Bebê pode dormir enrolado no cobertor?

Cute Baby Girl sleeping in the Crib. At home

A chegada de um bebê é muito emocionante para muitas famílias. Com essa chegada também surgem muitas dúvidas, medos e preocupações em como cuidar do bebê.

É comum que os pais tenham dúvida na hora de colocar o bebê para dormir. A preocupação se a criança está sentindo frio ou não e se é seguro o uso de capuz, touca, luvas e cobertores na hora do bebê dormir. É uma preocupação válida.

Sabemos que é preciso manter o bebê quentinho, mas é preciso tomar os devidos cuidados para que no berço estejam apenas acessórios seguros, para que o bebê não sufoque. Isso inclui roupas confortáveis e cobertores seguros.

A forma de usar os cobertores também precisa ser adequada. Estudos recentes apontam que enrolar os bebês no cobertor (conhecido como charutinho) é recomendado dos 0 aos 3 meses de vida. 

Além do risco para a síndrome da morte súbita, também tem o risco da criança rolar e com o cobertor, haveria dificuldades para o bebê. E mesmo que a criança ainda não role, é necessária atenção após os 5 ou 6 meses, nessa idade os pequenos possuem mais movimentos. Outro perigo de enrolar o bebê no cobertor, famosa técnica do charutinho, é que sem uma ventilação adequada, ele favorece a hipertermia e infecção respiratória nos bebês.

Se o bebê estiver com frio, pode usar o cobertor charutinho, como citamos acima, do 0 aos 3 meses de vida, após os 3 meses é indicado agasalhar o bebe para que ele se mantenha quentinho e não usar cobertores até o primeiro ano de vida. 

 

Cuidados para o bebê dormir com cobertor

Use o acessório certo: procure escolher cobertores com tecido antialérgico e também leves. Lembrando que o uso de cobertores é recomendado após 1 ano de idade e antes disso, é recomendado agasalhar o bebê com roupas confortáveis protegendo do frio..

Não usar em excesso: apesar dos bebês sentirem frio e serem mais sensíveis com a temperatura, também é importante que os pais não agasalhem os bebês em excesso, para que eles não fiquem irritados, suado e tenha até alergias.

 

Seu bebê pode dormir bem enrolado no cobertor?

Como citamos acima, o uso de cobertores não é indicado antes do primeiro ano de vida, e após essa idade é preciso usar da maneira certa e segura.

 

Share

Avatar
Karla Mendonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *