Desenvolvimento do bebê: 17 semanas de gravidez

Semana 17 Cebola

Você e seu bebê passaram por muitas mudanças até chegar à 17ª semana de gestação. Lá dentro do útero com 17 semanas de gravidez, a ordem agora é crescer, com algumas coisas para aperfeiçoar. Do lado de fora, você precisa cuidar da saúde para que tudo permaneça bem.

Mamãe e bebê ficam cada vez mais ligados. Ele já sente os carinhos na barriga e começa a ouvir os sons externos abafados. Somente a partir da 20ª, 21ª semanas que ele deve reconhecer o som da sua voz. Mesmo assim, é interessante iniciar os estímulos sonoros.

Os movimentos do bebê dentro da barriga são sentidos levemente e vão se intensificar mais pra frente. Se essa é a sua primeira gestação, fique tranquila se não perceber isso.

Se quer saber um pouco mais sobre como você e seu bebê estão nessa semana e alguns cuidados que deve ter, continue lendo.

O desenvolvimento do bebê com 17 semanas de gravidez

 As medidas do bebê estão entre 11 cm a 13 cm e pesa entre 100 g a 140 g e continua crescendo. Os órgãos estão completamente formados, com exceção dos sistema respiratório, que tem traqueia, brônquios e bronquíolos, mas os alvéolos somente vão se formar na 35ª semana.

Forma-se o vérnix caseoso, uma camada de gordura que protege a pele do bebê, auxilia no controle da temperatura e irá facilitar a passagem pelo canal vaginal na hora do parto. Após o nascimento, especialistas recomendam aguardar 24 horas para dar o primeiro banho.

Os primeiros dentes de leite se instalam no osso maxilar, porém só irão aparecer meses depois do nascimento. Ele já faz caretas e boceja. As papilas gustativas amadurecem, porém as ligações nervosas estão imaturas.

Ele dorme muito, o que é normal. Também se mexe muito e já começa a querer brincar e explorar o espaço. Descobre o cordão umbilical, que acaba se tornando um brinquedo para ele, o que não causa qualquer malefício.

O que acontece com a mamãe com 

Com 17 semanas de gravidez, a barriga vai continuar crescendo, porque seu útero se expande e está a 4 cm acima do umbigo. Os batimentos cardíacos aumentam devido ao volume de sangue e você se sente mais inchada.

Esse volume e a intensa produção de hormônios faz o rosto ficar mais vermelho e você sente as conhecidas ondas de calor, que persistem até o final da gravidez. O aumento da pressão sanguíneo pode causar sangramento nas gengivas e no nariz.

A pele se estica para acompanhar o crescimento do bebê e do útero o que provoca coceira. Nessa fase, você deve ter engordado por volta de 2,5 kg e vai engordar uma média de 500 gramas por semana.

O peso pode ocasionar dores nas costas e na região pélvica.

Cuidados que se deve tomar com 17 semanas de gravidez

O uso de hidratantes corporais previne o aparecimento de estrias. Pesquise sobre produtos específicos para grávidas, que são feitos com ingredientes mais suaves e sem cheiro. Bons para quem está com olfato mais apurado e tende a se incomodar com cheiros fortes.

Gengivite, sensibilidade nos dentes e cáries ocorrem na gravidez por conta das alterações hormonais e do aumento do fluxo sanguíneo. Consulte um dentista e procure utilizar uma escova de cerdas macias.

A ingestão de alimentos ricos em cálcio não apenas influencia no desenvolvimento do bebê, como resguarda a mãe de problemas nos dentes, unhas e maior probabilidade a ter câimbras e a desenvolver osteoporose no futuro. A carência de cálcio também aumentam o risco de pré-eclâmpsia.

Entre os alimentos fonte de cálcio, além do leite e derivados, estão espinafre, couve, chia, gergelim, soja, rúcula, quinoa e temperos a base de ervas secas, como o manjericão.

Cuidados com o cabelo na gravidez

 Para algumas mulheres, a gestação faz os cabelos ficarem brilhosos e volumosos, outras ficam com eles oleosos e ainda há quem fique com eles mais frágeis e ressecados.

Tinturas, químicas e alguns produtos para o cabelo possuem componentes, como amônia, chumbo, formol, alumínio, que fazem mal para o bebê e podem fazer mal também para você, que está mais sensível em muitos aspectos.

Quem tem cabelos cacheados, por exemplo, precisa evitar certos tratamentos. Da mesma forma, quem costuma pintar com certa frequência, vai precisar encontrar alternativas mais naturais e seguras.

Antes de usar qualquer produto, fale com seu médico. No primeiro trimestre, o melhor é evitar. Entre as opções, a hena pode ser um jeito de tingir os cabelos brancos, porém deve ser 100% natural. Tonalizantes sem amônia são outra sugestão.

Uma dica para cabelos cacheados é aproveitar esse período para uma transição capilar. Além de evitar problemas ao bebê, vai servir para um descanso das químicas e seus cabelos vão ficar muito lindos.

Como prevenir a câimbra na gravidez

 As câimbras são um incômodo na gravidez a partir do segundo trimestre. Elas acontecem principalmente por falta de nutrientes e pelo aumento de peso, que se dá nessa fase.

Para prevenir que elas apareçam, é recomendado uma alimentação rica em cálcio e potássio, aumentar a ingestão de líquidos, praticar exercícios leves, como ioga e alongamento e evitar ficar na mesma posição por muito tempo, revezando entre estar sentada ou em pé. Massagens também auxiliam no alívio das dores.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário