O bebê de 1 ano e 6 meses

O bebê de 1 ano e 6 meses

Você deve estar impressionada e amando tudo o que seu bebê aprendeu e faz nesses 18 meses de vida. É incrível ver como aquele pequeno todo molinho no começo da jornada já consegue se virar sozinho para algumas coisas e tenta fazer outras.

Ele entende muito bem o que você fala e quer falar também. A percepção, atenção e memória estão bem mais desenvolvidas. Ele lembra de lugares por onde passou, palavras que ouviu e onde estão certos objetos.

A curiosidade é o principal nesse momento. Ele vai querer abrir portas e gavetas, mexer em caixas, jogar roupas no chão, empurrar, puxar, empilhar, apertar botões, tudo para saber como funciona.

Conhece partes do corpo e sabe que está se vendo no espelho, pois se reconhece como um indivíduo separado dos pais. Por mais que seja dependente de você para muitas coisas, não quer ficar no colo, prefere descobrir o que suas pernas podem fazer.

Para os que andaram a pouco tempo, essa experiência é ainda mais interessante, porque percebem que podem chegar aos lugares com mais facilidade. Outros, já ensaiam correr. Separe um sapato confortável para acompanhar isso.

 

Estímulos e Brincadeiras

Como seu bebê está na fase de descobertas, crie atividades seguras que estimulem isso. Brincadeiras sensoriais são bem interessantes. Se você já fez isso, é hora de reformular o baú de tesouros com novos brinquedos e objetos.

Algumas sugestões de brincadeiras são mexer com areia, bolas de algodão, brincadeiras na água. Em dias mais quentes, deixar o bebê se divertir na banheira por mais tempo é muito bom, talvez fazer espuma.

Uma brincadeira muito legal é fazer estátua. Peça para o bebê correr ou dançar e diga “estátua”. Claro que não vai ser perfeito e nem sempre ele vai querer parar, mas procure fazer para ele observar e imitar. Faça caretas enquanto está parado.

Se você quer entreter o seu bebê por mais tempo desenhando, arranje uma caixa grande de papelão, coloque-o lá dentro e entregue um giz de cera. Ele vai passar bons momentos rabiscando.

Brincadeiras musicais sempre são divertidas e surtem um bom efeito. Dance com seu bebê. Cante e faça o gesto das músicas. Ele vai tentar imitar todos eles e também cantar. Isso auxilia na coordenação motora, na fala e, claro, na interação entre vocês. Se possível, envolva mais pessoas da família.

 

Sono

A rotina do sono deve ser mantida por um bom tempo. Além de auxiliar o bebê a entender que é a hora de dormir, representa para ele um momento importante do dia, quando vocês passam juntos, ainda mais se você trabalha fora, por exemplo.

Crie um ambiente favorável na casa, dê um banho nele, converse, mostre as partes do corpo dele, faça uma massagem, cante, conte histórias. São todas atividades que propiciam uma noite de sono mais tranquila.

O método Bebê Dorminhoco foi criado para ajudar mamães a entender e reconhecer o sono do bebê. Através da orientação de uma especialista, você irá aprender a criar esse ambiente e a rotina ideal para todos na casa dormirem bem. Entre em contato.

 

Como começar o desfralde

A fase que ele começa a andar pode ser bem favorável para iniciar o desfralde. Claro que isso é um processo que pode levar mais tempo ou durar menos do que se imagina.

Para dar início, é importante que seu bebê perceba quando faz cocô ou xixi. Para isso, sempre converse com ele na hora de trocar as fraldas. Mostre o penico e fale para que serve.

Provavelmente, ele irá observar quando você vai ao banheiro, aproveite para conversar sobre o assunto, por mais chato que possa parecer. Como a tendência dele é imitar o que você faz, talvez ele se sente no penico ao seu lado.

Lembre-se que cada bebê é único e o progresso nas fases é diferente. Não force seu bebê além do ritmo dele. Procure incentivar o que ele faz e criar momentos divertidos para estimular.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário