30 semanas de gravidez

Semana 30 Abobrinha

Aquele pão em que foram adicionados todos os ingredientes e está dentro de uma tigela, coberto por um pano, para o fermento fazer efeito e ele crescer. É dessa forma que se pode comparar o seu bebê na 30° semana.

A sua gestação está mais próxima do final. Em poucas semanas, seu bebê estará fazendo aquele berreiro na sala de cirurgia da maternidade e recebendo os primeiros cuidados.

Como é incrível tudo o que aconteceu em 210 dias. A evolução do seu bebê é algo maravilhoso de se ver. Realmente, estão acontecendo apenas pequenos ajustes para ele se preparar para viver no mundo externo.

Claro que muitas adaptações serão feitas após o nascimento, como a visão mais apurada, o desenvolvimento da fala, a coordenação dos movimentos das pernas e braços, mas dentro do útero, ele vai ficando mais fofinho.

Quer saber mais detalhes sobre o seu bebê, sobre você, cuidados na gravidez e outros assuntos? Então, continue lendo.

O desenvolvimento do bebê

Aquele embrião de alguns centímetros e poucas gramas agora tem 40 cm e pesa entre 1,4 kg a 2 kg. O crescimento está desacelerado, mas ele vai engordar mais 1 kg ou 2 kg até o final da gestação. Alguns bebês chegam a pesar cerca de 6 kg, bem além do padrão geral.

O desenvolvimento cerebral, que prossegue até os 5 anos de idade, está a toda e a medula óssea já consegue produzir os próprios glóbulos vermelhos e glóbulos brancos.

A pele cria mais tecido adiposo, que irá facilitar a passagem do bebê pela vagina e o protege enquanto imerso em 1 litro de líquido amniótico. O lanugo, aquela penugem, cai ou começa a cair. Bebês prematuros e alguns bebês nascem com ela, mas cai logo em seguida.

Os movimentos, que antes eram fortes e constantes, vão ficar mais lentos e espaçados, o que significa que os espaço dentro do útero está diminuindo. A partir dessa semana, muitos estão virados com a cabeça junto à pélvis, a posição que irá manter para facilitar o nascimento.

 

O que acontece com a mamãe

Os desconfortos das últimas semanas deixam você um pouco mais desanimada. A barriga acompanha o aumento de peso do bebê e, em consequência, se torna mais difícil de fazer atividades simples, como se sentar e ir ao banheiro.

O estiramento da pele faz a barriga coçar. Não coce, passe um hidratante para amenizar o problema. Varizes podem surgir nas pernas, por conta do fluxo sanguíneo e também na vulva, levando às desconfortáveis hemorroidas.

Barriga e seios maiores forçam a coluna provocando dores, especialmente na região lombar. Associado a tudo isso, e a uma maior frequência de idas ao banheiro, faz com que você não tenha a quantidade certa de horas de sono.

É importante lembrar que não são todas as mulheres que passam por todos os sintomas. Umas podem passar a gravidez com o mínimo de incômodo, enquanto outras têm recomendações médicas restritas.

 

Cuidados que se deve tomar nessa fase

A dica principal durante toda a gestação: hidrate-se! Beba muita água e faça suave massagens no corpo com hidratantes corporais livre de aditivos químicos prejudiciais à gestantes.

O aumento de peso acontece, porém é possível evitar o sobrepeso ou problemas graves de saúde pela carência de nutrientes. Para evitar, mantenha uma alimentação completa, que reponha todas os sais minerais e vitaminas que você precisa para ficar saudável até depois do nascimento.

Use sapatos confortáveis e, de preferência, ofereçam sustentação para impactos. Evite saltos e rasteirinhas, eles prejudicam a coluna e são mais suscetíveis a escorregões.

Descanse sempre que tiver oportunidade. Procure um lugar livre de luzes e sons fortes. Coloque uma música calma, converse e conecte-se com o seu bebê, mesmo que por meia hora.

 

Técnicas de relaxamento para gestantes

A explosão de hormônios, mudanças no seu estilo de vida, detalhes sobre o quarto e o enxoval, papeladas de hospitais e licença-maternidade e tantos outros detalhes podem ser bastante estressantes para você.

Para amenizar, existem técnicas de relaxamento que trazem ótimos resultados. Alongamentos, yoga, massagem, respiração profunda. Existem três técnicas básicas de relaxamento para a gravidez:

– eutonia, economia de energia, em que se atenta para as ações do dia a dia e procura meios de se desgastar menos;

– técnica de Schultz, relaxamento profundo a partir de frases conduzidas por um profissional.

– técnica de Jacobson, contração voluntária da musculatura e depois o relaxamento.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário