Quais brincadeiras são adequadas para o bebê de 4 a 6 meses?

Brincadeiras para bebê de 4 a 6 meses

A partir dos 4 meses, a fase de cólicas já deve ter passado (se não passou, converse com o pediatra) e provavelmente vocês já conseguiram entrar em uma rotina de sono e as noites mal dormidas são passado.

Ele começa a interagir mais com o mundo ao redor e as brincadeiras passam a ter mais movimento e som, podendo surgir aquelas gargalhadas gostosas que todo bebê tem. Ele imita gestos, pronuncia alguns sons e se interessa por objetos em particular, muitas vezes estica as mãos para alcança-los.

A atenção agora precisa ser redobrada. Evite deixar o bebê sozinho em lugares altos, como o sofá, por exemplo, porque ele já começa a rolar. O chão é o melhor lugar e sempre sob a supervisão de um adulto. Se precisar deixar o bebê sozinho por alguns instantes, se certifique de que ele está seguro.

Mais do que antes, essa fase é a hora de proteger a casa contra acidentes. Coloque objetos pesados e pontiagudos fora do alcance dele, incluindo fios. Use protetores para tomadas. Tenha cuidado com peças pequenas de brinquedos.

Aos fazer determinadas atividades com o seu bebê, tenha em mente que cada bebê é único e possui um ritmo de desenvolvimento, que deve ser respeitado e observado. Se você achar que há algum atraso ao que se espera da idade, fale com o pediatra.

Então, vamos para sugestões de algumas atividades para você e seu bebê terem momentos divertidos juntos e ainda incentivar certas ações. Sempre procurando não exceder nos estímulos.

 

Estimulando a atenção

Muitos mais que estimular os sentidos, a partir dos 4 meses, o bebê tende a prestar atenção a sons e movimentos. Cantar, colocar uma música, conversar e ler histórias para o seu bebê são atividades que estimulam o bebê em todas as fases da vida, até mesmo depois que ele não for mais um bebezinho.

 

– Escolha uma música alegre e faça gestos

Músicas para crianças existem muito antes dos seus bisavós. Com o passar do tempo, elas foram ganhando novas adaptações, ilustrações e vídeos na internet.

Mesmo que seja tentador, e prático, colocar esses vídeos para o seu bebê assistir, procure criar momentos para você cantar para ele, com gestos e expressões únicas. Faça movimentos para a aranha que sobe na parede ou mostre a língua para a lagartixa, seu bebê vai adorar. 

 

– Cadê o bebê? Achou!

Essa brincadeira vai evoluindo junto com o bebê, que agora fica apreensivo e olha com mais atenção de onde vem a sua voz. Segure um lenço ou um paninho na sua frente e fale “Cadê o bebê”. Após alguns segundos, mostre o rosto, aparecendo em qualquer um dos lados e diga, “Achou”.

 

– Repita sons

Chame-o pelo nome com voz alegre e repita os sons que ele faz. Ele irá movimentar a cabeça para descobrir de onde vem o som, além de estimular a fazer sons.

– Mover objetos

O movimentos dos olhos acompanha o movimento da cabeça. Mova objetos coloridos e até sonoros de um lado para o outro. O chocalho é uma boa opção.

Estimulando o movimento

– Deitar o bebê de bruços

Uma sugestão para essa brincadeira nessa fase é colocar brinquedos, ou objetos que o bebê possa levar à boca, próximos a ele e deixar que ele escolha um. Ele irá tentar esticar as mãos e o corpo para pegar e, quase certo, levar até a boca.

Uma outra variação dessa brincadeira é você também deitar de bruços e olhar para o seu bebê. Ele vai adorar. Uma dica é colocar o bebê sobre uma almofada específica ou enrolar uma toalha e colocar na altura do peito, para a brincadeira ficar mais confortável.

– Hora de rolar

Movimente o bebê de um lado pro outro bem devagar, como se ele fosse rolar.

– Bambalalão

Uma brincadeira antiga, que sua avó devia fazer com você. Com cuidado e devagar, coloque o bebê no seu colo e o movimente para frente e para trás. Se você se lembrar da cantiga, fica ainda melhor. 

 

Estimulando os sentidos

Os sentidos do bebê são estimulados a todo tempo, seja cantando, conversando, durante um passeio, em um abraço, durante o banho, em uma massagem. Essas atividades servem para aguçar a curiosidade e se desenvolver mais.

– Jogo das texturas

Dê ao bebê livros sensoriais, de plástico, de tecido, com cores e texturas diferentes. Segure as mãos dele e o estimule a sentir cada uma delas. Aponte para as cores e fale o nome delas. Ele vai desenvolvendo visão, audição e tato.

– Tapete sensorial

Coloque o bebê de bruços sobre um tapete sensorial. Existem alguns em lojas especializadas ou você pode criar um, com materiais seguros. Estimule-o a explorar as texturas, sons e barulhos.

– Meus dedinhos

Essa brincadeira estimula o tato e aumenta o vínculo entre vocês, enquanto você brinca com os dedos do bebê. Com os dedos dos pés é ainda mais divertido. Pesquise e aprenda músicas infantis ou invente uma só de vocês. É incrível conseguir aquele sorrisão banguela. 

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário