Por que meu Bebê resmunga quando mama? 

mother breastfeeding her baby TD4MG65 scaled

A maioria dos bebês resmunga enquanto mama e muitas mães, principalmente as de primeira viagem, não sabem se é normal ou o porquê os bebês resmungam quando estão mamando. O que você deve saber primeiro que tudo é que os bebes precisam resmungar e chorar, é a maneira que eles se comunicam com os pais. Sempre que estão precisando de algo ou incomodados com algo, eles vão resmungar ou chorar. Amamentar deve ser um momento único entre mãe e filho, um momento calmo, repleto de carinhos e trocas de olhares. Porém, todo esse clima de harmonia é quebrado quando o bebê começa a resmungar. È normal que a mãe se sinta aflita sem saber com o que seu bebe este incomodado e como resolver. Para ajudá-la nessa hora, listamos os principais motivos que levam a criança a resmungar muito no instante da amamentação e o que pode ser feito para aliviar esse momento difícil para o bebê. Saiba que na maioria das vezes o resmungo do seu bebê na hora de mamar não é sinal de um problema grave. Motivos que faz o seu bebê resmungar quando mama 

  • Fome: Na grande maioria das vezes que os bebês resmungam na hora de mamar, é a fome. Geralmente, acontece devido a outro fator associado, como dor ou mamada incorreta. O bebê se irrita por não conseguir mamar e chora pela frustração e pela fome que não consegue saciar. Nesse caso a mãe precisa ter calma e paciência, pois, o ideal é acalmá-lo primeiro e depois oferecer o peito. 
  • Cólica: Eu arrisco dizer que as cólicas é o bicho papão dos três primeiros meses. É natural que o bebê quando está com cólica, queira algo que o acalme. Como a sucção é uma imensa fonte de prazer para o bebê dessa idade, ele quer o peito para se saciar e também se acalmar. Porém, quando o leite cai no estômago, o bebê sente mais dor. A cólica é causada por uma imaturidade do sistema gastrointestinal. Para amenizar os sintomas, os pais podem fazer massagens, colocar bolsa de água quente e, se o médico indicar, administrar remédios que aliviam as dores causadas pelos gases.
  • Mau posicionamento na mamada: Um problema muito comum que faz o bebê resmungar durante as mamadas é se a criança não está abocanhando a aréola do seio de maneira correta, e faz com que a mamada não seja eficaz. Provavelmente, ele não suga o que gostaria para saciar a fome. Basta corrigir a postura e encostar a barriga dele com a sua. De barriga para cima, ele ficará cansado muito rápido e estará numa posição desconfortável para mamar. O bebê que mama de maneira inadequada, normalmente, não dorme bem nem ganha peso. Caso esteja insegura, procure grupos de apoio ou fale com um especialista em aleitamento materno. 
  • Diminuição na produção de leite: Chamada de hipogalactia acontece quando a produção de leite não atende às necessidades da criança. A insuficiência é pouco comum, embora muitas as mães inseguras, acreditam que acontece sempre. A diminuição do leite pode acontecer por ansiedade ou quando a licença-maternidade termina e a criança deixa de mamar com mais freqüência, deixando de estimular a produção de leite. Nesse caso, a mãe que desconfiar da hipogalactia deve procurar o obstetra, para avaliar a quantidade de leite que está sendo produzida. Existem casos em que são usados medicamentos para corrigir o fluxo. Descansar e, sobretudo, deixar o bebê sugar, pois é ele quem irá estimular a produção de leite. Estão vendo como é normal? Os bebês resmungam mesmo, basta ter paciência e descobrir qual é seu incômodo e agir para o seu bem estar e do seu bebê. 

A amamentação ainda é a maneira mais saudável de alimentar seu bebe e de criar um vinculo de amor e harmonia. Mesmo que possa ser difícil e dolorido no início, com o tempo e  paciência, suas dúvidas serão cessadas e logo chegará os momentos deliciosos e cheio de amor e carinho durante a amamentação. 

 

 Cuidados com as mães na hora de amamentar 

Além dos cuidados que citamos acima, para aliviar os incômodos do bebê na hora de amamentar, existem algumas rotinas e cuidados que as mamães devem ter, para trazer mais saúde e tranquilidade para o bebê na hora das mamadas.

  • Um exemplo é o cheiro de alimento na mãe: Você sabia que os bebês também podem estranhar o cheiro da mamãe na hora de amamentar? O bebê pode estar estranhando o cheiro do perfume ou desodorante que você passou a usar. Existem casos em que a recusa se dá por causa de mudanças na dieta, como alimentos muito condimentados, que passam o sabor para o leite. Durante essa fase, opte por desodorantes sem cheiro ou suaves e tome mais cuidados com sua alimentação. 
  • Mamãe tensa ou estressada: É normal no inicio um momento de tensão, cansaço e estresse, afinal de contas, a família acaba de ganhar mais um integrante e os pais podem se sentir inseguros e ansiosos. Os bebês sentem esse tipo de emoção e se expressam por meio do choro. O ideal é tentar manter a calma. Quando a mãe fica estressada, diminui a produção do hormônio ocitocina, responsável pela produção (é responsável pela EJEÇÃO do leite) do leite. Aproveitem a fase de desenvolvimento do seu bebê com qualidade e saúde. Para bons momentos na amamentação é preciso paciência e muito amor de toda a família. A tranquilidade da mãe é o combustível essencial para a calma do bebê e a produção de leite.

 

Como resgatar o sono natural, profundo e relaxante do seu bebê?

Se você chegou até aqui, imagino que a situação aí esteja difícil, não é? Eu sei como é esse desespero para buscar informações que nos tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e podermos, finalmente, curtir a maternidade.
Pois bem, pensando nisso eu criei um artigo completo contando a minha história, os erros que cometi e, o melhor, como eu saí ‘dessa’.
Para acessar agora, aperte o dedo no link abaixo e depois me conta o que achou, tá?

 

Share

sonodobebe