32 semanas de gravidez

32 semanas! Agora faltam pouco mais de 50 dias para o seu bebê nascer. Já parou para pensar sobre tudo o que se passou até agora? Como seu bebê se desenvolveu e todas as emoções que você teve.
Ver cada progresso do seu bebê, os dedos se formando, o rostinho, sentir os movimentos, acompanhar cada novidade e junto a tudo isso, ver o seu corpo tomando forma e trabalhando para aconchegar e protegê-lo.
Quando você pensa dessa forma, as dores provocadas pelo crescimento dele dentro do útero ficam até menos intensas. Essas últimas semanas serão para que ele fortaleça cada uma das funções e ganhe massa muscular e engorde.
Sabe quanto ele mede e quanto pesa nessa semana? Então continue lendo e saiba maneiras de amenizar os incômodos dessa fase.
O desenvolvimento do bebê
Seu bebê mede cerca de 43 cm e pesa 1,8 kg, com um aumento de 200 gramas por semana. O coração bate a 150 vezes por minuto e ele move todo o corpo, pelo menos até crescer mais e não ter espaço para se mexer.
A visão e audição estão mais aguçadas. Ele pisca, segue as diferenças de luz e consegue distinguir o som da sua voz. Responde a estímulos. Se ainda não começou a conversar e cantar para ele, ainda é tempo.
Os ossos ficam mais duros e as unhas crescem. Providencie um kit para cortar a unha de bebê, quando o seu nascer é você ou alguém que você conheça que fará isso. Na verdade, não é uma tarefa tão complicada, com um pouco de cuidado e atenção, você vai acostumando seu bebê com isso e vai ficando mais fácil.
Nessas semanas, ele vai começar a se virar ou já virou para o posicionamento encaixado na pélvis. Como ele vai perdendo espaço, ele se mexe menos, mas os movimentos são sentidos mais fortes. Se não perceber um movimento em um período de 2 horas a 3 horas, deite, coma um chocolate e aguarde.
Quaisquer dúvidas, fale com seu obstetra.
O que acontece com a mamãe
Calma, falta pouco. As dores de cabeça, nas costas, na região pélvica, os inchaços e a prisão de ventre vão ter fim. Em poucas semanas, a barriga pesada vai se transformar em um lindo bebê.
O cansaço e a dificuldade para dormir deve durar mais alguns meses após ele nascer, mas se você introduzir uma rotina do sono, esse problema também se resolve.
O útero está a 15 cm acima do umbigo e pressiona muitos órgãos, especialmente o diafragma e os pulmões, tornando a respiração mais difícil.
Você engorda cerca de ½ kg por semana, exatamente para acompanhar o aumento de peso do bebê. Seu coração bate ¼ mais rápido do que os batimentos normais.
Cuidados que se deve tomar nessa fase
A ingestão de líquidos, de preferência água, uma alimentação equilibrada, com alimentos ricos em fibras, ferro, cálcio e vitamina C, auxiliam na redução dos sintomas de gravidez. Uma indicação é o ômega 3, que traz benefícios para a formação cerebral do bebê.
Caminhadas, yoga, pilates e hidroginástica são os exercícios mais indicados, exatamente por serem de baixo impacto. A prática de atividades físicas fortalecem os músculos e ajudam na hora do parto.
Na hora de dormir, apoie a barriga em uma almofada e deite do lado esquerdo, posição mais indicada para gestantes, por não pressionar a veia cava.
Já olhou se falta algum item da sua lista de coisas a fazer antes do bebê nascer? Uma delas é escolher o pediatra para a primeira consulta.
Entre os exames solicitados pelo médico, a partir dessa semana é feito a cardiotocografia, que avalia os batimentos cardíacos e os movimentos do bebê. Em caso de gravidez de risco, esse exame ocorre uma vez por mês.
Como escolher o pediatra do seu bebê
O pediatra provavelmente será o médico que irá acompanhar a saúde do seu filho nos próximos 12 a 13 anos de vida. Daí a importância em escolher um bom profissional.
Para avaliar o pediatra, tenha em consideração as seguintes características:
– proximidade ou acesso ao consultório
– referências ou indicações de amigos e familiares
– atendimento por convênio ou particular
– disponibilidade de atendimento
– especialidade em pediatria
E claro, é importante que você se sinta à vontade para tirar todas as dúvidas sobre seu bebê e que ele esteja disposto a responder da melhor maneira possível. Também, pergunte a outros pacientes como é o atendimento dele.