Bebê dormindo com a boca aberta

Bebê dormindo com a boca aberta

Um bebê dormindo tranquilo é uma das cenas mais lindas de se ver. Quem já não se encantou a ver aquele pequeno ser relaxado de boquinha aberta, dormindo como um anjo.

Agora, por mais fofo que pareça, se o bebê sempre dorme de boca aberta, é preciso verificar se ele está conseguindo respirar corretamente ou se existe algum problema que o está impedindo.

Veja se não há nada obstruindo a passagem do ar pelo nariz, ele pode estar resfriado ou apenas com o nariz sujo, o que é normal acontecer, principalmente porque as vias nasais do bebê ainda são muito pequenas.

Tome cuidado para não ficar paranoica e ficar mexendo no bebê a todo momento quando ele estiver dormindo. Isso pode ser estressante para você e também para ele, que terá o momento de sono interrompido.

Antes de tudo, você precisa entender como seu bebê respira e quando realmente deve ser preocupar.

 

Entenda a respiração do bebê

Assim como os adultos, os bebês respiram pelo nariz, no entanto a frequência é muito mais rápida. O recém-nascido respira uma média de 40 a 60 vezes por minuto, o que é até três vezes maior que o adulto, que respiram até 20 vezes por minuto.

Por ainda estarem aprendendo a viver fora do útero, de forma independente, é normal que a respiração dos bebês nos primeiros meses seja irregular, variando entre rápidas e profundas, algumas vezes fortes.

Em certos momentos, o bebê inspira mais intensamente, mas na maioria das vezes, isso não é motivo de preocupação. Durante a consulta com o pediatra, tire suas dúvidas sobre a saúde do seu bebê, incluindo a respiração.

Se houver chiados, gemidos e você perceber que ele faz uma força maior, com a garganta e costela afundando durante a inspiração, são alguns sinais de alerta.

Também observe se ele fica incomodado na hora de mamar, seja no peito ou mamadeira, quando isso acontece, geralmente, é sinal de ele não está conseguindo respirar pelo nariz, precisando deixar a boca livre várias vezes.

Por que é importante o bebê respirar pelo nariz

Respirar pelo nariz não apenas quando dorme, mas durante toda a vida é muito importante para o desenvolvimento do bebê, além de evitar problemas futuros.

Através do nariz, o ar é filtrado, umedecido e aquecido, auxiliando o organismo a se manter longe de infecções como amigdalites, otites, rinites e sinusites. Além disso, respirar pela boca pode trazer alterações na face e na postura.

Com o tempo, o ato de respirar pela boca pode prejudicar o ato de mastigar, deglutir e também a sucção, causando flacidez nos músculos da face e levando o bebê a respirar mais ainda pela boca.

A longo prazo, a respiração oral acomete o desenvolvimento da criança, que não consegue acompanhar as brincadeiras e atividades escolares, ficando cansada por respirar mal.

Por isso, cuide bem das vias aéreas do bebê, mantendo-as limpas e livres de qualquer agente que possa deixa-las obstruídas. O pediatra pode recomendar soluções de cloreto de sódio para a limpeza.

 

Posição correta do bebê dormir

A forma mais segura do bebê dormir é deitado de barriga para cima, sem o uso de travesseiros, cobertores ou qualquer objeto que possa causar sufocamento ou aumentar a temperatura do corpo.

Além de evitar a Síndrome da Morte Súbita, que infelizmente é a principal causa de morte em bebês, deixar o berço livre evita o bebê de desenvolver alergias, obstruindo o nariz mais frequentemente.

Procure colocar o mínimo possível de bichos de pelúcia no quarto, ainda mais se você mora em uma cidade grande, com mais poluição e sempre mantenha tapetes e cortinas limpos, troque os lençóis periodicamente e em dias mais secos, e recomendado pingar uma gota de soro fisiológico nas narinas.

 

Como garantir uma boa noite de sono para o seu bebê

Um banho morno, bem relaxante, em um ambiente aquecido pode ajudar seu bebê a respirar melhor, o que irá influenciar na hora dele dormir. Uma respiração mais tranquila, resulta em uma noite de sono completa.

Programe a hora do banho sempre antes da hora de dormir, isso vai fazer com que o seu bebê passe a entender, que está chegando o momento de ficar mais calmo, já que eles ainda não compreendem a diferença entre dia e noite.

Procure deixar o seu bebê o mais confortável possível, incluindo respirar bem. Qualquer incômodo, vai fazer com que ele acorde ou nem consiga dormir. Dessa forma, a rotina do sono será toda perdida.

Se você não sabe o que pode estar prejudicando o sono do seu bebê, não se preocupe, estamos aqui para ajudar. Entre em contato com a equipe Bebê Dorminhoco e conheça mais sobre o método que tem auxiliado muitas mamães a cuidar melhor de seus bebês.

 

Como resgatar o sono natural, profundo e relaxante do seu bebê?

Se você chegou até aqui, imagino que a situação aí esteja difícil, não é? Eu sei como é esse desespero para buscar informações que nos tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e podermos, finalmente, curtir a maternidade.
Pois bem, pensando nisso eu criei um artigo completo contando a minha história, os erros que cometi e, o melhor, como eu saí ‘dessa’.
Para acessar agora, aperte o dedo no link abaixo e depois me conta o que achou, tá?

Share

sonodobebe