Por que meu Bebê acorda chorando?

millennial mixed race mother sitting on her bed co 2AFCSYQ scaled

Não é fácil interromper no sono, principalmente quando a exaustão bate na porta. E essa sensação todas as mães conhecem de cor.

Levantar da cama durante a noite para atender o  bebê que acordou chorando já virou rotina? Você precisa urgente identificar as causas e fazer as correções antes que a noite mal dormida de todos traga complicações para o dia a dia da família.

A maioria das mães já vivenciou as noites acordadas ou de sono picado, pela necessidade de acordar muitas horas para acudir seu bebê durante a madrugada. É ai que surge a pergunta: “Por que o meu bebê sempre acorda chorando?” É muito comum isso acontecer, e há várias repostas para essa questão.

Os bebês têm um estado de sono profundo, denominado REM, que é curto. Por isso, passa a maioria do tempo do sono nas fases superficiais, chamadas de não-REM, é um mecanismo de sobrevivência diante de qualquer mudança “perigosa”.

O temperamento do bebê, o ambiente e os hábitos influenciam mais do que se imagina a sua forma de dormir. Mas com o passar do tempo o horário de descanso de alguns bebês fica mais previsível e mais fácil de lidar para as mamães.

Os bebês acordam várias vezes porque precisam se alimentar, de maneira geral após os três meses de vida estarão preparados para aguentar mais horas seguidas de sono sem chorar por causa de fome. Se caso isso não acontecer, é provável que ele esteja com algum incomodo físico ou no ambiente ou em alguns vários casos já tenha se acostumado a rotina de chorar no meio da noite e conseguir o aconchego esperado de sua mamãe ou papai.

Muitas são as causas pelas quais os bebês acordam durante a noite. Os pais conseguirão com o temporeconhecer as necessidades por trás de cada choro do seu bebê. 

Mas também podemos agilizar esse processo, buscando mais informações sobre as causas mais comuns para os bebês acordarem chorando.

 

Motivos mais comuns para meu bebê acordar chorando

O choro é a forma que os bebês têm de chamar a atenção dos pais. Diante de qualquer desejo ou necessidade, essa é a reação natural para buscar a segurança de sua mamãe ou o papai.

Preste atenção nos motivos mais comuns para queo pequeninos acordarem aos prantos, para que você encontre uma solução prática e rápida.

 

  • A separação

Os bebês não sabem que estão em um lugar seguro. Acordar longe do calor e o cheiro materno faz com que fiquem em alerta e busquem desesperadamente a proteção da mamãe. 

 

  • Horários com períodos de sono prolongados

As crianças, até mesmo os bebês, precisam ter a rotina de sono maior durante a noite. Se as os bebês passarem muito tempo dormindo durante o dia, sentirão menos cansaço à noite. Isso as manterá ativas quando deveriam estar mais relaxadas para dormir.

 

  • O bebê sente fome

Acostumar o bebê a comer em todo o momento de choro, pode trazer muitos choros na madrugada afora, quando o bebê espera que terá a mesma atenção ao chorar. Durante o dia, o estômago dele vai se habituando a receber alimento constantemente sem que haja um horário fixo para isso. Por isso, à noite vai chorar para ser alimentado.

 

  • Troca de fralda durante a noite

Se o bebê estiver acostumado a trocar de fralda durante a noite diante do menor sinal de umidade, ele vai esperar que todas as noites o seu choro seja o alerta necessário para a mamãe trocar sua fralda, mesmo ao menor pingo de urina. 

 

Como resgatar o sono natural, profundo e relaxante do seu bebê?

Se você chegou até aqui, imagino que a situação aí esteja difícil, não é? Eu sei como é esse desespero para buscar informações que nos tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e podermos, finalmente, curtir a maternidade.
Pois bem, pensando nisso eu criei um artigo completo contando a minha história, os erros que cometi e, o melhor, como eu saí ‘dessa’.
Para acessar agora, aperte o dedo no link abaixo e depois me conta o que achou, tá?

 

O que devo fazer para meu bebê não acordar chorando?

No inicio precisará ter paciência, lembrando que os bebês precisam se acostumar a uma nova rotina, que pode levar alguns dias.

– Certifique-se de que as porções de comida no final do dia sejam suficientes para que ele possa dormir por mais tempo sem sentir fome. Além disso, mude pouco a pouco os intervalos de tempo entre uma ingestão de comida e outra. Até que você consiga um intervalo adequado para que seu bebê durma mais tempo durante a noite.

– A primeira coisa que você deve lembrar é que ao acordar chorando, devemos proporcionar-lhe um ambiente tranquilo e seguro para que possa conectar ao momento de dormir. Não dê brinquedos ou outros objetos para entretê-lo, dessa forma você estará estimulando o contrario do sono e momento de dormir.

– À noite, devemos criar um ambiente mais tranquilo, com sons, luzes apropriados para sentir relaxamento e sono. Dessa forma, o bebê vai aos poucos se adequando na rotina e saberá o momento exato de dormir e vai estar mais seguro e tranquilo para relaxar longe da mamãe e do papai.

– É importante não pegá-lo no colo e não fazer brincadeiras quando ver seu pequeno sorrir de felicidade ao perceber que está com você, isso o acordaria totalmente. Chegue perto devagar e fale com ele em voz baixa, faça um carinho na sua cabeça de maneira suave. Tente ajudá-lo a dormir novamente.

– Após verificar que não há nada grave por trás do choro, e se você não deseja manter o bebê na sua cama, evite levá-lo para dormir com você. Se por acaso ele começar a chorar de novo, não o acuda imediatamente. Espere um pouco, na maioria das vezes ele compreende que você não vai voltar, e volta a dormir.

Como já citamos a cima, é importante que o bebê tenha uma rotina, na maioria dos casos de bebês que acordam durante a noite, é a falta de rotina, durante o dia e antes de dormir que dificulta o resto da noite. Sabemos que os bebes menores exigem cuidados durante a noite, pois precisam mamar, sentem cólicas e ainda estão se adaptando ao novo mundo. Para cada fase de desenvolvimento pode se adequar uma rotina de horários para facilitar o sono dos pequenos e o seu. Conforme eles vão crescendo e se desenvolvendo, vão passando a dormir mais horas durante a noite.

Aproveite nossas dicas e nos conte depois o quanto te ajudou com as noites de sono do seu bebê. Inúmeras mulheres que conseguem manter a rotina do bebê conseguem ter boas noites de sono e muito mais disposição para curtir essa linda fase da maternidade.

Share

sonodobebe