Devo dar atenção a birra do meu filho?

Head And Shoulders Shot Of Upset Girl At Home

É bem comum ouvir dos mais velhos que não se deve dar atenção as birras da criança, que ao ignorar ele vai parar de gritar ou espernear.

É importante saber distinguir qual tipo de birra seu filho está fazendo no momento.

Sim! Isso mesmo! Existem dois tipos de birra, a birra intencional e a birra emocional.

Cada uma delas precisa de uma atitude diferente dos pais para ensinar e acalmar a criança.

A birra emocional é a birra que a criança faz quando quer a atenção, quando quer sentir parte de uma conversa, um ambiente, ou quando não sabe lidar com suas frustrações ao receber um “não” e acaba tendo atitudes inadequadas para lidar com os sentimentos.

Já a birra intencional é quando a criança faz propositalmente para ganhar algo; um brinquedo, assistir um programa de televisão ou ir para algum lugar.

O QUE FAZER NO MOMENTO DA BIRRA EMOCIONAL?

A birra emocional precisa de uma postura mais doce dos pais. É preciso se conectar com o emocional da criança, tentar acalmá-la antes de ensinar e explicar que a atitude dela está sendo inadequada.

A birra emocional faz parte do desenvolvimento da criança, como o cérebro ainda está em desenvolvimento é natural que a criança não saiba lidar com alguns sentimentos de frustração e queira chamar a atenção de alguma forma.

Esse tipo de birra exige paciência e compaixão dos pais para com as crianças. É preciso ter empatia e respeitar os sentimentos da criança, compreender o porque ele está agindo inadequadamente, e após acalmá-lo, é preciso explicar que aquela atitude está inadequada e dar exemplo de como a criança deveria agir.

O QUE FAZER NO MOMENTO DA BIRRA INTENCIONAL?

No caso da birra intencional, os pais devem permanecer firmes na decisão e explicar para a criança que ele não vai ganhar o brinquedo, ou assistir aquele programa de televisão naquele momento. Explique ao seu filho com amor e firmeza que o comportamento dele é inadequado e que ele pode agir de outra forma.

Quando você diz “não” para seus filhos, e mantém sua postura com amor e firmeza na decisão, você está ajudando o desenvolvimento positivo dos seus filhos e trazendo mais segurança.

A birra na maioria das vezes é um pedido por limites. A criança precisa aprender que em alguns momentos vão ganhar o que deseja e também vai ter momentos em que não ganhará o que quer. A criança precisa aprender a esperar. Essa disciplina de ensinar seu filho a esperar o momento certo é algo valioso para o resto da vida, principalmente para a vida adulta.

No momento da birra é importante também manter a calma e não demonstrar o quanto você está afetado pelo mau comportamento do seu filho, respire fundo! Mantenha-se firme no que acredita ser o melhor para a criança naquele momento.

Em ambas as situações, é preciso dar atenção para as birras de seu filho, seja ela intencional ou emocional.

Esse momento de comportamentos inadequados, é a oportunidade de ensinar para as crianças, como ter comportamentos mais adequados e honestos.

Share

Avatar
Karla Mendonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *