40 semanas de gravidez
Chegou a 40ª semana de gestação. É maravilhoso pensar em cada fase que você e seu bebê passaram e o quanto a vida de ambos mudou durante todo esse período. Falta bem pouco para a nova etapa começar.
Essas últimas semanas de gravidez parecem que duram mais do que todas as outras. A ansiedade, misturada com o peso da barriga, e todos os outros sintomas associados, tornam a espera quase interminável, mas calma tudo tem o tempo certo.
O mais importante é que tudo esteja preparado para a chegada do bebê. Continue seguindo as orientações médicas, relaxe e ainda que seja angustiante esperar mais, tenha paciência.
O desenvolvimento do bebê
O bebê está completamente formado. Pernas, pés, mãos, braços, cabeça, rosto, órgãos internos, pele, enfim, apenas aconchegado dentro da sua barriga aguardando a hora em que deve nascer.
É provável que ele tenha entre 48 e 54 cm e esteja com 3,4 kg de muita fofura. Esse tamanho e peso são apenas uma média, podendo variar para mais ou para menos, não fique tão atenta a esses detalhes agora.
Por ele ter um espaço reduzido, talvez não se mexa tanto quanto antes, ou às vezes, só esteja dormindo, mas tire qualquer dúvida com o obstetra se isso fizer com que você se tranquilize.
O que acontece com a mamãe
Você deve estar realmente cansada. A barriga e as pernas pesam e doem para se locomover. A dor na virilha fica mais intensa por conta do peso do bebê, especialmente se ele já estiver com a cabeça encaixada. A azia no estômago deve estar mais incômoda.
Enfim, nesse momento seu desejo maior é que tudo tenha logo o tão esperado final feliz. Essa espera deixa você e todos ao redor um pouco malucos. Aliás, você precisa de muita paciência para responder às várias perguntas de quando o bebê vai nascer. Apenas sorria, pense no que já passou e como enfrentou bem, você consegue esperar mais um pouco.
Algumas mães reclamam do barrigão, mas depois afirmam ter saudade do bebê se mexendo lá dentro e de todos os mimos que ganhou nesse período. Então, se sinta privilegiada de ainda estar esperando e peça uma massagem nos pés, talvez.
Cuidados que se deve tomar nessa fase
Nessa fase, você já está indo ao obstetra semanalmente. Ao chegar na 40ª semana, o médico deve aumentar o número de visitas para duas vezes por semana, exatamente para realizar exames específicos, que irão definir se está ou não na hora e quais procedimentos devem ser seguidos.
Enquanto isso, continue hidratando o seu corpo, com o uso de hidratantes corporais e ingerindo muito líquido, de preferência os mais naturais, especialmente água e água de coco, evitando os açucarados.
Se você continuou com a alimentação saudável até aqui, seu ganho de peso foi o ideal. Mantenha esse ritmo e, em breve, deve conseguir mandar embora todos os quilos que ganhou, mas não pense nisso agora, somente em se alimentar corretamente.
Para você diminuir a ansiedade, normal nesse semana, se certifique que as malas para a maternidade, a do bebê, a sua e, porque não, do pai, estejam prontas e colocadas em um lugar estratégico. O porta-malas do carro é uma boa escolha. Lembre-se de deixar todos os documentos e exames necessários em fácil acesso.
Fique atenta para possíveis sinais do parto, as movimentações do bebê e a sua saúde. Qualquer alteração em relação à última consulta, como o bebê permanecer imóvel por mais de 24 horas, por exemplo, entre em contato com o obstetra.
E se passar de 40 semanas?
A contagem do tempo de gestação, ou a Data Prevista do Parto, DPP, é uma conta matemática feita pelo obstetra, com base na data da última menstruação e no desenvolvimento do bebê mostrado nos ultrassons.
No entanto, por vários fatores, pode existir uma variação de 10% para mais ou para menos, podendo uma gestação durar de 38 a 42 semanas, o que não representa risco para o bebê ou para você, porém é preciso ficar atenta.
De qualquer forma, é importante perguntar a opinião do seu obstetra sobre o que é o melhor a fazer nesse momento. Se vocês decidirem por acelerar a hora do parto, o médico pode receitar medicamentos ou procedimentos para induzir ao parto normal ou a indicação de uma cesárea.
Dicas para facilitar o trabalho de parto
Existem alguns métodos indicados para aumentar a dilatação e estimular a hora do parto. Antes de testar todos que ensinam, é preciso respeitar o seu ritmo e a sua saúde.
Caminhadas leves são recomendadas desde o início da gestação por serem benéficas ao corpo da mulher e auxiliarem na dilatação. Se você estiver disposta, ande ao redor do quarteirão.
Ter relações sexuais traz benefícios como a liberação da ocitocina, hormônio responsável, de certa forma, pelo trabalho de parto. Também ajuda a afinar o colo do útero, quando em contato com a prostaglandina, encontrada no sêmen.
Massagear os mamilos ou beliscar de leve provoca a liberação da ocitocina, estimulando as contrações. Massagens nas costas têm o mesmo efeito. Aliás, muito carinho tem um efeito bem positivo.
Somente tenha cuidado com a indicação de ingerir certos alimentos, eles podem agredir seu sistema digestivo e causar outros males.