31 semanas de gravidez

Semana 31 Abacaxi

O último trimestre de gravidez está relacionado mais ao aumento de peso do bebê e, consequentemente, do seu. Ele vai ganhando mais tecido adiposo e ficando, a cada semana, com o rosto mais arredondado.

Você está se sentindo cansada por conta de todo o peso, tanto corporal, quanto mental. Mas se você criou uma programação, tudo o que falta é aguardar o tempo passar até o dia do parto.

Talvez você entre no quarto preparado para ele e mude um enfeite de lugar ou olhe as roupas na bolsa da maternidade pela décima vez para garantir que tudo está arrumado como você pensou e que não falta nada da lista.

Sabia que seu bebê percebe todos os estímulos do lado de fora, sonoros e de luz e que já diferencia claro do escuro? Então, vamos aos detalhes sobre a sua gestação nessa 31ª semana. Continue lendo.

 

O desenvolvimento do bebê

Com 41 cm medidos da cabeça ao pé e pesando 1,6 kg, um aumento de 200 g por semana, seu bebê está cada vez mais esperto. As conexões entre as células nervosas praticamente se multiplicaram.

Apesar dos olhos terem uma coloração, se há uma especulação entre familiares se ele vai ter os olhos do pai ou de algum dos avós terá que aguardar de 5 a 6 meses após o nascimento, quando a retina se desenvolve no ambiente externo.

Ele dorme muito durante todo o dia. Estudos em ultrassons, observaram que os movimentos dos olhos lembram muito de alguém durante o estado de sonho do sono. Acredita-se que ele esteja sonhando, porém não tem como ter certeza disso.

Com o espaço do útero cada vez mais reduzido, muitos bebês assumem a posição fetal, com o queixo próximo ao peito, braços e pernas dobrados. Alguns já estão com a cabeça encaixada na púbis. Outros se posicionam com o passar da semana e, em certas situações, ele não se posiciona, sendo preciso realizar uma cesárea.

 

O que acontece com a mamãe

Você segue enfrentando os sintomas típicos dos três últimos meses. A barriga grande e pesada, dificuldade para encontrar uma posição para dormir, ansiedade, dificuldade para se vestir.

Quando se tem em consideração o peso do bebê, a placenta e o líquido amniótico, entre outros fatores, você está carregado cerca de 12 kg dentro de você.

Pode ser que as mudanças hormonais tragam de volta os enjoos, náuseas e tonturas. Devem durar pouco tempo. A azia e o refluxo, levam mais tempo para passar, provavelmente até o fim da gestação.

O seus pés não cabem mais em muitos sapatos. Muitas mulheres afirmam terem aumentado em um ou dois números de calçado depois de engravidarem. Pode, sim acontecer. Por enquanto, escolha os mais confortáveis e seguros.

 

Cuidados que se deve tomar nessa fase

Fale com seu obstetra a respeito de todos os sintomas, especialmente dores e corrimentos fora do padrão comum à gravidez. Se as náuseas, enjoos e tonturas permanecerem, fale com seu médico, mas pode ser que você fique muito tempo sem se alimentar. Faça pequenas refeições de 3 em 3 horas.

Proteja a sua barriga de batidas acidentais. Nessa fase ela fica mais dolorida e até mesmo a mais leve batida pode doer bastante. Outra ação para reduzir as dores é ter atenção à sua postura, que pode influenciar até depois do parto.

Roupas também podem incomodar bastante. Escolha aquelas que não apertem a barriga e sejam de tecido leve, para diminuir a sensação de calor e os suores excessivos.

O médico vai querer acompanhar melhor essas últimas semanas, então as consultas ao médico passam a ser quinzenais. Novos exames laboratoriais devem ser solicitados.

 

Sinais de parto prematuro

Partos que ocorrem a partir da 37ª semana são considerados normais. Antes disso, são chamados de prematuros. Os riscos de sequelas nas semanas do último trimestre reduzem para 90%.

Entre a 31ª e 35ª semanas o bebê é considerado prematuro moderado. O sistemas imunológico e respiratórios não se desenvolveram totalmente. As principais causas são infecção urinária, descolamento da placenta, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, hipotireoidismo, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas ilícitas, patologias uterinas, infecções congênitas.

Você sabe distinguir quais os sinais de um parto prematuro ou se são apenas contrações de Braxton Hicks?

– Dor nas costas

– hemorragia vaginal

– contrações a cada 10 minutos ou menos

– vazamento de fluido na vagina

– aumento da pressão na pelve ou vagina.

– náuseas, vômitos e diarreias

Se tiver esses sintomas, entre em contato com seu médico ou vá imediatamente ao hospital.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário