O bebê de 1 ano e 4 meses

O bebê de 1 ano e 4 meses

Seu bebê já se reconhece como indivíduo e percebe que o corpo pode realizar novas atividades, o que faz com que se torne mais teimoso e decidido ao que quer, mesmo que seja errado.

Muitas mães comentam sobre a terrível fase dos 16 meses, ou do bebê de 1 ano e 4 meses que pensa que já pode desafiar as possibilidades. Essa falta de noção do perigo faz com que ele queira subir em lugares e os tombos acontecem.

Ele também descobre e decide que as paredes e os móveis precisam de um colorido diferente e sua casa ganha uma nova decoração feita de lápis de cor ou giz de cera, algumas vezes de guache.

Nesse meio de descobertas é preciso estipular limites. Seu bebê sabe reconhecer o seu “não”, porém nem sempre vai aceitá-lo e as birras tendem a começar. Mais uma vez sua paciência será testada. Respire fundo e mantenha a calma.

Outra atenção é com a segurança do seu bebê. Tenha cuidado com coisas e lugares que apresentem risco, como produtos de limpeza, remédios e objetos cortantes. Se mora em apartamento, telas de proteção nas janelas são imprescindíveis. Portas e escadas devem ter o acesso restrito.

Estímulos e Brincadeiras

Agora que o seu bebê está mais ágil para se movimentar, alguns que deram os primeiros passos mais cedo devem andar mais depressa, duas brincadeiras bem divertidas são de pegar e de esconder.

Vocês terão bons momentos enquanto você fala a conhecida frase “vou pegar o bebê” e ele usa toda a presteza que tem para fugir e adora fazer isso. O que antes era apenas o esconder o rosto atrás de um pano, passa a ser mais desafiador para ele, que tentará se esconder, criando cenas bem engraçadas.

Com a coordenação motora fina se desenvolvendo, ele deve conseguir virar as folhas do livro de histórias. A hora da leitura fica ainda mais interessante para ele, que irá voltar muitas vezes para a mesma página e apontar o personagem preferido ou imitar o som que você fez ao contar.

Empilhar objetos continua sendo uma ótima atividade. Deixe a brincadeira mais desafiadora para ele mostrando que os objetos podem ter uma ordem. Se estiver usando blocos de montar, observe se existem números, formas, cores ou desenhos e incentive o aprendizado.

Os passeios ao ar livre igualmente são perfeitos para o desenvolvimento. Mostre coisas, diga nomes, aponte lugares. Ele treina atenção, fala, coordenação, memória, entre outros. Além, claro, de vocês passaram um momento maravilhoso.

Sono

Se você iniciou a rotina do sono do bebê desde os primeiros meses, é bem provável que ele tenha se acostumado com o passo a passo durante à noite. No entanto, com tantas novidades ele resiste mais ao sono, especialmente às sonecas diurnas.

Isso não é uma regra. Alguns bebês passam todo o ano sem qualquer alteração no padrão de sono. Para os que sofrem com essa mudança ou que ainda não aprenderam a ter uma rotina, é importante adaptar as atividades à essa transição e continuar ensinando o bebê.

Para ter uma ajuda profissional com o sono do seu bebê, clique aqui para saber mais sobre o método Bebê Dorminhoco. Acesse as outras abas do site e conheça também os Métodos de rotina de amamentação, de birra e neurociência e de bebê bom de garfo.

Ensinando a cuidar dos dentes

Alguns bebês têm os primeiros dentes aos 5 meses, outros começam a apontar a partir de 1 ano. Seja qual for a idade com que o sorriso do seu bebê passou a ser mais do que gengiva, é importante manter hábitos de higiene.

Como ele muito pequeno e pode engolir pasta, o que é prejudicial, converse com o pediatra sobre qual pasta de dente é a mais recomendada. Geralmente, aquela que não contém flúor é a mais certa.

A tendência a ser independente é bem forte nessa fase e ele vai querer pegar a escova e fazer tudo sozinho. Incentive-o a fazer isso, mesmo que não escove direito. É uma boa forma de desenvolver coordenação. É interessante escovar os seus dentes junto com ele, assim a ação fica muito mais divertida.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário