O bebê de 11 meses

O bebê de 11 meses

A um pequeno espaço de tempo para completar 1 ano, seu bebê já tem estilo, personalidade e uma relativa autonomia. Se antes você podia deixa-lo no berço até a próxima mamada, talvez agora é melhor não virar as costas por muito tempo.

Ele vai descobrir como escalar os lugares mais inusitados, explorar os limites e a capacidade de fazer certas coisas sozinhos. Alguns bebês estão andando, outros ensaiando os primeiros passos, seja qual for o seu bebê, continue estimulando sem forçar.

Você vai se surpreender com os avanços do seu bebê muito menos do que espera.

 

Falando muito

O vocabulário do bebê aumentou mais. Começam as expressões na linguagem que somente ele e você entendem. Um “gá” se transforma em água, um “bu” faz aparecer o bicho de pelúcia favorito.

Os estímulos e brincadeiras para incentivar a fala devem ser continuados. Fale o nome completo do objeto para que o bebê reconheça o som e aprenda gradativamente. Como o exemplo, quando ele disser “gá”, faça a pergunta “você quer água?”

Cante músicas com expressões fáceis para ele repetir. E se prepare para repetir muitas vezes a mesma. Bata palmas, se divirta com ele enquanto canta.

Mostre objetos e diga os nomes de cada um. Leia livros com figuras coloridas, aponte ou o incentive a fazê-lo. A cada novo desenho, busque a atenção dele para o que é. Mas não queira prolongar essas atividades por mais de 10 minutos, a atenção dele irá dispersar após esse tempo.

 

Entendendo ordens simples

Ele sabe o significado de “não”, mesmo que resista a obedecer a faça alguma birra. Mantenha-se firme, sem precisar ser ríspida e o faça entender que ele não pode fazer determinada ação.

A ordem pode ser seguida de uma breve explicação, para que o bebê compreenda que o que ele iria ou estava fazendo é ruim. Ele já deve entender palavras como “dodói”, “caca” ou diga diretamente “isso machuca”, “isso é sujo”, “machuca”, enfim.

Ele precisa entender até onde pode chegar e que você está lá para protege-lo. Não é necessário castigos ou broncas mais severas. O tom da sua voz um pouco mais firme, fará com que ele perceba que não deve continuar.

E caso ele insista, simplesmente por querer continuar descobrindo, não perca a concentração e mantenha a ordem.

 

Sono tranquilo

Com 11 meses, o sono já está bem regulado e o bebê dorme a noite inteira, sem interrupções. Mesmo assim, é importante manter a rotina da hora de dormir, deixando-o muito mais relaxado depois de um dia cheio de atividades, brincadeiras e descobertas.

Converse calmamente com ele sobre o que vocês farão e depois de todo o ritual, coloque-o no berço para que ele durma sozinho.

 

Estimulando a andar

Reforçando, cada bebê é único. Alguns dão os primeiros passos com 9 meses, outros com 11, e outros só vão arriscar pouco depois de 1 ano de idade. Por isso, não se desespere se o filho da vizinha já anda e o seu não tomou coragem ainda.

No entanto, sem forçar, você pode praticar certas atividades que irão fortalecer a coordenação, a musculatura e aumentar o vínculo entre vocês.

A mais conhecida é a que o bebê segura em suas mãos e vocês caminham juntos, sempre respeitando os limites dele, claro. Uma brincadeira divertida para ele.

Uma dica é esperar um pouco para colocar um calçado, isso porque ele se sente mais seguro. Se houver mesmo a necessidade, opte por meias antiderrapantes ou sapatos mais confortáveis.

Outro estímulo e se sentar no chão, bem perto dele, abrir os braços e chamar pelo nome. Se ele se sentir seguro, ele irá arriscar um ou dois passinhos.

Tenha calma e se ele cair, não se assuste e recomece.

Share

Karla Mendonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *