38 semanas de gravidez

Semana 38 Moranga

38 semanas! Seu bebê pode nascer a partir dessa semana sem qualquer problema. Os pulmões e o cérebro, que estavam se desenvolvendo há umas semanas, já funcionam muito bem.

Como existem uma margem de erro sobre a data prevista para o parto, talvez leve mais duas semanas. Então, aproveite esse tempo para ficar com os pés para o alto, ler um livro, assistir um filme ou uma série, porque depois que ele nascer, será difícil.

Antes de se estressar sobre como vai ser o parto, certifique-se de que você preparou tudo com antecedência. Decidiu qual vai ser a maternidade, se é o seu obstetra tem disponibilidade nas próximas semanas para fazer o seu parto ou se vai contar com um médico do hospital.

Olhou cada detalhe? Pediu ajuda para o papai? Então, sente e relaxe. Tente tirar uns cochilos ou talvez meditar. Converse com o seu bebê sobre o que o espera do lado de fora e como você está feliz por isso.

 

O desenvolvimento do bebê

Seguindo um parâmetro, seu bebê tem 49,8 e pesa cerca de 3 kg, essas medidas podem variar um pouco, dependendo da genética do bebê e como foi a sua alimentação.

Ele deve estar na chamada posição de entrega, quando a cabeça se encaixa na sua pélvis, braços e pernas se encolhem. Pode acontecer dele ficar em outra posição, assim o parto mais recomendado é a cesárea.

Conforme ele vai crescendo o espaço do útero fica menor e ele se movimenta menos, mas é possível sentir os movimentos e até perceber uma mãozinha ou um pé. Se não acontecer, avise o médico.

 

O que acontece com a mamãe

Você realmente não vê a hora do seu bebê nascer e todo esse peso todo e os outros sintomas terem fim. É um sentimento completamente normal, afinal a gravidez exige muito do seu corpo. Não se sinta culpada por querer que tudo termine logo.

As dores nas costas e na pélvis são outra justificativa para pensar nisso. O inchaço, principalmente nos pés, a prisão de ventre e outros sintomas. Só quem já passou por isso entende essas emoções e sensações.

Fique atenta aos sinais que diferenciam as contrações da hora do parto das contrações de Braxton Hicks, que são irregulares e sentidas em várias partes do corpo. As contrações reais se espalham por baixo do útero, região lombar e pelve e são mais regulares.

 

Cuidados que se deve tomar nessa fase

Reserve um momento para cuidar do seu cabelo, fazer as unhas e fique preparada para ir à maternidade. Afinal, você quer aparecer bem nas fotos, mesmo um pouco inchada.

Um acessório para o seu bebê que precisa ser providenciado é a cadeirinha do carro. Peça ao seu marido para ver isso, envolva-o com os preparativos o máximo que puder, ele vai se sentir mais próximo do bebê e também de você.

Antes do nascimento, o casal pode fazer um jantar romântico ou assistir um filme juntos, é bom fazer isso agora, porque quando o bebê nascer vai levar alguns meses até vocês terem um tempo a sós novamente.

Aproveite essas últimas semanas para receber mimos e atenção somente para você. Quando seu bebê chegar, as visitas serão mais para ele, pelo menos no começo.

Converse com o seu médico se todos os exames foram feitos. Já fez o teste de estreptococo? É um exame importante para a saúde do seu bebê.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário