Soneca do Bebê: Quantas Horas São Necessárias

Fonte: (Reprodução/Internet)

A soneca do bebê é fundamental para o seu desenvolvimento, tanto quanto o sono noturno. É comum encontrar pais que acham que impedir os cochilos do dia pode melhorar o desempenho do sono de noite, mas isso não é real.

 

Os pequenos precisam descansar bastante, pois faz parte das necessidades de seu organismo. Quanto mais novo, a tendência é que ele tire mais soneca. Ao passo que a idade avança, os cochilos diminuem.

 

Neste blog, vamos tratar sobre tudo que envolve a soneca dos bebês, bem como dicas de como estimular esse sono diurno, a sua importância para o desenvolvimento do bebê e tirar algumas dúvidas que envolvem esse momento de descanso. 

 

Importância da Soneca 

 

As sonecas são muito importantes para a qualidade de vida do seu bebê. Quando ele não dorme de dia, isso pode o deixar estressado e cansado. Na hora de dormir à noite, o pequeno pode ter dificuldade.

 

Por isso, a indicação principal é propiciar ao bebê o momento de suas sonecas. Nos primeiros meses, as sonecas são essenciais para que todo o seu ciclo do sono funcione bem.

 

O bebê com uma rotina de sono bem definida vai refletir bastante no descanso dos pais, pois eles poderão adaptar os seus momentos de sono juntamente com os da criança.

 

Dicas Para Estimular a Soneca do Bebê

 

Agora você pode se perguntar: como posso ajudar nessa fase do meu bebê? A resposta é simples. Os mesmos cuidados que são administrados no sono de noite devem ser administrados no diurno. 

 

Muitos pensam que seguir o ritmo da casa no momento das sonecas pode auxiliar o bebê a estabelecer uma rotina do sono mais rapidamente. Infelizmente, esse achismo não procede, pois, na verdade, são casos raros em que o bebê não consegue estabelecer o seu entendimento do tempo para dormir.

 

A rotina de sono depende muito mais da produção de melatonina do bebê e o seu entendimento dos hábitos que a sua família leva, o que ocorre naturalmente com o passar do tempo.

 

Levando isso em consideração, aqui vão algumas dicas para incentivar a soneca do bebê:

 

Deixe-o Dormir em Um Ambiente Confortável

 

O bebê precisa dormir em um ambiente tranquilo. Por isso, sempre que puder, coloque ele no berço ou onde ele costuma dormir de noite. Os barulhos da casa não vão ser totalmente evitados por conta do horário, mas quanto mais puder diminuir, será melhor para a criança. A iluminação também deve ser reduzida. 

 

Existem crianças que conseguem cochilar em situações de barulho e alta iluminação. A questão é que isso não se trata de uma soneca plena. Tanto é que, sob essas condições, o bebê pode acordar irritado. Se isso acontece, é possível saber que o sono não foi bom.

 

Realize Um Ritual da Soneca

 

É interessante dar um banho no bebê depois do almoço e o colocar roupas confortáveis e adequadas ao clima. Após isso, refaça os mesmos hábitos que você tem antes de dormir de noite. Deixe ele dormir em um lugar com poucos ruídos externos e pouca luminosidade.

 

Principais Queixas Sobre a Soneca de Bebês

 

Os pais e responsáveis pelo bebê possuem algumas queixas sobre a soneca. Vamos esclarecer as questões mais frequentes.

 

“Meu Filho Acorda Estressado da Soneca”

 

Isso significa que ele não descansou o suficiente e que ele precisa de mais um tempo de descanso. Nesses casos, espere para ver se ele retoma o sono. Caso não consiga, nine ele um pouco e o devolva para o berço. 

 

“O Bebê Cochila na Escola, Mas Não em Casa”

 

Uma série de fatores fazem com que ele durma na escola. Lá, existem vários coleguinhas que se acostumaram a cochilar juntos. Na sua casa, caso haja dificuldade, tente repetir o ritual realizado na creche.

 

 Por exemplo, se lá eles dormem no chão, coloque um colchão no chão e tente fazer com que ele durma. Caso ele caia no sono, coloque ele no berço cuidadosamente.

 

Frequência de Sonecas em Cada Faixa Etária

 

Cada faixa etária possui uma frequência de sono. Vale ressaltar que a regra nunca é a mesma para todas as crianças, pois cada uma tem o seu próprio organismo. De qualquer forma, vamos mensurar de maneira geral. Confira:

 

  • 0 a 3 meses: 3 a 6 sonecas por dia;
  • 4 a 8 meses: 2 a 3 sonecas por dia;
  • 9 a 18 meses: 1 a 2 sonecas por dia;
  • 18 meses a 3 anos: 1 soneca por dia. 

 

Conheça o Método de Sono e Birra do Bebê

 

Muitos pais ainda possuem muitas dúvidas sobre o comportamento dos bebês. De modo a unificar os seus conhecimentos científicos e a sua maternidade, a neurocientista, Karla Mendonça, resolveu abrir o método de sono e birra do bebê.

 

Karla é formada em Educação pela Universidade da Flórida e é especialista em sono infantil.

 

Para saber mais, clique aqui.

Gostou do conteúdo deste artigo? Também recomendamos a leitura do blog: “Higiene do Sono – Como Fazer o Bebê Dormir Melhor”.

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *