Aprendendo a dizer não: o bebê de 1 ano e 9 meses.

O bebê de 1 ano e 9 meses

Enquanto você deve estar bem cansada, seu bebê está com a energia a todo vapor. Cada vez mais, controla os movimentos e os passos são mais firmes, mas os tombos vão acontecer, então prepare um kit com curativos.

Se antes ele ia para onde você quisesse, agora ele escolhe para onde quer ir. Ficar no colo é mais raro, talvez quando está com sono, ao se machucar ou com medo, aliás os medos são bem comuns.

Você vai ter que aperfeiçoar a forma de dizer o “não’, porque nem sempre ele vai funcionar como se espera. Provavelmente, seu bebê irá confrontar das mais diversas maneiras. Mantenha a calma.

Ainda que pareça precoce, alguns bebês querem escolher o que vestir e fazer isso sozinho. Deixar que ele faça isso ajuda no desenvolvimento, é gratificante para ele se ver mais independente. Converse sobre as escolhas feitas e como ele se sente sobre isso.

Para mais sugestões sobre atividades com o seu bebê de 1 ano e 9 meses, ou 21 meses, continue lendo.

 

Estímulos e brincadeiras

Seu bebê observa e quer imitar tudo o que os adultos fazem. Por isso, brinquedos que simulem cozinhar, cuidar ou consertar são bem atrativos para ele. Como exemplo, ferramentas, mini cozinhas, bonecas, celulares de brinquedo, até mesmo vassouras de brinquedo viram diversão.

Dê importância ao que ele faz. Interaja com a brincadeira. Prove a comida, martele uns pregos de plástico, ajude a trocar a fralda ou a roupa da boneca. Seu bebê se sente importante e vocês cultivam bons momentos.

A contação de histórias também pode ter um upgrade. Use os próprios brinquedos dele para inventar aventuras. Deixe que participe da encenação fazendo o barulho dos bichos ou das coisas. Se não tiver um teatrinho, improvise com lençóis.

Ele se interessa mais pelos livros. A leitura pode ficar melhor se você começar a pedir a ele que mostre onde estão determinadas figuras ou personagens. Livros de encontrar objetos são ótimos entretenimentos.

Mostre fotos da família e faça com que ele aprenda os nomes de cada um. Essa atividade estimula a fala dos mais tímidos e incentiva o aprendizado para os mais tagarelas. Os avós e tios vão ficar emocionados ao ouvir seu bebê falando.

O desfralde continua sendo um desafio para alguns. Se é para você, não desanime, tudo é um processo constante. Ele começa a ter controle do esfíncter e a entender quando acontece. Em certos momentos, deixe seu bebê sem fralda. Mas, respeite o ritmo dele e não se estresse.

Alimentação

Continue sendo criativa na hora de comer. Se o seu bebê não come couve, por exemplo, porque não acrescentar no suco ou fazer uma brincadeira dizendo que é macarrão verde?

No começo, ele pode apresentar resistência em experimentar coisas novas, mas se for divertido, talvez ele tente com mais facilidade Um arroz simples se transforma em algo mais alegre com cenoura e beterraba, por exemplo.

O tomate em rodelas vira a orelha do elefante. A vagem, a tromba. O chuchu fica ótimo na torta. O brócolis é a árvore e ele vira um castor. A ordem de não brincar com a comida fica adiada, por enquanto.

Como ele gosta de fazer tudo sozinho, comer não foge à regra. Comece a colocar a comida no prato, assim como você faz, e dê os talheres na mão dele. A maioria das vezes, as suas ações ensinam mais do que somente mandar fazer.

 

Sono

Seu bebê acordar algumas vezes durante o sono é completamente normal. A diferença está em como ele reage a isso. Ele sabe voltar a dormir ou precisa da sua ajuda sempre que acontece?

Bebês maiores de 1 ano tendem a ter o sono um pouco mais agitado, o que condiz com o dia deles. Eles vão sonhar com o que passaram e, em certos casos, um pesadelo pode acontecer e eles acabam acordando chorando.

Se for esse o caso, o carinho para ele se acalmar costuma ter um efeito positivo. Para outros casos, é preciso entender a causa e como solucionar. A rotina do sono auxilia, e muito, nessa manutenção do sono.

De preferência, ela deve ser iniciada logo nos primeiros dias do bebê, porém mesmo depois de 1 ano, o bebê consegue aprender. Quer saber como? Então conheça o método Bebê Dorminhoco e tenha a orientação de uma especialista no sono do bebê.

 

Formas diferentes de dizer não

Muitas vezes, apenas usar o “não” tem um resultado diferente do esperado. Seu bebê quer desafiar as possibilidades e essa pequena palavra significa alguém tentando impedir isso.

Que tal mudar o simples “não” para um “que tal a gente fazer de outro jeito”, ou “se você subir aí, pode se machucar”, ou “vamos comer esse macarrão gostoso”. Procure falar de modo firme, sem gritar e passando a impressão de que a troca é mais interessante.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário