Transtorno Opositor Desafiador: saiba tudo

Transtorno Opositor Desafiador: saiba tudo

As relações humanas sociais são fundamentais para o desenvolvimento infantil e auxiliam no lapidamento da personalidade e construção da mentalidade ética de cada criança.  

 

A necessidade humana de relacionar-se com outros seres, em diferentes contextos, é vista como primordial ao progresso saudável de cada um, especialmente, quando comparamos ao desenvolvimento de crianças com características antissociais, que tendem a apresentar comportamentos que extravasam o padrão estabelecido em sociedade. 

 

Neste ponto, pode-se destacar as crianças que enfrentam dificuldades relacionais de convivência com amigos e familiares, pois possuem maior inclinação a um comportamento mais exagerado, agressivo e rebelde. 

 

Esses desvios comportamentais recorrentes configuram um padrão negativo de conduta, conhecido como Transtorno Opositor Desafiador (TOD). A criança com TOD enfrenta desafios diários, pois possui a propensão à realização de comportamentos desordeiros e desobedientes, mantendo relações extremas de convivência com todos ao seu redor.

 

Todas as adversidades causadas por este transtorno formam a base para diversos bloqueios emocionais e disfunções comportamentais. Quando esses desvios não são tratados adequadamente, sucedem em prejuízos manifestos por todo o decorrer da vida da criança, por isso, é fundamental a identificação de determinados padrões para proporcionar a ajuda necessária.

 

Considerando essa temática, neste texto, destacamos mais detalhes sobre essa condição desafiadora, a fim de que cada vez mais pessoas tenham acesso a essa pauta de extrema importância para toda a sociedade. 

 

No decorrer deste conteúdo, serão destacados os padrões comportamentais que devem ser observados como sinal de alerta para os pais, além de evidenciarmos mais sobre o tipo de tratamento ideal para esse tipo de condição. Por isso, continue a leitura para descobrir tudo o que você precisa saber sobre o Transtorno Opositor Desafiador.

 

O que é o transtorno opositor desafiador?

O Transtorno Opositor Desafiador é caracterizado por um conjunto de comportamentos negativos e recorrentes realizados pela criança em sua rotina diária. 

 

A conduta desafiadora frente aos limites estabelecidos é evidenciada por meio de ações rebeldes, inconsequentes e contraditórias à autoridade de adultos, direcionada, especialmente, para os pais ou figuras adultas que se imponham de forma limitante frente ao seu comportamento desacertado. 

 

O TOD é facilmente confundido com o Transtorno de Conduta, porém, os transtornos possuem diferenciações contratantes. 

 

Crianças com Transtorno de Conduta não esboçam nenhum tipo de reação emocional ao causar incômodos e transtornos devido ao seu comportamento insolente, enquanto que, crianças com TOD, apresentam-se em episódios de descontrole emocional exacerbado após serem corrigidas por suas atitudes. 

O remorso e a empatia da criança com TOD são os principais fatores que a diferem da criança com Transtorno de Conduta, por isso, é fundamental o olhar sensível e constante às crianças que mostram padrões de comportamento fora dos padrões comuns. 

 

Alguns sintomas podem indicar o Transtorno Opositor Desafiador, no próximo bloco de texto, damos maior evidência a esses indícios.

 

Transtorno opositor desafiador: sintomas 

Os sintomas de TOD podem ser confundidos com os sintomas de outros transtornos que exercem influência sobre o comportamento como o TDAH e ou autismo, por exemplo, por isso, deve-se ter maior atenção aos principais indícios dessa condição para possibilitar de maneira precoce o suporte devido. 

 

Os principais sintomas de TOD são: 

 

  • Irritabilidade;
  • Postura desafiadora;
  • Agitação constante;
  • Rebeldia frente às regras sociais;
  • Descontrole emocional;
  • Frustração exacerbada;
  • Agressividade reativa;
  • Choro e birra constantes;
  • Ansiedade intensificada.

 

Transtorno opositor desafiador: como lidar?

O dia a dia com a criança com TOD não é fácil, muito pelo contrário, diversos obstáculos surgem para dificultar as relações sociais entre as pessoas ao seu redor. 

 

A resistência a todos esses desafios deve ocorrer de maneira contínua e, especialmente, os pais devem encontrar alternativas variadas para lidar com essa situação da melhor maneira possível. 

 

O primeiro passo para o enfrentamento dessa condição é promover de forma contínua o carinho, afeto e amor para as crianças, pois quando são diagnosticadas com TOD sentem um abalo emocional incessante, por isso, precisam do apoio e acolhimento de toda a família para superar a condição com mais facilidade. 

 

Além disso, é essencial que haja o envolvimento de um profissional da saúde na área, para proporcionar suporte devido às condições que decorreram do TOD, como a ansiedade, por exemplo. 

 

O auxílio multidisciplinar pode incluir alternativas de tratamento distintas, tais como: 

 

  • Psicoterapia;
  • Terapia medicamentosa;
  • Educação especial;
  • Orientação psicológica e psicossocial.

 

Transtorno opositor desafiador tem cura?

O Transtorno Opositor Desafiador tem cura, especialmente, quando é identificado de maneira precoce e tratado com fraternidade e  adequadamente. 

 

Cabe salientar que, quando o TOD é associado a outras condições como o espectro do transtorno autista, ansiedade e bipolaridade, por exemplo, devem ser estabelecidas condutas multidisciplinares ao tratamento. 

 

Essa condição pode ser bastante desafiadora, porém, tem solução, por isso, deve-se procurar a assistência de profissionais capacitados e experientes na tratativa dos sintomas de TOD para proporcionar maior bem-estar, saúde e qualidade de vida para a criança. 

 

A Bebê Dorminhoco é uma empresa referência em saúde da criança e promove consultoria a famílias de todo o país por meio de cursos para lidar com o mau comportamento, a birra e a qualidade de sono do bebê.

 

A birra e o mau comportamento em específico, são sintomas comuns da criança com TOD e devem ser enfrentados da maneira correta para estabelecer melhores laços sociais entre a família e a criança. 

 

O curso: Como lidar com a birra da Bebê Dorminhoco promove maior conhecimento sobre as táticas que mais são eficazes no enfrentamento do mau comportamento da criança. 

 

Além de cursos, promovemos a discussão saudável de vários temas relacionados à infância em nosso blog, alimentado constantemente sobre os mais variados assuntos. 

Caso tenha dúvidas que vão além dos conteúdos disponíveis em nosso site, não hesite em entrar em contato conosco, estamos sempre à sua disposição!

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *