Viajar com bebê: saiba como adaptar a rotina

Viajar com bebê: saiba como adaptar a rotina

Quando você está com seu bebê, a rotina de uma viagem pode gerar algumas inseguranças. Por preocupação ou inexperiência, pais e mães acabam se perguntando se estão, ou não, proporcionando a melhor viagem possível para seus filhos.

 

Este artigo irá ajudar você a entender a importância de seguir uma rotina definida e planejada, além de dar algumas dicas para evitar qualquer desconforto enquanto estiver viajando com seu bebê. Boa leitura!

É saudável viajar com bebês?

A maioria das pessoas que estão se preparando para uma viagem que inclui seu filho já fez essa pergunta a si mesmo: viajar com meu bebê é saudável para ele?

 

Não conseguimos responder de forma única para todos os casos. Antes, devemos analisar quais fatores facilitam a viagem e quais são considerados arriscados durante a viagem.

 

Em geral, médicos pediatras indicam que os bebês tenham no mínimo três meses de vida antes de qualquer viagem. Essa recomendação é porque nessa idade a criança já passou pelo primeiro ciclo de vacinas e está apto a viajar sem as chances de contágio. A maioria das companhias aéreas permitem inclusive o embarque de bebês recém-nascidos a partir do sétimo dia de vida.

 

Mas, mesmo assim, é necessário algumas cautelas. É válido lembrar também que o bebê precisa estar com o ciclo de  sono e alimentação correta, para garantir o bem-estar e conforto durante a viagem. 

 

Cuidados como manter a frequência de amamentação, respeitar a janela do sono do bebê e se atentar a qualquer diferença no comportamento do seu filho previnem contratempos durante a viagem.

O que fazer durante a viagem?

Durante a viagem com o bebê, você deve se atentar ao que é mais confortável para você e para ele, o que pode incluir o tempo de duração, hospedagem ou até alguns estímulos recebidos por seu filho no trajeto. Por isso, ao definir o cronograma da sua viagem, alguns pontos devem ser considerados:

 

Prefira viagens noturnas 

Uma viagem programada à noite pode ser mais confortável para seu bebê. Nesse horário as luzes estão reduzidas, o avião ou as vias terrestres estão mais silenciosas e o barulho do motor serve como ruído branco, ajudando o sono do bebê.

Programe a alimentação do bebê

Algumas empresas permitem a entrada de mamadeiras com leite ou fórmulas, enquanto outras exigem que apenas entre o leite em pó, caso o bebê consuma, e eles providenciam a água quente. Papinhas e outros alimentos sólidos podem embarcar na bagagem de mão.

 

Mantenha a rotina de sono

Tanto a janela de sono, intervalos entre o período de sono do bebê, quanto o ritual que seu filho está acostumado para entender que é hora de dormir, devem ser mantidos ao máximo. Isso exige criatividade, mas garante uma viagem tranquila ao recém-nascido.

 

Você pode conferir mais dicas para cuidar do bebê durante a viagem aqui.

Jet Lag em bebês

O jet lag é um efeito que acontece devido a mudanças entre o ritmo biológico e do ambiente, geralmente ligado a viagens distantes e com um fuso horário diferente. Quando os sintomas aparecem é preciso de um tempo para a adaptação, e geralmente ocorrem problemas no sono e no descanso da pessoa.

 

Esse efeito pode aparecer de diferentes formas, conforme o organismo de cada bebê, sendo notado após um dia em percurso. Alguns desses sintomas são:

 

  • Problemas no sono;
  • dor de cabeça
  • cansaço excessivo;
  • variação de humor;
  • problemas gastrointestinais;
  • dificuldade de concentração.

 

Nos bebês, o diagnóstico é mais difícil, visto que eles não se comunicam como os adultos. Entretanto, podemos entender o desconforto do jet lag através de sinais no comportamento da criança, incluindo os sintomas diretos.

 

A janela do sono do bebê é algo que precisa ser respeitado à risca para evitar com que seu filho tenha o desconforto ou apresente os sinais do jet lag. Saiba mais sobre o que é Janela do Sono e como proporcionar o descanso ideal para seu bebê.

Dicas para retomar a rotina ao voltar de viagem?

Voltando para casa, você também deve reparar como está o comportamento do bebê. Cada adulto reage de uma maneira particular aos efeitos da viagem, com os bebês isso não é diferente. Uma boa noite de descanso, seguir um cronograma de alimentação e pegar sol moderadamente são algumas alternativas para normalizar a rotina e o conforto do seu bebê.

 

Caso ainda esteja com dificuldade na retomada da rotina após a viagem, você pode consultar um especialista no assunto. Estamos sempre dispostos a ajudar você a entender e lidar melhor com as dificuldades com seu bebê. Clique aqui e veja como podemos ajudar você com isso!

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *