20 semanas de gravidez

Semana 20 Banana

20ª semana! Que máximo! Chegou na metade da sua gestação. Já se passaram 140 dias desde que você descobriu que um bebê estava se formando dentro da sua barriga. Que sensação incrível, não é mesmo?!

Dentro de você, tudo funciona a pleno vapor, para usar uma expressão conhecida. Seu corpo trabalha muito para suprir as necessidades do bebê, que cresce mais a cada semana e se desenvolve.

É provável que você tenha descoberto o sexo do bebê, principalmente por ser a semana para se fazer o ultrassom. Se não aconteceu, a partir dessa semana, as chances aumentam. Claro que depende muito da posição do bebê, mesmo assim, a probabilidade é bem grande.

Para ter uma ideia de como seu bebê está, o que acontece com o seu corpo, os cuidados que você precisa ter e mais curiosidades, continue lendo.

Lembre-se que cada gravidez é única. Alguns bebês tendem a ser maiores e pesar mais do que outros, assim como os sintomas de gravidez variam de uma mulher para a outra. Não fique se comparando com outras mulheres, se cuide bem e curta muito o seu momento.

 

O desenvolvimento do bebê

Na 20ª semana, seu bebê tem entre 16 a 18 cm, e pesa entre 260 g a 300 g. Com o corpo praticamente todo formado, a tendência agora é continuar crescendo e desenvolvendo as funções.

Os pulmões ainda estão se formando e vão continuar até o final da gestação, mas os músculos do tórax já treinam a respiração. O sistema digestivo trabalha engolindo líquido amniótico e produzindo o mecônio, que será expelido após o nascimento nas primeiras fezes.

O sistema neurológico funciona muito bem. O cérebro possui partes específicas que irão controlar os cinco sentidos, tato, olfato, audição e visão. Dentro do útero, ele já usa alguns deles, mas irá desenvolver melhor com as experiências externas.

Nas próximas semanas, ele começa a interagir com estímulos externos, porém ele escuta os sons dentro do útero e um pouco abafado os de fora. Continue mimando a sua barriga, faça carinhos, cante, conte histórias.

Além do vernix, gordura corporal que aumenta, e do lanugo, fina camada de pelos, ambos servem para proteger a pele do bebê que está submersa em líquido amniótico, vai aparecer também cabelo na cabeça, podendo ter muito ou quase nada.

O diafragma imatura causa soluços e você vai sentir esses movimentos. O coração dele bate mais forte e os batimentos cardíacos dele podem ser ouvidos distintos dos seus com um estetoscópio.

 

O que acontece com a mamãe

 Os seios, que cresceram, estão com os mamilos mais escuros e maiores e começa a sair um líquido branco, é o colostro começando a ser produzido, mais tarde esse será o primeiro alimento do bebê. Há uma diferença entre cada mulher, com algumas tendo uma grande quantidade de líquido e outras, sem ocorrência, o que é normal.

O umbigo fica mais sensível ao toque, isso porque o útero cresceu 3 vezes o tamanho original e está exatamente na mesma altura. Aos poucos o umbigo ficará mais exposto, chegando mesmo a sair fora da barriga, o que volta após o parto, juntamente com o tamanho do útero.

O crescimento do útero provoca uma compressão na bexiga, fazendo com que as idas ao banheiro se tornem mais frequentes.

Outro líquido mais percebido na gravidez, dessa vez na região genital, é a leucorreia. O corrimento é normal quando transparente, incolor e inodoro. Se apresentar cheiro desagradável e cor escura, esverdeada ou amarelada, fale com seu médico para iniciar o tratamento rapidamente.

 

Cuidados que se deve tomar nessa fase

A semana está entre o segundo trimestre, período mais indicado para montar o quarto e o enxoval do bebê, exatamente porque a barriga não estão tão grande e pesada e o corpo um pouco mais disposto em relação aos dois outros trimestres.

Como o fluxo de sangue está aumentado, o corpo sente mais calor, mais tonturas e exige mais de você, por isso, planeje sua ida às compras e evite o calor excessivo. Tenha sempre uma garrafa de água e passe o protetor solar.

Com a vontade de ir ao banheiro maior, tenha atenção aos banheiros onde você vai, com o risco de pegar uma infecção urinária, entre outros problemas. Sempre se atente em proteger vasos sanitários e lavar as mãos.

A deficiência de ferro no organismo é uma forte causa para o surgimento de anemia. Procure ingerir alimentos ricos em ferro. Caso sinta fraqueza e cansaço em excesso, fale com seu médico sobre a necessidade de um complemento.

Continue se alimentando de maneira adequada para ter uma gravidez mais tranquila. Determinados alimentos quando ingeridos auxiliam contra os desagradáveis sintomas da gravidez como inchaço, prisão de ventre, entre outros.

 

Ultrassom morfológico do segundo trimestre

 Entre a 20ª e 24ª semanas, o médico deve solicitar o exame de ultrassonografia morfológica fetal do segundo trimestre. Nesse exame é verificado o desenvolvimento e a morfologia do bebê, a data prevista para o parto, se há alterações na formação do feto, e o mais aguardado, a possibilidade de saber o sexo do bebê.

Durante o exame são medidos e avaliados:

– o tamanho da cabeça, para identificar problemas como hidrocefalia ou microcefalia

– formação e posicionamento do rosto, avaliando má formação como lábio leporino

– a medição dos ossos, em especial o fêmur.

– a formação dos membros superiores e inferiores, incluindo os dedos.

– coluna cervical, examina o alinhamento das vértebras

– órgãos internos, incluindo os batimentos cardíacos e formação de rins, bexiga, estômago e intestinos.

Em determinados exames, a posição do bebê acaba dificultando na observação das genitais, se estiver com as pernas fechadas, por exemplo, principalmente se for uma menina. Uma dica de muitas gestantes é comer um pedaço de chocolate antes do ultrassom, que faz com que o bebê fique um pouco agitado.

Share

Karla Mendonça

Deixe um comentário