Meu bebê não dorme: quantas horas o bebê deveria dormir?

Quantas horas o bebê deveria dormir? Essa é uma das principais dúvidas de pais e responsáveis ao redor do mundo, em especial os de primeira viagem. A resposta para essa pergunta pode ser um pouco mais complexa do que se espera, visto que cada bebê possui sua própria rotina e manias.
Em média, os recém nascidos dormem por volta de 17 horas por dia. A partir do terceiro ano de vida, pode ser comum que haja a redução para 12 horas. Mas, como dissemos, esses dados se tratam de uma estimativa, e não de uma regra.
Para sanar quaisquer dúvidas acerca desse tema e ajudar os pais a lidarem melhor com essa fase tão importante do desenvolvimento infantil, nossa equipe reuniu todas as principais informações sobre o tema.
Quantas horas meu o bebê deveria dormir?
Bom, a quantidade de horas que o bebê precisa dormir varia de acordo com a sua faixa-etária e crescimento. Com cerca de um ano de idade, ele dorme aproximadamente 12 horas, fazendo sonecas durante o dia com duração média de 1 a 2 horas cada.
Mesmo com os bebês dormindo grande parte do tempo, é normal que até os seis primeiros meses de vida eles não durmam de forma seguida, porque eles acordam e precisam mamar. No entanto, depois dessa idade, o bebê já é capaz de dormir quase a noite toda, sem acordar para se alimentar.
Abaixo, confira um resumo geral sobre o número de horas que o bebê precisa dormir:
Dicas para ajudar o sono do bebê
- Estabeleça o hábito de dormir, de abrir as cortinas para conversar ou brincar com seu bebê com ele acordado, falando em um tom mais baixo e suave à noite para que seu bebê possa começar a distinguir entre o dia e a noite;
- Quando o bebê apresentar algum sinal de cansaço, deixe-o deitar para dormir, mas com ele ainda está acordado. Deixe-o se acostumar a adormecer em sua própria cama;
- Brinque menos antes das sonecas ou sono noturno, e evite luzes muito fortes ou TVs;
- Dê ao seu bebê um banho morno antes de dormir para acalmá-lo;
- Uma canção de ninar pode ajudar, leia ou cante em tons suaves, depois deite-o e deixe-o saber que é hora de dormir;
- Não demore muito para colocar seu bebê para dormir, pois ele pode ficar mais inquieto e ter problemas para adormecer.
A partir dos 7 meses, é normal que o seu bebé fique inquieto e tenha dificuldade em adormecer ou acordar à noite porque quer praticar tudo o que aprendeu durante o dia.
Posso deixar o bebê chorar até dormir?
Não é o que nós recomendamos, saiba que existem muitas técnicas gentis para ensinar seu bebê a dormir de forma autônoma e bem sem precisar ficar chorando sem conforto no quarto.
Onde deve ser o sono do bebê?
Nos primeiros meses de vida, os bebês podem dormir no mesmo ambiente que os pais, e a Academia Brasileira de Pediatria recomenda colocá-los em berços próprios. Nas primeiras semanas, ele só pode adormecer nos braços dos pais ou quando eles estão por perto.
Use um pano úmido para limpar o ambiente de sono do seu bebê todos os dias. Sua roupa de cama também deve ser trocada com frequência, assim como as cortinas do quarto.
Nunca use um cobertor ou lençol que seja maior do que o comprimento do berço ao travesseiro.
EM QUAL POSIÇÃO O BEBÊ DEVE DORMIR?
A posição mais segura é a de barriguinha para cima (supino) para evitar a morte súbita. Repousar de barriga para cima reduz em até 70% os riscos de morte por asfixia, o que pode acontecer no momento em que o bebê dorme em outras posições (principalmente de bruços).
Geralmente, os bebês precisam dormir de barriga para cima até o primeiro ano de vida. Quando eles aprendem a se virar sozinhos, e demonstrarem autonomia no movimento, devem ser deixados na posição que ficarem de forma natural.
Faça o seu bebê dormir a noite toda!
Se você chegou até aqui, imagino que esteja procurando soluções para o sono do seu bebê, não é? Eu sei como é esse desespero para buscar informações que nos tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e podermos, finalmente, curtir a maternidade.