Como fazer o bebê dormir a noite toda

Como fazer o bebê dormir a noite toda

Será que ser mãe é sinônimo de noites mal dormidas? Logo que uma mulher fica grávida, o que muitos aconselham é aproveitar para dormir o máximo que puder, já que com a chegada do bebê essa parte deve ficar um pouco comprometida.

É bem provável que nos primeiros meses, que são uma fase de adaptação, algumas dificuldades aconteçam, mas é possível ensinar o bebê a ter um sono tranquilo por mais tempo.

A importância do sono

Assim como os adultos, os bebês também precisam de suas horas completas de sono para terem um desenvolvimento mais saudável. Especialistas da National Sleep Foundantion afirmam que o sono é tão importante quanto a higiene ou alimentação, e que é durante a noite que são produzidos os hormônios como a melatonina, responsável pelo sono.

Em contrapartida, a privação libera adrenalina e cortisol, o hormônio do estresse, ou seja, um bebê mais irritado, acordando mais vezes. Além disso, noites mal dormidas estão relacionadas à obesidade infantil, falta de concentração, TDAH e depressão.

 

Quantas horas o bebê precisa dormir

A quantidade de horas necessárias para um bebê dormir muda de acordo com a idade. Entre sonecas diurnas e o sono noturno, um recém-nascido, por exemplo, deve ter, em média, 18 horas por dia. Segue abaixo, o total de horas de sono por faixa etária, recomendadas pelo National Sleep Foundantion e o infográfico:

  • 0 a 3 meses: 18 a 19 horas
  • 4 a 11 meses: 16 a 18 horas
  • 1 a 2 anos: 15 a 16 horas
  • 3 a 5 anos: 14 horas

(https://www.sleepfoundation.org/sites/default/files/STREPchanges_1.png)

 

Como fazer o bebê dormir a noite toda

Para conseguir fazer o bebê dormir calmo e tranquilo à noite, é preciso seguir alguns passos básicos:

– Crie uma rotina

Bebês aprendem tudo que são ensinados. Assim, estabelecer uma rotina irá condicionar o bebê que aquela é a hora de dormir.

Comece com um banho morno relaxante, faça uma massagem, coloque um pijama confortável, dê a última mamada, deite o bebê no berço, conte uma história ou coloque uma música suave, apague ou abaixe as luzes do quarto, deixe o ambiente o mais silencioso e calmo possível e o coloque no berço.

Isso vai ajudar seu bebê que é hora de dormir e ele ficará mais calmo.

– Permita as sonecas

Muitas pessoas tendem a usar a técnica popular de que manter o bebê acordado por mais tempo durante o dia ajuda a dormir mais à noite. Na verdade, essa ideia já foi desmistificada por especialistas. Os bebês precisam de suas sonecas diurnas para ficarem mais tranquilos à noite.

– Estimule o bebê a dormir no berço

Dormir juntinho com seu bebê durante a soneca é uma delícia, mas pode se tornar cansativo com o passar dos meses. Então escolha um local para o seu bebê fazer as sonecas onde você também possa descansar nesse período. Esse lugar quem determina são os pais. Nós sugerimos o berço por ser o local mais seguro. Então mesmo que você queira fazer algumas sonecas agarradinha ao seu bebê, se lembre de manter pelo menos algumas delas no bercinho, ou no local que você escolher. Dessa forma, algumas vezes você aproveita seu bebê e em outros momentos você pode descansar.

 

Entender o sono do seu bebê

Se mesmo com todos os seus esforços o bebê não dorme, parece irritado, chora muito e oferece forte resistência para dormir, é preciso pesquisar o que pode estar dando errado. Converse com outras mães. Já visitou o Instagram @bebedorminhoco? Então entre e leia tudo! Temos uma comunidade de mães com bebês que DORMEM! SIM!!

Converse também com seu pediatra para verificar se não há algum problema de saúde. Cólicas, refluxo, problemas respiratórios, dores diversas, entre outros, podem ser um obstáculo complicado na hora de dormir. Mas lembre-se: uma vez tratado esses incômodos, seu bebê pode dormir muito bem com comportamentos que favorecem o sono.

 

 

E você encontra todo o passo a passo do que fazer na rotina do seu bebê nos nossos cursos on-line. O curso das Celebridades! Veja mais no nosso Facebook e Instagram @bebedorminhoco.

Share

Karla Mendonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *