Bebê pode dormir após vacina

Doctor in rubber gloves wiping injection site on arm of little girl before vaccinate her for coronavirus

A chegada de um bebê é muito emocionante para muitas famílias. Com essa chegada também surgem muitas dúvidas, medos e preocupações em como cuidar do bebê.

É comum que os pais tenham dúvida na hora de como cuidar do bebê após aplicar as vacinas.

As vacinas são um período doloroso, não só para os bebês como também para os pais, que muitas vezes sofrem com a dor dos pequenos e as noites mal dormidas com febres e reações.

O que fazer quando o Bebê quer dormir após a vacina

As vacinas costumam trazer alguns sintomas após a aplicação. As mais comuns são febre, dores no local da aplicação e também a sonolência. 

Não existe nenhuma contra indicação em deixar ou não o bebê dormir após a aplicação das vacinas. Esses sintomas passam com o decorrer das horas após a aplicação.

Caso o bebê tenha febre e dores, é indicado pelo pediatra um antitérmico. É normal que alguns bebês também tenham diarreia e muito sono. 

Caso ocorra algum sintoma incomum dos citados acima, é indicado procurar ajuda médica. 

Alguns bebês sofrem mais que outros com os sintomas, se mesmo com muito sono e febre, ainda estiverem se alimentando, basta esperar que os sintomas diminuam.

 

Vamos descrever alguns cuidados com os bebês após a vacina.

Alimentação: Os bebês podem sim ficar enjoados e não querer mamar ou diminuir as mamadas, mas essa reação não dura muito tempo, mantenha o bebê com antitérmico no caso da febre e não obrigue a mamar, assim que os sintomas forem diminuindo eles voltam a ter o mesmo apetite. Porém, é bom ficar atento se o bebê ficar pálido e sem energia, essa situação apesar de raro após a vacina, é necessário levar ao pediatra.

Dores no local da aplicação da vacina: alguns bebês têm dores no local onde é aplicada a vacina. Neste caso, o pediatra aconselha colocar compressas no local ou usar um remédio para a dor. As dores no local da vacina são uma reação comum e melhoram em alguns bebês no mesmo dia e em outros, no mais tardar, no dia seguinte.

Mesmo com esses cuidados, os pediatras pedem que se houver sintomas diferentes dos citados acima, e se durarem mais do que indicado de cada vacina, é preciso levar o bebê para uma avaliação médica e ter certeza de que está tudo bem.

Seu bebê pode dormir bem depois de tomar vacina

Se os pais seguirem as orientações seguidas acima, o seu bebê pode dormir seguro após tomar vacina.

Lembrando que é necessário levar o bebê ao pediatra caso perceba algo diferente dos sintomas mais comuns da vacina. Alguns bebês podem ter reações mais severas que outros, por isso, não é indicado um bebê seja comparado a outro e também de uma vacina para outra – pois cada vacina tem suas reações que podem ser diferentes pela idade do bebê e também pela solução de cada uma.

 

Share

Avatar
Karla Mendonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *