Bebê pode dormir com a TV ligada

watching tv and favorite cartoon MD8K2H8 scaled

É tantas duvidas que surgem quando nos transformamos em mãe, pais, tios, avós…

É perfeitamente normal ter duvidas de como deve ser cuidado seu bebê e buscar orientação do que pode ou não na hora do bebê dormir.

Como sabemos, os bebês e crianças precisam ter sono de qualidade para um ótimo desenvolvimento, físico e emocional.

O que devemos fazer nesse momento?  Deixar uma luz baixa acesa, a tv ligada? O quarto escuro, silêncio total ou pouco barulho?

A verdade é que o bebê, desde o momento em que nasce pode se acostumar com tudo o que os pais ensinam. Sendo assim, ele se habituará a TV antes dormir, ou ter luzes acesa no quarto. Porém, não é o ideal e principalmente o uso de telas, seja TV, celular ou tablets não é recomendado antes dos bebês dormirem.

Antes de falar sobre a noite de sono do bebê, vamos entender a recomendação de especialistas sobre o uso da Tv para bebês.

Muitos especialistas alertam que crianças e bebês devem ter o tempo de tela limitado. A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda um máximo de uma hora de tela por dia para crianças de 2 a 5 anos de idade. Bebês com menos de 18 meses devem evitá-lo completamente. 

Sabendo dessa recomendação, sugerimos o não uso de telas para os bebês e muito menos antes de dormir.

Os bebês devem dormir à noite num ambiente escuro, sem nada de luz, desde o início. Os estímulos da televisão não fazem bem ao desenvolvimento dos bebes e não ajuda na qualidade de sono das crianças.

 

Pontos negativos de deixar o bebê dormir com a TV ligada.

A maioria dos programas de TV são violentos e podem criar temores e pesadelos nas crianças.

As crianças com acesso privado a um televisor pode assistir programas impróprios sem o seu conhecimento.

Uma criança pode desenvolver o hábito de assistir à TV na cama e ter muita dificuldade para dormir sem isso.

Uma criança que assiste à TV antes de dormir pode ficar acordada até muito tempo depois de um horário saudável para dormir.

Ter um televisor no quarto aumenta o sedentarismo, o que pode levar à obesidade, ansiedade e depressão.

Assistir à TV na cama substitui uma atividade muito importante antes de dormir: a leitura que é muito saudável para os bebes e as crianças, estimulando a imaginação saudável.

     

Ensine seu bebê a dormir no escuro e sem a TV ligada.

Muitos bebês acordam no meio da noite para mamar, caso isso aconteça, o melhor é que não acenda as luzes. Os pais podem, para se orientar, acender uma lâmpada que esteja perto, mas não no quarto do bebê, nem sequer uma pequena lâmpada. É orientado manter o quarto escuro e tranquilo. 

O bebê deve ser alimentado o mais breve e discretamente possível, sem entretê-lo. Assim que o bebê termina de mamar e já tenha arrotado e se acalmado, basta colocá-lo em sua cama e seguir com a rotina. 

O bebê vai se acostumar com o quartinho escuro e isso fará parte da sua rotina noturna para dormir e logo ele aprenderá a dormir por sua própria conta sem precisar dos estímulos da televisão e luz acesa. 

 

Seu bebê pode dormir bem no escuro?

Como citamos acima, deixar o bebê dormir no escuro faz bem para a saúde e desenvolvimento do bebê, pois assim terá um sono de qualidade.

Seu bebê pode tranquilamente dormir em um quarto com a luz apagada e ficar mais confortável durante a noite, basta ser ensinado assim e que os pais tenham paciência no processo em que o bebe se acostume sem a luz. Além disso , deixar o seu filho sem o uso de telas, principalmente para dormir é saudável e preventivo, pois o uso de telas antes da hora prejudica o desenvolvimento e a saúde emocional dos pequenos.

 

Como resgatar o sono natural, profundo e relaxante do seu bebê?

Se você chegou até aqui, imagino que a situação aí esteja difícil, não é? Eu sei como é esse desespero para buscar informações que nos tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e podermos, finalmente, curtir a maternidade.
Pois bem, pensando nisso eu criei um artigo completo contando a minha história, os erros que cometi e, o melhor, como eu saí ‘dessa’.
Para acessar agora, aperte o dedo no link abaixo e depois me conta o que achou, tá?

Share

sonodobebe