Puerpério e Sono do Bebê: Como Lidar

Fonte: (Reprodução/Internet)

O puerpério é o período que inicia logo após o parto, dura desde o nascimento efetivo do bebê, quando ocorre a saída da placenta, até que o organismo da mãe volte ao normal, o que é bastante variável para cada mulher.

Nessa fase, a mulher pouco sabe sobre como lidar com o sono do bebê. O que pode ser intensificado devido o bebê possuir uma rotina de sono bastante desregulada nos seus primeiros anos de vida. 

Desse modo, é necessário que a mãe se prepare para lidar com as adversidades que podem ocorrer durante o puerpério. Neste artigo, reservamos as principais dicas para administrar a dinâmica do sono do bebê durante esse período tão delicado.

O Que é o Puerpério? 

O puerpério, também conhecido como resguardo, é uma fase vivida pela mãe, que começa logo após o nascimento do bebê. Existem diferentes maneiras de definir o período. Há quem diga que dura do nascimento do bebê à primeira menstruação da mãe. Por outro lado, outros acreditam que o puerpério contempla os 45 a 60 dias pós-parto.

Nessa fase, é comum que a mulher sinta diversos sintomas, pois acontecem muitas alterações físicas, hormonais e emocionais para que o corpo volte a ser como era antes da gestação. As dificuldades iniciais com a amamentação podem também tornar o momento mais desafiador.

Por ser um momento de grandes variações hormonais, é necessário que a mulher realize acompanhamento com um ginecologista, a fim de entender como passar pelo puerpério de maneira saudável. 

Desafios da Mulher no Puerpério

Uma mulher puérpera enfrenta diversos desafios nessa fase, como por exemplo:

  • Níveis de hormônio alterados;
  • Útero em processo de diminuição;
  • Decídua em descamação, causando sangramento;
  • Mamas produzindo leite;
  • Humor instável;
  • Risco de problemas no trato urinário.

Além disso, é um momento novo para aquela mulher, principalmente se ela for mãe pela primeira vez. Lidando ainda com dores e desconfortos, ele tem que depender todo o seu tempo para o bebê, o que se torna uma atividade bastante desgastante e cansativa.

Acompanhe dicas para lidar com o período:

Tenha Uma Rede de Apoio

Para as mães, ter pessoas que ajudam e apoiam, nesse momento, é bastante importante. Nos primeiros meses de cuidado com a criança, amigos e familiares podem revezar os cuidados para que os pais descansem um pouco.

Como já dito, os recém nascidos possuem uma rotina de sono bastante desregulada, o que deve fazer com que os pais também tenham o seu descanso desregulado.

Considere Acompanhamento Psicológico

A terapia psicológica promove muitos benefícios para pessoas em qualquer situação, até para aquelas que estão com a saúde mental em dia.

As mães podem ter diversas queixas e uma boa conversa com um profissional pode auxiliá-la. 

Além disso, vale ressaltar que existem casos em que a mãe sente tristeza pós-parto, condição conhecida como Blues Puerperal ou Baby Blues. Esse quadro também pede acompanhamento psicológico para que não evolua para uma depressão pós-parto, que é uma doença mais grave e complexa de ser tratada. 

Realize Consultas com Ginecologista

Um bom ginecologista atua no acompanhamento das alterações hormonais e corporais, que são um fato durante o puerpério. A região íntima pode sofrer por desconfortos, assim como o trato urinário (bexiga despendida) e os órgãos internos, como o útero, que passa pela normalização de tamanho.

As mamas também podem passar por grandes alterações. A mama, de início, produz o colostro, líquido amarelado rico em anticorpos para o bebê. Depois de um tempo, inicia a produção do leite mais gorduroso e também rico em nutrientes. Devido a amamentação, os mamilos podem ficar machucados e doloridos.

Todos esses quadros são tratados por um especialista da ginecologia. Por isso, o tratamento pós-parto será extremamente fundamental.

Sono do Bebê Durante o Puerpério: Como Lidar?

É preciso saber que realmente vai ser uma fase cansativa. Os recém nascidos dormem muito em seus primeiros meses e, por isso, será necessário contar, principalmente, com a ajuda do pai e da família para ficar o supervisionando, enquanto a mãe descansa.

Além disso, também é possível conciliar o sono junto com o bebê. É comum que a criança queira dormir bastante no colo e acordar muitas vezes para ser amamentada. Nos momentos em que o pequeno dormir sozinho, aproveite também para fazer isso.

Para evitar complicações, certifique que o bebê durma de barriga para cima, sem qualquer apetrechos soltos no berço que possam dificultar a sua respiração. Coloque-o no berço, com uma roupa confortável ao clima. 

Raramente o bebê terá dificuldade para dormir nessa fase, mas caso ocorra, torne o ambiente o mais confortável possível: reduza os barulhos e esteja por perto, pois o cheiro materno o faz sentir mais seguro.

Em casos específicos, também é recomendado o uso do Ruído Branco, ondas sonoras que ajudam a reduzir os barulhos externos e que também relaxam o bebê. 

Você Sabe O Que É O Método de Sono do Bebê?

O método de sono do bebê foi desenvolvido a fim de ajudar, justamente, aquelas mães que não sabem como lidar com o descanso da criança ou até mesmo possuem filhos que têm dificuldade em pegar no sono. 

Trata-se de uma série de conteúdos produzidos pela Karla Mendonça, uma neurocientista especialista em sono infantil e birras.

Clique aqui e confira os Métodos disponíveis!

Gostou do artigo? Também recomendamos a leitura: “Dicas Para Pais de Primeira Viagem”.

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *