O bebê de 5 meses

O bebê de 5 meses

Seu bebê está ficando mais fofo e mais esperto. Aos 5 meses, a interação com ele se torna mais divertida. O desenvolvimento psicomotor é aparente, ele brinca sozinho com o próprio corpo e consegue ficar sentado por mais tempo quando estimulado.

A variedade de sons produzidos é maior, já balbucia os “bá-bá”, “dá-dá” e gosta de repetir muitas vezes determinada ação. Eles gostam muito de fazer o “bruuu” com a boca.

As emoções estão mais óbvias. Ele ri e solta gritinhos, quando está feliz, se mostra irritado, ao estar desconfortável, e chora mais forte quando quer alguma coisa. Também reconhece algumas pessoas e estranha outras, ficando incomodado.

Para alguns, é o período do nascimento dos dentes. Se for o caso do seu bebê, ele vai levar as mãos à boca e objetos à boca com mais frequência para coçar as gengivas. Mordedores que são colocados na geladeira propiciam um alívio interessante.

 

Estímulos e cuidados

Com o avanço do desenvolvimento, os estímulos e cuidados são maiores. Como ele leva tudo que encontra à boca, tire do alcance todos os objetos pequenos e pontudos, que ele possa engolir ou se machucar.

Segurando pelas mãos, estimular a sentar e deixar cercado com almofadas. Uma dica é usar a almofada de amamentação ou fazer uma que crie um apoio seguro para as costas e proteja para ele não cair para a frente.

O mais seguro é que você esteja por perto e nunca deixe ele sozinho em cima de camas, sofás ou lugares altos. O chão é melhor lugar. Coloque um tapete macio, para protege-lo do contato com o frio e espalhe alguns brinquedos.

Para estimular a coordenação motora é indicado brinquedos de encaixar mais simples, como cubos. Outro brinquedo interessante é o que desenvolve a relação ação e reação, que quando apertado um botão, algo acontece.

Cores e barulhos chamam a atenção. Formas e texturas variadas. Estimule o bebê a pegar os brinquedos próximos.

Coloque música para o seu bebê escutar. É recomendado uma média de 4 horas diárias de música. Telas, como smartphones, tablets ou TVs, ainda que resultem em um período de atenção maior e que muitas mães recorrem para conseguirem fazer algo, não são recomendadas.

Linguagem

A vocalização está progredindo. Mesmo sem significados claros, ele irá balbuciar e tentar produzir alguns sons.

Não se engane, bebês entendem tudo o que você fala e vai querer imitar, por isso, converse bastante com ele, mesmo que seja aquela língua “tatibitate”, ele vai adorar.

Um estímulo divertido e encantador para ele é você cantando. Existe um vasto repertório de músicas infantis, com frases e repetições que promovem o aprendizado. Cante muito, sem medo de ser e fazer seu bebê feliz.

E quem não ama ouvir a gargalhada de um bebê, não é mesmo?

Alimentação

Com 5 meses, alguns pediatras podem permitir a iniciação alimentar, porém isso vai variar muito. Não se precipite, o estômago do bebê ainda não está maduro o suficiente para novos sabores. Por enquanto, o leite materno ou as mamadeiras preparadas com fórmulas são a fonte completa de alimentação que ele precisa.

Como ele se interessa com tudo o que vê e coloca na boca tudo o que pega, pode ser que ele queira pegar aquilo que você ou outra pessoa próxima estiver comendo. Fique atenta e peça para não oferecerem qualquer alimento antes da hora certa.

Nada no desenvolvimento e alimentação do bebê precisa ser acelerado. Ele terá muito tempo na vida para experimentar os mais variados sabores.

Sono

O sono do bebê de 5 meses já deve estar bem regulado.

Antes de dormir, aquele banho relaxante, uma massagem, se não estiver muito frio, música calma, história, colocar no berço, de barriga para cima, luzes apagadas e boa noite.

Uma dúvida é se é preciso continuar colocando deitado de barriga para cima no berço, mesmo que ele se vire. A resposta é sim. Essa permanece sendo a posição mais seguro, ainda que aos pouco o bebê encontre a posição mais confortável para ele.

Banhos mais divertidos

Se antes ele podia resmungar e chorar assustado com o banho, agora ele se diverte na banheira, batendo as mãos e os pés na água e interagindo com os brinquedos.

Mesmo que ele esteja com a cabeça e o corpo mais firmes, nunca o deixe sem supervisão. Procure deixar tudo o que é preciso para o banho a mão, como shampoos, sabonetes, toalhas, enfim.

Tenha cuidado para higienizar corretamente os brinquedos, especialmente aqueles com furos por onde a água entra e se acumula, podendo produzir bolor.

Esse mês tem vacina

Só para lembrar, é a vez de levar seu bebê ao pediatra, laboratório, clínica ou posto de saúde para a 2ª dose da meningocócica C.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário