O que pode causar a birra do meu filho?

Situações difíceis com os filhos são bem comum, eles relutam para ir embora do parque, se jogam no chão para não desligar a televisão, choram no supermercado para comprar um brinquedo ou um doce e ficam emburrados quando não são ouvidos no momento que querem.
Todas as crianças em algum momento da infância farão birras, sejam elas, emocionais ou intencionais.
Você já deve ter feito a famosa pergunta: “o que pode causar a birra do meu filho?”
Nesse artigo, você vai entender melhor o porquê seu filho faz birra, e como contornar essa situação sem prejudicar a criança.
É importante saber que a birra faz parte do mundo das crianças e de seu desenvolvimento. A neurociência nos explica que o comportamento choroso e raivoso, faz parte do desenvolvimento do cérebro das crianças.
Explicando de maneira técnica, é simples compreender. As crianças nascem com o neocórtex ainda em formação. O neocórtex é a área do cérebro responsável pela reflexão, pensamento e solução de problemas, e traz conflitos enquanto se desenvolve, ocasionando crises de choro e raiva ao lidar com algumas situações que são difíceis para os pequenos.
O neocórtex corresponde a 85% do cérebro, é a área que desenvolve as capacidades de reflexão, imaginação, pensamento analítico e como solucionar problemas, mas durante o desenvolvimento infantil, essa área não tem conexões suficientes entre os neurônios.
Mesmo entendendo todas as questões cerebrais e o desenvolvimento do neocórtex, precisamos saber que as birras são acionadas mediante a um sentimento que a criança está sentindo e não sabe lidar.
É comum que as birras das crianças cheguem durante um momento de estresse, como, por exemplo, divórcio, a chegada de um irmãozinho, mudança de casa, escola ou rotina.
É importante saber os fatores que levaram ao comportamento da criança. Pois, os sentimentos que ele tem em relação aos pais ou a uma situação específica, pode estar precisando de atenção e a maneira que ele vai encontrar de pedir essa atenção é através das birras.
O que está por trás das birras e como resolvê-las de forma sadia?
Eu não tenho bola de cristal, mas imagino que se você chegou até aqui é porque o comportamento do seu filho não deve estar te agradando e você não sabe mais o que fazer, não é?
Eu sei bem como é passar por isso, nos sentimos impotentes e até envergonhadas de nós mesmos por conta do mal comportamento de nossos filhos.
Eu gostaria de te convidar a acessar um artigo que eu preparei, no qual eu detalho o que está por trás das birras e como resolvê-las de forma sadia. No final das contas, buscamos mesmo é resgatar a admiração e a relação de amor com nossos filhos.
Dê uma olhada, vai te ajudar muito.
Como lidar com a birra do meu filho?
Já citamos aqui o que pode causar a birra do seu filho, e pode-se concluir que a birra nada mais é que uma explosão de sentimentos na qual a criança não consegue lidar e ainda não tem capacidade sozinha de agir racionalmente. Certo?
Como os pais podem ajudar o desenvolvimento cerebral de seus filhos nos momentos da birra?
Não é tão difícil quanto parece! Nos momentos de birra do seu filho, o adulto precisa agir com tranquilidade, para não reforçar este comportamento na criança, pois, a birra é também uma oportunidade de aprendizado para os filhos.
Para lidar com essas situações, os neuropediatras recomendam que o adulto coloque a racionalidade da criança para funcionar. Primeiramente, é preciso acalmar a criança, pois, no momento da birra a criança está totalmente envolvida com seus sentimentos e não vai conseguir agir racionalmente ou prestar atenção nos pais.
Após acalmar a criança, mostre o porquê daquilo que ativou o acesso de birra. Por exemplo, se a criança ficou agressiva ao ser informada que era hora de ir tomar banho, é preciso explicar por que ela precisa ir e despertar o interesse dela pela experiência do banho. A linguagem com as crianças precisa de palavras acessíveis para que ela se sinta compreendida e também compreenda o que você precisa ensinar.
Outro ponto importante é ensinar a criança a ser resiliente. Se decepcionar é algo que acontece com todos nós ao longo da vida, e sair mais forte das dificuldades é um comportamento muito útil e muito bom para ser aprendido logo na infância. O momento da birra sem dúvida, é uma boa oportunidade para esse aprendizado.
Explique para seu filho o que ela pode aprender com aquele momento difícil e frustrante, vai estimular que ela perceba o lado positivo das situações ruins.
As regras e os limites são importantes para educar as crianças, mas precisam ser claros e acessíveis. A criança precisa sentir que consegue alcançar as metas e cumprir com as regras impostas pelos pais. É importante que as regras e limites estejam de acordo com a idade da criança.
Mostre ao seu filho, que você se importa e com atos de carinho explique a importância de ela aprender a agir de outra forma.