18 semanas de gravidez

Semana 18 Batata Doce

Está quase na metade da sua gestação. Mais duas semanas e você pode contar para todo mundo que está no 5° mês, mesmo que os médicos prefiram não calcular dessa forma.

A cada consulta, você se sente mais mãe, vendo como sua barriga cresceu. E a emoção aumenta sempre que ouve o coração acelerado do seu bebê, seja no consultório ou até mesmo em casa, caso tenha um aparelho para isso.

O sexo do bebê já pode ser visto, mas provavelmente o próximo ultrassom será marcado a partir da 20ª semana, por isso, mantenha a sua calma e de toda a família.

Continue cuidando de você, se alimentando corretamente e seguindo as recomendações médicas, que o tempo passa muito rápido e logo seu bebê estará no seu colo.

Enquanto isso não acontece, curta a 18ª semana da sua gravidez e saiba como seu bebê está se desenvolvendo, o que deve estar acontecendo com você e outras curiosidades sobre gravidez.

 

O desenvolvimento do bebê

 Com um coraçãozinho que bate duas vezes mais rápido do que o seu, o bebê tem agora entre 12 cm a 15 cm e pesa entre 150g a 160g, podendo variar para um mais ou menos, dependendo de fatores como genética, entre outros.

O sistema auditivo está se desenvolvendo e ele consegue ouvir os sons dentro do seu corpo, como as batidas do seu coração. Os movimentos se intensificam e acontece uma ossificação acelerada. Em breve, você pode sentir essa movimentação, se ainda não começou a sentir.

Os pulmões estão se exercitando, com movimentos do tórax para desenvolver os músculos e simular como será respirar por conta própria. Por enquanto, a placenta é a responsável por fornecer o oxigênio ao bebê.

O intestino também está se desenvolvendo e inicia a formação das primeiras fezes, chamadas de mecônio, que será expelido após o parto, quando acontece a primeira troca de fralda.

Se o seu bebê for uma menina, útero e as trompas estão formados. Se for menino, durante o exame de imagem, é provável ver bem os genitais, isso se o bebê estiver em uma posição favorável.

 

O que acontece com a mamãe

 Seu peso está aumentando. O previsto para essa semana é que você tenha a 4,5 kg a 6 kg de ganho de peso. Caso tenha ganhado muito acima disso, ou abaixo, o médico irá avaliar suas condições de saúde e tipo físico e indicar o que for melhor para você e seu bebê.

O inchaço permanece, principalmente nos pés e mãos. Você pode sentir um pouco de tontura ao se levantar, a chamada hipotensão postural, é preciso se atentar para desmaios e quedas.

Um corrimento vaginal transparente ou esbranquiçado, inodoro e levemente espesso pode ocorrer. Converse com seu médico se houver cheiro ruim ou coloração esverdeada, para tratamento emergencial do problema.

 

Cuidados que se deve tomar nessa fase

 Muito provável que a sua fome e desejo por muitos alimentos esteja aumentada. Antes de sair devorando paredes com doce de leite é preciso se atentar para a qualidade da sua alimentação. Alimentos muito calóricos e gordurosos não só vão fazer você engordar mais, como causam outros sintomas como azia e inchaço.

Mantenha-se hidratada, dando preferência a água, exatamente por não ser calórica e pelos inúmeros benefícios que ela traz ao organismo. Claro que sucos de frutas naturais são bem-vindos, mas procure não colocar açúcar e evite adoçantes.

Caminhadas ao ar livre fazem muito bem, ainda mais se for um dia de sol. Dessa maneira, você aproveita para fazer exercícios e garante uma fonte extra de vitamina D. Só não se esqueça de passar protetor solar, para evitar as indesejáveis manchas.

 

Dor no baixo ventre

 A gravidez é um dos momentos mais incríveis na vida da mulher. Entretanto, as muitas alterações hormonais e as mudanças no corpo vem acompanhadas com certos desconfortos como os enjoos iniciais e algumas dores pelo corpo.

Uma das ocorrências a partir da 18ª semana são cólicas ou chamado dor no baixo ventre. Apesar de muito incômoda, é algo normal, por conta do crescimento e estiramento do útero, puxando os ligamentos.

 

Brincadeiras e simpatias para descobrir o sexo do bebê

 Claro que são apenas formas divertidas de tentar adivinhar qual o sexo do bebê, enquanto não for confirmado em exame. A maioria delas acaba dando errado no final, de qualquer forma, vale até para conter a ansiedade.

– Amarre um fio do seu cabelo na aliança e seguro em cima da sua barriga. Se balançar em linha reta, é menino. Se fizer movimentos circulares, menina.

– Tabela chinesa. A internet está cheia de imagens de uma tabela onde se deve cruzar o mês da concepção do bebê com a sua idade e ver se o quadrado é azul ou rosa.

– Some a idade do pai e da mãe e subtraia 1. Número par sugere um menino. Ímpar, menina.

– Esse último deve ser feito com a ajuda de uma amiga. No primeiro, se coloca embaixo de almofadas um garfo e uma colher, separadamente. Depois, sem saber, você se senta em uma delas, se escolher a colher, menina e o garfo, menino.

Também há a aposta pelo formato da barriga, o furo do queixo, quanto a mãe fico enjoada durante a gravidez, os desejos por doce ou salgado e até uma que mistura repolho, água quente e xixi.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário