Bebê pode dormir tarde?

Mother looking after a sleeping baby

É natural que algumas mães possam questionar se seus bebês estão dormindo muito ou pouco. No início da maternidade, para as mães de primeira viagem, os bebês parecem dormir pouco a noite e muito durante o dia, e muitas se perguntam: quantas horas, meu bebê tem que dormir a noite, posso colocar meu bebê para dormir tarde? Posso deixar o bebê cansado para dormir a noite toda?

O que você precisa saber, é que o número de horas que o bebê precisa dormir varia de acordo com a sua idade e o seu crescimento, sendo que quando é recém-nascido, ele, geralmente, dorme 16 a 20 horas por dia, e com 1 ano de idade, já dorme cerca de 10 horas por noite e durante o dia, pode dormir mais 2 a 3 horas.

Apesar de os bebês, dormirem a maior parte do tempo, não é comum que esse sono seja direto, eles dormem várias horas em momentos diferentes do dia e da noite.

Porém, após o 6º mês, alguns bebês já conseguem dormir uma parte maior da noite.

Dormir tarde não é um problema, desde que o bebê esteja dormindo as horas suficientes recomendadas pela sociedade brasileira de pediatria.

Quantas horas meu bebê tem que dormir de acordo com cada idade?

Vamos entender melhor o número de horas de sono que os bebês necessitam de acordo com sua idade. Essas informações foram divulgadas em uma tabela pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

  • Recém-nascido: os bebês recém-nascidos precisam de 16 a 20 horas de sono, e costumam acordar muitas vezes durante a noite e no dia para mamar.
  • 1 mês: com 1 mês, os bebês diminuem cerca de 2 horas a menos de necessidade de sono, porém, ainda acordam bastante durante a noite para mamar.
  • 2 meses: com 2 meses, os bebês passam a dormir cerca de 15 a 16 horas de sono por dia, porém, ainda acordam bastante durante a noite para mamar.
  • 4 meses: com 4 meses já podemos perceber mudanças no padrão de sono do bebê, ele passa a dormir 09 a 12 horas por noite e 4 a 5 horas durante o dia.
  • 6 meses: com 6 meses o bebê já passa a dormir 11 horas por noite e durante o dia, pequenos cochilos de 3 a 4 horas.
  • 9 meses: com 9 meses o bebê dorme 11 horas por noite, e começa a diminuir as horas de cochilo durante o dia.
  • 1 ano: nessa idade o bebê já está mais maduro e passa a dormir 10 a 11 horas durante a noite sem acordar, e continua com cochilos de 2 a 3 horas durante o dia. 

Cada bebê reage de uma forma com referência ao sono, muitas situações podem influenciar a rotina, como, por exemplo, a tranquilidade dos pais. E também podemos citar que alguns bebês podem variar um pouco diferente da tabela.

É importante criar uma rotina de sono para o bebê, respeitando seu desenvolvimento.

Baseado na tabela acima é natural que os bebês precisam dormir mais cedo que os pais, até mesmo para terem uma rotina de sono adequada e dormirem o número de horas necessárias no sono da noite.

Criando a Rotina de Sono para o bebê dormir a noite

Bebês gostam de rotina, se sentem mais seguros. Por isso, é muito importante criar uma rotina desde o nascimento.

Mesmo para bebês que mamam em livre demanda e intercalam mamar e dormir quase que constante nos primeiros meses, é possível criar uma rotina. 

Atividades para estimular o desenvolvimento podem ser encaixadas.

Estipule uma hora para o sono noturno que não seja muito tarde. Crie uma espécie de ritual do sono, com um banho relaxante, massagem, roupas mais confortáveis, canção de ninar ou ruído branco, luzes apagadas ou reduzidas ao máximo.

Lembre-se que o bebê está aprendendo como dormir sozinho e se acostumando com o horário de ir dormir, por isso, tenha paciência e mantenha a rotina todas as noites. Os resultados vão aparecer em poucos meses.

 

Share

Avatar
Karla Mendonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *