Faz mal o bebê dormir no colo?
Quem não gosta de colo? Com bebês é a mesma coisa, até mais. A sensação de proteção e aconchego faz com que o bebê se sinta muito bem, e se for perto do peito da mãe, melhor ainda. Mas e fazer o bebê dormir no colo é recomendado ou faz mal?
Estudos comprovaram que dar o colo ao bebê, ao contrário do que muitos pensam, traz benefícios tanto afetivos, quanto cognitivos, atuando na saúde e no desenvolvimento e influenciando por toda a vida.
Foi observado, que bebês que receberam colo dos pais nos primeiros anos de vida, e depois, quando crianças, se tornaram adultos mais gentis, com mais empatia e mais saudáveis.
Pesquisadores também comprovaram que um colo de mãe ou de pai tranquiliza o bebê, reduz dores, como as cólicas, melhora a digestão, desenvolve os sentidos, previne doenças futuras e ajuda no desenvolvimento.
No entanto, há uma controvérsia a respeito de ficar com o bebê no colo para a hora de dormir, especialmente para o sono noturno. Como lidar com essa situação?
O colo pode fazer parte da rotina do sono
Já foi testado e confirmado por especialistas, e também por milhares de mães, que uma rotina do sono tem resultados positivos para condicionar bebês a dormirem por um período de até 12 horas.
A rotina envolve determinadas ações, que demonstram ao bebê que está chegando a hora de dormir e que ele tem capacidade de fazer isso sozinho no berço, no próprio quarto.
Entre algumas dessas ações são indicadas um banho morno e atividades que acalmem o bebê. Talvez, após a última mamada, não esqueça de pôr o bebê para arrotar, se ele ainda não estiver sonolento, você pode dar um pouco mais de colo, enquanto canta ou conta uma história.
É importante, que o bebê durma no berço, não no colo. Se, no meio da noite, ele acordar em um lugar diferente daquele onde dormiu, pode se assustar e ter dificuldade para voltar a dormir. Agora, se ele se vê em um local ao qual está familiarizado, a tendência que retome o sono por conta é bem maior.
E se o bebê acordar, posso dar colo?
Bebês gostam de repetição. A rotina do sono é algo que deve ser feita todas as noites, sem exceção, mesmo depois que o bebê acostumar e conseguir dormir sozinho. O importante é insistir e não desistir frente a percalços pelo caminho.
Como tudo é um processo de aprendizado, ele pode acordar chorando em determinado momento, mesmo que você tenha seguido a rotina à risca, colocando-o quase adormecido no berço.
No começo, quando isso acontecer, vá até o quarto, mas não o pegue imediatamente do berço. Tente acalentá-lo ficando próximo, conversando, cantando, fazendo carinho, se afaste aos poucos. Se mesmo assim, ele continuar chorando, verifique se a fralda não está cheia ou se há algo incomodando.
Motivos que fazem o bebê querer colo à noite
Existem momentos na vida do bebê, que vão fazê-lo acordar e chorar durante à noite e talvez seja importante pegá-lo no colo. Alguns desses são:
– cólicas
– refluxo
– assaduras
– dentes nascendo
– frio
– calor
– fralda cheia
– fome
– resfriados ou outra doença
– nariz entupido ou dificuldade para respirar
– Cansaço excessivo
Quando esses problemas surgem, realmente é bem difícil dormir e nada como um colinho de mamãe, e porque não do papai, servindo como um calmante natural. Certifique se não é algo que você possa resolver antes de pegar do berço, mas não deixe seu bebê chorando desconsolado.
Como resgatar o sono natural, profundo e relaxante do seu bebê?
Se você chegou até aqui, imagino que a situação aí esteja difícil, não é? Eu sei como é esse desespero para buscar informações que nos tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e podermos, finalmente, curtir a maternidade.
Pois bem, pensando nisso eu criei um artigo completo contando a minha história, os erros que cometi e, o melhor, como eu saí ‘dessa’.
Para acessar agora, aperte o dedo no link abaixo e depois me conta o que achou, tá?
O bebê pode dormir no colo na hora da soneca diurna?
A hora da soneca durante o dia pode ser difícil para alguns bebês, eles brigam com o sono e ficam irritados. Ter uma rotina para esse momento ajuda bastante, mas por ter um tempo menor e ser em condições diferentes do sono noturno, embalar o bebê ou deixar que ele adormeça no colo são passos que até contribuem.
Observe os sinais de sono que seu bebê demonstra e aproveite para iniciar a rotina diurna. O ideal é colocar o bebê para dormir quando ele estiver cansado, e de preferência deixe que ele pegue no sono sempre no mesmo lugar. Lembre-se que as sonecas são essenciais para o desenvolvimento e fazem com que o bebê durma melhor à noite.
Conte com a ajuda Bebê Dorminhoco
Se você estiver com dificuldade para que seu bebê durma sozinho no berço e só o faça no colo, ou o que fazer para ele dormir durante o dia, nós da Bebê Dorminhoco estamos a postos para auxiliar. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o método que já ajudou milhares de mães. Faça parte de nossas redes sociais e converse com nosso grupo de mães.