim até o final da gestação. Medindo da cabeça até o bumbum, ele deve ter entre 8 a 9,3 cm e pesar de 40 g a 50 g. Essas medidas, porém são apenas um parâmetro, variando conforme cada bebê.

O cérebro manda comando aos músculos e ele já faz caretas, franze a testa e tenta agarrar. Na verdade, ele se movimenta bastante e, pode ser, que você consiga sentir um pouco dessa agitação toda, mas tenha calma se não acontecer ainda.

As papilas gustativas começam a funcionar e seu bebê sente a diferença de sabores. Outra novidade é que ele tem pelo nas sobrancelhas, cabelo e uma penugem pelo resto do corpo. Ah, a história que bebês com muito cabelo causam azia na mãe é um mito, o verdadeiro vilão são os doces e gorduras que você ingere.

 

O que acontece com a mamãe

Geralmente, os enjoos deixam de ser um problema nessa fase da gestação, porém se você ainda sofre com eles, acompanhado com vômitos constantes, converse com o seu médico.

O seu útero está mais alto e se expandiu, sendo comparado ao tamanho de um abacate e vai prosseguir assim, acompanhando o crescimento do bebê e volta ao tamanho normal de 6 a 8 semanas após o parto.

A sua barriga segue o mesmo ritmo e vai ficando cada dia mais arredondada e linda. Tenha uma alimentação equilibrada, faça exercícios e curta as mudanças do seu corpo agora, sem se preocupar com as mudanças no seu corpo.

Os seios também estão crescendo e as auréolas ficam maiores com uma cor mais escura. Essa mudança é explicada pelo aumento do hormônio melanócito, que estimula a produção de melanina.

O colostro, primeiro leite produzido pela mãe na amamentação, é produzido a partir dessa semana, contudo a produção do leite materno só aumenta depois do nascimento do bebê, sendo impedido na gravidez pelo estrogênio.

O melanócito faz aparecer algumas manchinhas na pele e a linha nigra, uma faixa escura que aparece no meio da barriga e vai do estômago até a região pubiana, podendo se estender até a parte abaixo dos seios, e some do mesmo jeito que apareceu, depois do nascimento.

 

Cuidados que se deve tomar nessa fase

O uso do protetor solar e de hidratantes corporais específicos para gestantes previnem contra manchas escuras. É importante escolher produtos seguros, os dermatologistas recomendam evitar protetores que contenham oxibenzona na fórmula.

Muitas mulheres ficam bem incomodadas por não poderem pintar os cabelos durante a gravidez. Existem algumas tinturas sem amônia e água oxigenada que são mais seguras, fale com o seu médico sobre o uso. Se puder, mantenha seus cabelos hidratados e cuidados e aproveite esse tempo para aquele detox de tinturas.

Alimentação na gravidez é algo que não se pode descuidar. Por mais que digam que grávida come por dois e que tem direito a tudo, o melhor é manter um equilíbrio. Isso ajuda a manter um peso ideal e reduz a probabilidade de azias e prisão de ventre.

A dores nas costas e de cabeça são sintomas chatos, mesmo assim só tome medicamentos receitados pelo seu médico. Algumas mulheres procuram tratamento com massagens, lembre-se de consultar um profissional qualificado. Nunca se automedique.

Ah, essa semana é o limite para o exame de translucência nucal, que observa possíveis alterações cromossômicas, como Síndrome de Down e outras doenças.

 

Precisa mesmo comprar roupas de grávida?

A ansiedade e euforia de saber que está grávida pode estimular à compra de roupas de grávida. O que é completamente normal vendo a barriga crescer. A verdade é que existem opções de roupas confortáveis e muito bonitas, que podem ser usadas até mesmo depois, com uns pequenos ajustes.

E se você der uma boa olhada no seu armário, vai descobrir que nem todas vão ficar encostadas, algumas vão servir bem e ficar muito bem na sua nova silhueta, que depois irá mudar novamente.

Separe um dia para olhar o seu guarda-roupa e tenta fazer novas combinações. Você vai ver que uma mulher grávida pode se vestir muito bem, sem gastar muito. Até porque, é bom economizar para o bebê.

 

Direitos trabalhistas da gestante

Informar ao RH da sua empresa sobre a gravidez, garante os direitos trabalhistas para gestantes, definidos na Consolidação das Leis do Trabalho, CLT.

Além da licença maternidade, que pode ser de 4 a 6 meses, dependendo da empresa, a grávida também tem, de acordo com a lei:

– estabilidade no emprego

– dispensa para, no mínimo, seis consultas médicas e exames complementares

– afastamento de locais insalubres

– tempo para amamentação após a licença maternidade.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário