Teste do pezinho x teste do pezinho ampliado

O teste do pezinho foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), em 1992, sendo obrigatório e gratuito para todos os recém-nascidos.
A sua incorporação visava o rastreio de apenas duas doenças, a Fenilcetonúria e o Hipertireoidismo Congênito, após 20 anos evoluiu para a identificação de 50 doenças por meio da Lei n˚ 14.154 de 25 de maio de 2021.
A lei entra em vigor a partir de trezentos e sessenta e cinco dias após sua publicação oficial e está sendo implementada no país gradualmente.
O maior intuito do teste do pezinho é identificar doenças e anomalias prematuramente a fim de implementar um tratamento rápido que aumente a qualidade de vida do recém-nascido.
Com o propósito de informar nossos leitores sobre os mais diversos assuntos que cercam o desenvolvimento infantil, a Bebê Dorminhoco elaborou mais esse blog para informar nossos queridos leitores.
Acompanhe a leitura e entenda mais sobre o teste do pezinho.
Importância do teste do pezinho
O teste é simples, feito pelo médico através da realização de um pequeno furo no calcanhar do bebê, deve ser feito preferencialmente entre o 3˚ e 5˚ dia de vida do recém-nascido, até os 30 dias de vida após o nascimento.
Leia também: Principais cuidados com o bebê prematuro.
Os avanços na área de saúde possibilitam que doenças graves sejam tratadas com maior efetividade, por isso, é tão importante a realização desse exame em recém-nascidos.
A identificação tardia de doenças em decorrência da não realização do teste do pezinho pode resultar em atrasos no desenvolvimento infantil e no agravamento de doenças que podem causar até o óbito durante o primeiro ano de vida do bebê.
O teste pode ser realizado antes da alta hospitalar na maternidade do hospital.
Por mais que ocorra a identificação de algum tipo de doença por meio do teste do pezinho, para diagnosticar com precisão é comum que o médico solicite exames confirmatórios da condição.
Por isso, o resultado do teste do pezinho não é definitivo.
Tipos de teste do pezinho
O teste do pezinho disponibilizado no Brasil pode ser classificado em dois diferentes tipos, que são respectivamente:
-
Teste do pezinho básico
Capaz de detectar até 6 doenças, é gratuito e obrigatório no território brasileiro.
As doenças detectadas por meio do teste do pezinho básico são: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.
-
Teste do pezinho ampliado
O teste do pezinho ampliado pode detectar 50 doenças além das outras 6 que já são identificadas por meio do teste básico.
As outras 50 doenças que podem ser detectadas por meio do teste do pezinho ampliado são caracterizadas como erros inatos do metabolismo que são anomalias genéticas que correspondem a um defeito enzimático que causa a interrupção das vias metabólicas.
A ampliação do Teste do Pezinho é uma gigantesca vitória para o Sistema Único de Saúde, pois possibilita a identificação de mais doenças em crianças que nascem tanto em hospitais públicos quanto nos privados.
Por isso, a ampliação do teste do pezinho representa também um grande passo na saúde pública do Brasil.
Etapas de expansão do Teste do Pezinho
A expansão do teste do pezinho segue um protocolo de implementação gradual, que segue o seguinte modelo :
- 1˚ Etapa: toxoplasmose congênita e doenças ligadas à hemoglobina e à fenilalanina.
- 2˚ Etapa: detecção de problemas com açúcares, aminoácidos, ciclo da ureia e gorduras (ácidos graxos).
- 3˚ Etapa: doenças lisossômicas que afetam o metabolismo.
- 4˚ Etapa: Contempla imunodeficiências primárias, déficits inatos no sistema de defesa do organismo.
- 5˚ Etapa: Rastreia também a atrofia muscular espinhal (AME), doença genética que afeta a expectativa e a qualidade de vida.
O teste do pezinho contribui com a qualidade de vida de diversas crianças desde a sua implantação no país em 1992.
Sua expansão garante a identificação de 50 doenças a todos os recém-nascidos que nascem no Sistema Público de Saúde.
Ações que promovam a qualidade de vida dos pequenos deve ser prioridade para a família e para todo o país, pois as crianças são o futuro da nossa nação.
A Bebê Dorminhoco visa promover maior qualidade de vida às crianças por meio da consultoria de sono.
Nossos cursos visam promover maior tempo de sono por meio de técnicas exclusivas que mudaram a qualidade de vida de diversas famílias do país.
Temos a solução para bebês que acordam a noite inteira, conheça nossos cursos.