Bebê pode dormir no ar condicionado
Em algumas regiões do Brasil, ter um ar condicionado em casa deixa de ser luxo, para se tornar uma necessidade. Muitas vezes, o calor é tanto, que fica difícil dormir sem a ajuda desse eletrodoméstico para refrescar o ambiente.
Quando se tem um bebê em casa será que é seguro e saudável para ele estar no mesmo cômodo com o aparelho? Ao mesmo tempo, o calor pode deixa-lo irritado, com brotoejas e tornar a noite de sono dele igualmente complicada.
Agora, o que fazer nessa hora? Desligar o ar condicionado no quarto do bebê e não conseguir dormir bem? Deixar ligado e colocar muitas roupas para evitar que ele pegue um resfriado por conta do ar? Qual o mais correto a se fazer?
A verdade é que pediatras e especialistas aprovam o uso do ar condicionado em dias quentes, até mais do que o ventilador, que pode circular a poeira, porém existem algumas regras bem simples a serem seguidas para que o aparelho não faça mal para o seu bebê
Regras para o uso do ar condicionado
– Pergunte ao pediatra
Antes de comprar o ar condicionado, a primeira medida é perguntar ao pediatra se há alguma restrição sobre o uso do aparelho no quarto do bebê. Alguns bebês são mais sensíveis que outros, especialmente quando são recém-nascidos, por isso é importante ter o aval do médico.
– Aparelho ideal para bebês
Pesquise sobre equipamentos e filtros especiais para bebês. Alguns ajudam a combater bactérias e eliminar até 99% das impurezas do ar, têm um nível de ruído baixo, sendo alguns deles usados como ruído branco, removem odores, entre outras funções.
– Instalar em lugar adequado
O ideal é que a instalação seja feita na parede contrária ao berço, longe da cabeça do bebê, evitando que ele seja exposto diretamente à saída de ar. Da mesma forma, veja se o ar não bate diretamente no berço.
O contato direto do ar com o bebê pode ocasionar maior queda de temperatura do corpo e resultar em resfriados, gripes e problemas respiratórios mais graves.
– Fazer a manutenção periódica do aparelho
Como os filtros de ar funcionam eliminando as impurezas do ar, ao longo do tempo, esse acúmulo pode fazer o efeito contrário, causando alergias. Para evitar isso, é importante fazer a limpeza e manutenção preventiva do ar com uma periodicidade de seis meses.
Se o quarto do bebê já possui ar condicionado, lembre-se de verificar se os filtros estão limpos e se tudo está funcionando bem antes de colocar o bebê no berço.
– Deixar sempre na temperatura correta
Mesmo estando muito calor, o metabolismo dos bebês é diferente dos adultos, e não conseguem manter a estabilidade da temperatura do corpo, por isso, a temperatura recomendada para o quarto dele fica entre 24°C e 25°C.
– Cuidado com as mudanças bruscas de temperatura
Mudanças repentinas de temperatura podem causar um choque térmico ou fazer com que o bebê fique doente. Nunca o leve de um ambiente muito quente para um bem frio. O melhor é desligar o ar e esperar a temperatura interna do quarto ficar próxima à externa.
O mesmo vale para depois do banho. Desligue o ar e somente ligue depois que o bebê estiver com o cabelo mais seco e com alguma roupa, que podem ser leves, mas devem proteger.
– Usar roupas que protejam
Para reforçar, quando o bebê estiver no quarto com o ar ligado, é bom usar roupas mais fechadas, como bodies de manga longa e calças mais finas.
Cuidado com a umidificação do ar
Ar condicionados tendem a causar um certo ressecamento no ar e consequentemente das vias áreas. Por essa razão, procure deixar uma toalha molhada ou uma bacia com água no quarto para manter a umidade.
O uso de um umidificador também é indicado, porém é preciso ter cautela, pois se usado excessivamente pode trazer problemas respiratórios. O bom é ter um equilíbrio na quantidade de umidade.
– Não deixe ligado a noite toda
Resfrie o ambiente antes de colocar o bebê no berço para que ele durma mais tranquilo, depois o melhor é desligar.
– Desligue durante o dia
Até mesmo por economia, durante o dia abra as janelas por um tempo. Mesmo que esteja muito calor lá fora, é importante que o quarto do bebê receba o calor do sol e ar fresco, renovando o ar.
Seu bebê pode dormir bem
Seguindo essas regras e as recomendações do pediatra, seu bebê pode tranquilamente dormir em um quarto com ar condicionado e ficar mais confortável durante os dias mais quentes.
E se precisar de ajuda para fazê-lo dormir melhor, durante a noite toda, por até 12 horas seguidas, conheça mais sobre o método Bebê Dorminhoco. Através dele, muitas mamães ficaram mais felizes por verem seus bebês dormindo muito bem. Acesse o site, entre em contato e saiba mais.
Como resgatar o sono natural, profundo e relaxante do seu bebê?
Se você chegou até aqui, imagino que a situação aí esteja difícil, não é? Eu sei como é esse desespero para buscar informações que nos tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e podermos, finalmente, curtir a maternidade.
Pois bem, pensando nisso eu criei um artigo completo contando a minha história, os erros que cometi e, o melhor, como eu saí ‘dessa’.
Para acessar agora, aperte o dedo no link abaixo e depois me conta o que achou, tá?