Sono e Crianças com Necessidades Específicas- Entenda a Relação

Sono e Crianças com Necessidades Específicas- Entenda a Relação

Saber como o desenvolvimento da criança acontece é primordial para oferecermos as melhores condições de vida aos pequenos. Um dos pontos-chave para que isso aconteça é saber o papel do sono nisso, ainda mais quando fazemos um recorte para as crianças com deficiência. 

Geralmente, precisamos estar mais atentos em todos os aspectos que sondam a vida das crianças que possuem algum tipo de limite físico ou condição neurodiversa. Por necessitarem de uma atenção a mais, seus comportamentos rotineiros tendem a ser um pouco diferentes e isso tem total relação com o sono.

De modo a sanar quaisquer dúvidas a respeito da importância do sono eficaz no desenvolvimento de crianças com deficiência, nossa equipe produziu esse artigo completo. Boa leitura! 

Relação do sono com as crianças especiais

A rotina das crianças especiais pode ser bem mais agitada que a da maioria das crianças, o que exige dos pais uma maior atenção e disposição para acompanhar o crescimento dos seus filhos. 

De fato, os comportamentos de uma criança com deficiência podem ser mais intensos, e isso tem relação direta com o sono dela. Uma noite bem dormida pode transformar o dia de qualquer pessoa, não é mesmo? Então, imagine quão bem uma noite eficaz pode fazer com quem se encontra na fase de desenvolvimento. 

Tudo para os bebês é novo quando eles nascem. A todo tempo eles recebem algum tipo de estímulo que os fazem aprender algo novo. Mas, o interessante é que apenas durante o sono que, os bebês de fato, aprendem o que viram durante o dia.

Desse modo, se as crianças possuem alguma dificuldade a mais em aprender algo, um dos fatores que podem impactar isso é a falta de uma noite bem dormida ou de sonecas suficientes. 

Então, qual é a relação entre o sono e o aprendizado?

Como dissemos anteriormente de forma breve, as crianças solidificam seus conhecimentos enquanto dormem. Durante o sono é o momento onde elas aprendem a falar, desenhar, caminhar, comer sozinhas. Enfim, esse é o momento que a criança aguça a sua independência. 

De acordo com a Fundação Nacional do Sono (National Sleep Foundation, em inglês), dormir é tão importante quanto a alimentação e higiene. Isso porque, além de ajudar no desenvolvimento intelectual, é nesse momento que o corpo libera os hormônios responsáveis pelo crescimento. 

Outro estudo realizado pela Academia Americana de Medicina do Sono também coloca em evidência que dormir pelo tempo recomendado para sua faixa etária melhora aspectos como atenção, memória, comportamento e saúde emocional. O estudo em questão avaliou cerca de 860 artigos científicos a respeito desse assunto.

É sempre importante ressaltar que, para crianças com deficiência, pode ser comum a necessidade de dormir mais que o normal. O estímulo para elas pode ser feito de forma mais impactante do que o geral, necessitando, assim, de mais horas de sono. 

Leia também: Principais distúrbios do sono em bebês

Principais causas para noites mal dormidas

Bom, neste ponto podemos afirmar que nem todas as crianças possuem o mesmo ritmo de sono. Todos os pequenos possuem necessidades sensoriais, que podem se demonstrar ainda mais gritantes conforme o grau do espectro. 

Como são diversos os distúrbios que podem estar relacionados ao sono, é inviável listar todas as principais causas que não deixam as crianças dormirem. É estimado que a quantidade de crianças com deficiência que possuem dificuldade na hora de dormir beira entre 40% e 80%.

Abaixo, confira alguns dos principais motivos:

Causas hormonais

Alguns pesquisadores trabalham com a hipótese hormonal para explicar a dificuldade de crianças autistas ou com deficiências de dormirem à noite. De acordo com esses estudiosos, a melatonina pode ser o principal motivo para causar insônia nos pequenos.

Normalmente, os níveis de hormônio costumam crescer durante a noite, proporcionando assim a sensação de relaxamento. Nestas crianças, o que ocorre é o contrário: mais agitação durante o sono e mais preguiça quando está claro.

Estímulos externos

O segundo motivo que pode ser o vilão para desencadear a insônia no seu filho são os estímulos externos. Ao considerarmos a necessidade sensorial da criança, não é surpresa o fato de algum barulho seja o responsável por interferir no sono dos pequenos.

Desse modo, qualquer pequeno ruído, por mais simples que seja (como um ranger de porta ou um automóvel ligando), pode desencadear a criança a ficar motivada, privando-a do sono.

Soluções que podem ajudar na hora de dormir

Existem algumas dicas que podem auxiliar os pais a fazerem com que seu filho durma bem. Confira abaixo as principais:

 

  • Diminua as luzes de modo a estimular a produção de melatonina;
  • Diminua a consumação de alimentos que envolvam açúcar, cafeína ou glúten;
  • Tente optar por alimentos que estimulam o relaxamento muscular;
  • Estabeleça uma rotina noturna para seu bebê não estranhar a hora de dormir;
  • Procure dar um banho morno na criança antes dela dormir.

 

Atenção: Jamais faça uso irresponsável de medicamentos para fazer seu filho dormir. A consumação de drogas sem acompanhamento médico podem causar sérias consequências, procure ajuda de um profissional.

Conte Com a Ajuda do Método de Sono do Bebê

Karla Mendonça é neurocientista, especializada no estudo do sono dos pequenos. Conheça o método de Sono do Bebê e garanta uma rotina mais saudável para o descanso e conforto da sua família.

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *