Vantagens e desvantagens do bebê dormir com os pais

Esse é um assunto que vem dividindo opiniões de pais, pediatras, psicólogos e especialistas no sono infantil. Afinal, o bebê deve dormir junto com os pais ou é melhor que o faça no próprio quarto, dentro do berço?
Alguns profissionais defendem o uso da cama compartilhada.
Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta sobre o alto risco e índice da Síndrome da Morte Súbita (SMSI ou SIDS, em inglês) em bebês que dividem a cama com os pais. Um estudo, divulgado pelo British Medical Journal, mostra que o risco fatal em bebês é cinco vezes maior para filhos que dividem o espaço com os pais. Com tantos julgamentos tão distintos fica mais difícil decidir o que realmente é o mais acertado e seguro fazer e o que é mais benéfico tanto para os filhos, quanto para os pais.
Para ajudar nessa decisão, segue algumas vantagens e desvantagens da cama compartilhada:
Vantagens do bebê dormir com os pais
Uma das vantagens sugeridas por algumas mães em compartilhar a cama com o bebê é a facilidade na hora de amamentar ou dar a mamadeira, o que costuma ser desgastante e cansativo para a mãe e, em muitos casos, também para o pai, que precisa se levantar várias vezes durante a noite para isso.
Outro ponto, é a agilidade em atender as necessidades do bebê, monitorando de perto caso ele vomite, tussa, chore, tenha problemas respiratórios…
Especialistas apontam, que em uma sociedade em que ambos os pais trabalham, o co-sleeping é bastante recomendado para reforçar os laços entre pais e filhos já que seria o único momento que estariam juntos.
Cuidados para a cama compartilhada
Se ter a cama compartilhada parece ser vantajoso, também requer alguns cuidados para evitar problemas e reduzir o risco da SMSI.
– O bebê deve ser colocado para dormir de barriga para cima. A posição recomendada por médicos como a melhor;
– O colchão deve ser firme e plano;
– Cuidado com travesseiros, objetos soltos e vãos na cama;
– Animais domésticos não podem compartilhar ou frequentar a cama;
– Não deixe o bebê sozinho na cama;
– Não use cobertores e edredons;
– Cuidado com o excesso de roupas. Como os pais já transmitem calor para o bebê, colocar roupas demais pode provocar aumento de temperatura, o que também aumenta a probabilidade de morte súbita;
– Não use pijamas com cordões ou joias;
– Se um dos pais tiver cabelos compridos, é recomendado prende-los para evitar que caiam no rosto do bebê;
– Não fume, não beba e não tome remédios para dormir com seu bebê, caso escolha essa forma;
– Não é recomendado que outras crianças durmam junto;
– Pais obesos são desaconselhados por especialistas de dormirem junto.
Desvantagens do bebê dormir com os pais
A primeira desvantagem é o risco de um dos pais, durante o sono, se virar e deitar em cima do bebê, causando o sufocamento.
Conforme o bebê cresce, ele começa a se mexer mais quando dorme, o que pode resultar em chutes, socos e cabeçadas nos pais durante a noite, atrapalhando o sono ainda mais do que se ele estivesse dormindo no próprio berço.
O bebê pode cair da cama se não houver uma atenção redobrada. Os pais vão precisar ficar em alerta constante, preocupados com essa possibilidade, prejudicando o sono também.
O casal perde a privacidade e a liberdade de escolher o horário que irá dormir, já que é preciso que estejam presentes para o bebê dormir bem. Não é só pela intimidade, é por não poder decidir se em determinada noite preferem assistir um filme até mais tarde, por exemplo, pelo fato de o bebê não conseguir dormir sem que eles estejam por perto.
O bebê fica condicionado a só dormir se um ou ambos os pais estiverem presentes. Bebês podem aprender a dormir sozinhos, porém precisam ser orietados e vai funcionar muito melhor, se fizerem isso no próprio berço.
Bebês podem aprender a dormir sozinhos
Os bebês que demoram para dormir e acordam durante a noite, agem assim, porque não sabem como fazer. Assim como os ensinamos a fazer a pega correta da amamentação e a se alimentar de forma saudável, também devemos ensina-los com todo amor e carinho onde devem dormir e como dormir.
E o bebê que dormem bem e a noite toda, fica bem descansado e assim acorda feliz, esperto e calmo. A quantidade de sono adequada vai interferir no aprendizado e até na interação social do seu bebê.
Aprenda como ensinar o seu bebê a dormir
Já que bebês não vêm com manual de instruções, às vezes é preciso contar com a ajuda de quem estudou a fundo, atendeu milhares de mães e viveu na prática, como mãe, a fazer seus bebês dormirem bem e a noite toda.
Entre no site bebedorminhoco e conheça mais sobre o método on-line de sono que já ajudou mais de 5 mil mães, além de famosos como as atrizes Juliana Didone e Karina Bacchi a terem noites de sono tranquilas.
Como resgatar o sono natural, profundo e relaxante do seu bebê?
Se você chegou até aqui, imagino que a situação aí esteja difícil, não é? Eu sei como é esse desespero para buscar informações que nos tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e podermos, finalmente, curtir a maternidade.
Pois bem, pensando nisso eu criei um artigo completo contando a minha história, os erros que cometi e, o melhor, como eu saí ‘dessa’.
Para acessar agora, aperte o dedo no link abaixo e depois me conta o que achou, tá?