O bebê de 1 ano e 3 meses
Conforme seu bebê vai dominando a capacidade de se locomover para onde quer e de expressar suas vontades, a personalidade e vão ficando cada vez mais aparentes.
Novas palavras e novas ações surgem, e todos ao redor acham lindo. Realmente é muito fofo ver o bebê batendo palma e tentando cantar e imitar os passos de uma música que aprendeu.
Ele nomeia coisas em um linguajar próprio, que geralmente só as mães entendem. Através dessas expressões, ele vai ganhando o pequeno mundo e conquistando um grande espaço na casa. É importante saber direcioná-lo quanto às vontades.
Uma dica quanto à atenção dentro de casa tem relação com as escadas. Se o seu bebê ainda não tentou subir enquanto engatinhava, pode tentar agora que está andando. Por segurança, mantenha o acesso restrito apenas quando você ou algum adulto estiver por perto. E continue protegendo partes perigosas para ele.
Quer saber mais sobre como seu bebê de 1 ano e 3 meses, ou 15 meses, se comporta nessa fase e quais atividades você pode fazer para ajudá-lo a se desenvolver? Então continue lendo.
Estímulos e Brincadeiras
O bebê volta a se perceber como indivíduo separado da mãe, por isso o medo da separação pode ser algo assustador para ele, que irá se transformar em um chicletinho em casa ou apresentar algum entrave na hora de ir para a escola.
Procure compreender esse medo e transformá-lo em segurança de que você está por perto ou que vai voltar logo. Se em casa, ele sentir a necessidade de uma atenção, é recomendado que você pare o que está fazendo por alguns instantes e supra essa necessidade.
Quando precisar se afastar, faça isso sem demonstrar que você também está triste pela separação, nem faça despedidas muito longas. O melhor é que ele entenda, ainda que aos poucos, que você irá voltar para buscá-lo.
Um tipo de brinquedo que é muito bom para ele são os de encaixar. Enquanto brinca, ele pode aprender sobre noção de espaço, nome das cores e formas. Em um primeiro momento, aponte para os objetos e diga a cor, a forma e mostre onde deve ser encaixado. Depois, pergunte onde deve ficar. Em seguida, qual a cor e assim em diante.
Como ele está formando o vocabulário, conversar ou cantar música são atividades que ajudam bastante. Mostre as partes do corpo dele e fale os nomes. Aos poucos, peça para ele apontar onde fica cada uma. Essa é uma brincadeira legal para fazer na hora do banho, por exemplo.
Sono
As horas de sono tendem a diminuir conforme seu bebê cresce. As várias sonecas diurnas se transformam em duas ou apenas uma de poucas horas. Mesmo assim, observe os sinais de sono e tenha uma rotina para que ele se acostume.
Evite fazer qualquer atividade mais estimulante, que prejudique a hora da soneca, isso porque o bebê pode ficar irritado, o que acaba atrapalhando na hora do sono noturno.
A recomendação vale também para a hora de dormir à noite. Faça atividades que acalmem o bebê e que façam com que ele entenda o que deve acontecer nas próximas horas. Se você ainda não começou a ensinar uma rotina de sono para ele, é bom mudar alguns hábitos e começar.
Está tendo dificuldades para manter ou iniciar uma rotina do sono do seu bebê? Então, entre em contato e saiba mais sobre o método Bebê Dorminhoco, criado pela Karla Mendonça, mestranda em Educação na Universidade da Flórida, Estados Unidos, pós graduada em neuropsicopedagogia e pós graduada em neurociência, coach integral sistêmica, analista de perfil comportamental, especialista em sono infantil, nutricionista e mãe do Edu e Gu.
É hora da vacina dos 15 meses
Os 15 meses estão na lista dos meses de vacina aos quais o bebê deve tomar. Entre as doenças imunizadas e os efeitos colaterais estão:
– DTP (Difteria, tétano e coqueluche) – 1° reforço.
Serve para imunizar contra essas doenças e terá o 2° reforço aos 4 anos. Como reações, o bebê pode apresentar irritabilidade, febre, vômito, dor de cabeça, sonolência, dor, vermelhidão e inchaço no local da picada e falta de apetite.
Procure acalmar o bebê, fazer compressa de gelo no local, se tiver dor e dar um antitérmico receitado pelo pediatra.
– Oral Poliomielite – 1° reforço
A vacina da gotinha. Previne a paralisia infantil. Geralmente não causa reações, porém alguns bebês podem ser alérgicos. Procure saber mais antes de vacinar o seu bebê.
– Tetra viral ou tríplice viral e varicela
Previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela ou catapora. As reações podem ser febre, ardência, dor no local, dor de cabeça, irritabilidade, vermelhidão nos olhos e coriza.
– Vacina da gripe
Contra o vírus Influenza, é oferecida pelo Governo uma vez ao ano. Seu bebê pode ser vacinado dos 6 meses até cinco anos.