O salto dez acontece mais ou menos no primeiro ano e seis meses. Nessa fase o bebe já sabe controlar seus desejos e também entender mais claramente a vontade dos pais. Porém a forma de expressar ainda fica difícil. Ele poderá perder um pouco o apetite e também ter pesadelos nessa fase.
Nesse salto do desenvolvimento a criança começa a desenvolver a capacidade de perceber e lidar com os sistemas. A criança agora é capaz de ver claramente o mundo dos princípios. A criança nessa fase começa a entender que pode escolher como quer ser e agir: honesta, prestativa, cuidadosa, amorosa, brincalhona, paciente, etc. Ou pode optar em ser o oposto. A partir desta idade, os pais começam a perceber que a criança já consegue defender seus valores.
Essa fase é a mais importante para moldar os valores e comportamentos da criança. Vamos entender mais adiante como esse salto funciona e como os pais podem ajudar o desenvolvimento da criança de maneira positiva.
Além do Salto 10 os bebês passam por mais outros 9 saltos do desenvolvimento antes.
Vamos entender o que são Saltos do Desenvolvimento e como é possível ajudar os bebês a aproveitar essa fase de maneira tranquila.
O que são saltos do desenvolvimento?
Para quem tem um bebê em casa, é incrível observar o quão rapidamente eles se desenvolvem, não é verdade?
Os bebês parecem se adaptar facilmente ao mundo exterior ao útero, mas de repente, quando tudo parece estar em ordem, surgem os choros e as dificuldades para dormir, comer, e muito mais.
Você está tendo problemas em colocar seu bebê para dormir? Clique aqui para descobrir como fazer o seu bebê dormir mais de 10 horas seguidas (de forma natural e gentil) com o Método Bebê Dorminhoco. Você merece recuperar o prazer das suas noites de sono tranquilas!
As flutuações de humor nos bebês muitas vezes estão associadas ao seu processo de desenvolvimento. É muito provável que o bebê esteja atravessando o que chamamos de “salto de desenvolvimento”.
Esses saltos são momentos nos quais o bebê está absorvendo novas habilidades. Isso pode resultar em estresse comportamental, algo completamente normal, já que o bebê pode estar ansioso com uma descoberta recente ou sentir medo. Podemos dizer que todas as mudanças na vida trazem desconforto, medo e ansiedade, e com os pequeninos não é diferente.
O comportamento dos bebês durante esses saltos de desenvolvimento pode variar amplamente. Eles podem se interessar profundamente nas coisas ao seu redor, ou seja, nas sensações que experimentam com as novas descobertas. No entanto, cada bebê expressa isso de maneira única. Alguns bebês ficam fascinados por tudo o que veem; outros preferem ouvir sons. E há aqueles que buscam aconchego e carinho o dia inteiro. Cada bebê é único e reage de maneira singular a cada sensação.
Podemos simplificar esse processo que os bebês vivenciam e compreender o que está acontecendo com o bebê. Os pais podem facilitar o desenvolvimento de seus filhos e guiá-los pelos saltos de desenvolvimento de maneira mais serena. Basta identificar em qual salto seu filho está no momento atual e seguir as orientações específicas para cada fase do seu bebê.
Características do Décimo Salto – Sistemas
Agora seu filho já consegue enxergar o mundo como um sistema. Imagine que ele consiga entender que todas as coisas estão interligadas. Sejam em casa com seus móveis e cômodos interligados ou pessoas que fazem parte de uma família
O seu filho começa a perceber esse sistema de maneira sutil, a começar com seu pai e sua mãe que junto dele são uma família, que não é a mesma do amiguinho. Ele começa a entender que sua casa não é a mesma do vizinho e assim por diante.
Vamos entender cada etapa desse salto e como seu bebê se expressa nesse momento de novas sensações e aprendizado.
A vontade própria e as mentiras
Seu filho começa a compreender que ele também é um ser , um sistema. Ele passa a perceber que tem suas próprias vontades, seu próprio corpo e pode controlar isso. nessa fase ele está pensando no termo Eu, eu, eu…
Agora que ele compreende que ele tem controle sobre ele, vai poder dizer não quando não quer fazer algo. Um exemplo disso é quando você pedir para ele te dar um beijo e ele negar. Outro ponto importante dessa fase são as “mentirinhas” que ele vai começar a contar. Você pode perguntar a uma criança com a boca cheia de chocolate se ele comeu o chocolate e ele vai responder “Não”.
Habilidades motoras
Agora seu filho tem um novo corpo, mais consciência do que pode fazer e por isso suas habilidades motoras não são mais como a de um bebe. Seus movimentos são mais rápidos, precisos e controlados.
Parapeitos, padrões e bordas.
É nessa fase que seu filho vai adorar andar seguindo uma linha reta, tentando se equilibrar. Deixe seu filho brincar e aproveitar essa fase. Qualquer linha no chão, rachaduras, padrões nos pisos vão se tornar diversão.
Meu ambiente é um sistema
Nessa fase seu filho já consegue identificar ruas e caminhos próximos de casa. Ele já enxerga o caminho como um sistema e já consegue identificar que está próximo de casa quando estão na rua. Ele identifica para qual direção vai certas ruas e já pode apontar para certos lugares dizendo: “ É por ali mamãe”.
Como ajudar o bebê durante o Décimo Salto – Sistemas
Vamos a seguir dar algumas dicas para ajudar o seu bebê a passar pelo salto 8 de maneira mais proveitosa para seu desenvolvimento e também com mais segurança sobre as mudanças que o pequeno vem desenvolvendo.
Dica 1: Esconde esconde
A brincadeira de esconde esconde é muito divertida, ele pode trabalhar suas habilidades de direção e também de encontrar lugares estratégicos para se esconder. Não espere muito, ele costuma se esconder próximo de onde conta, é seu limite, mas suas habilidades vão se aprimorando.
Dica 2: Conceito de tempo
Nessa fase seu filho ainda não consegue contar o tempo no relógio, mas ele já compreende que algumas coisas são realizadas antes de outra. Uma dica é sempre explicar para a criança coisas como: “ filho, primeiro nós vamos na loja e depois no parquinho”. Essas conversas são boas para ele compreender ainda mais sobre tempo e espera.
Dica 3: Isto é meu e isto é seu
As crianças nessa fase estão aprendendo o que elas podem mexer e o que não são delas e não podem mexer. Para que elas melhorem essa percepção, a dica é falar sempre sobre as coisas nomeando donos, por exemplo: “vou guardar o computador do papai”, “pegue a sua bola”, “`guarde o seu brinquedo”, “vou pegar a minha bolsa”. Essa forma de falar ajuda a criança a associar que algumas coisas não são delas e não pode mexer.
Como lidar com as mudanças e os regressos de cada salto?
Como citamos acima, durante cada salto o bebê pode ter algumas alterações não muito agradáveis no apetite, no humor e regredir um pouco no sono.
Faz parte, não é mesmo? Até mesmo nós adultos temos certas dificuldades de lidar com o novo e com mudanças, imagine para os pequenos que não conhecem nada nesse mundo.
Vamos ler a seguir algumas dicas que podem amenizar a insegurança e irritabilidade do bebê durante essas fases de mudanças e poder aproveitar seu desenvolvimento de maneira mais tranquila.
Dica 1 – Nessas fases de mudança os bebês procuram se sentir seguros, mesmo que as novas descobertas sejam divertidas, eles têm medo e por isso, muitos bebês podem precisar de mais colo. Dessa forma ele sentirá menos os desconfortos desta etapa;
Dica 2 – Os bebês se sentem seguros quando escutam os batimentos da mãe, esse som é familiar para eles e traz aconchego e segurança, por isso você pode usar um canguru ou sling para manter seu bebe mais perto e trazer mais aconchego para ele.
Dica 3 – Estimule as habilidades aptas do seu bebê a cada salto. Dessa forma ele vai se desenvolver com seu apoio, vai se sentir mais tranquilo com as mudanças e vai se divertir muito com as novas descobertas.
Dica 4 – tenha paciência com as mudanças que seu bebe enfrenta. Por mais difícil que possa ser o início de um novo salto, ao longo do tempo ele vai se adaptar e tudo vai passar.
Quais os outros Saltos do desenvolvimento e quando eles acontecem?
Os saltos do desenvolvimento acontecem mais ou menos em épocas específicas. Claro que cada bebê vai ter o seu próprio tempo, não podemos dizer o momento exato, pois cada bebê é único, mas podemos analisar mais ou menos pela idade do bebê e também pelo seu comportamento, por isso é importante observar as mudanças que seu bebê tem apresentado, seja no humor ou também nas novas coisas que ele vem fazendo.
Além do salto número 10 que descrevemos acima, existem mais 9 saltos do desenvolvimento. Vamos entender abaixo quais são e quando eles ocorrem:
O salto um acontece mais ou menos no 1º mês. Nesse momento o bebê já está descobrindo as sensações do seu corpo e também o que acontece ao seu redor. O toque das mãos da mãe, os sons, e muitas outras coisas.
O salto dois acontece mais ou menos no 2º mês. Nesse momento o bebê já está descobrindo as figuras com contraste e também já está com o pescoço mais firme, por isso pode ser colocado de bruço para estimular ainda mais seu desenvolvimento. Essa fase exige para o bebê um pouco mais de segurança que ele vai buscar na mãe e durante a amamentação.
O salto três acontece mais ou menos no 3º mês.Nessa fase o bebe já consegue ver os objetos claramente e deverá aos poucos tentar acompanhá-lo, ele já tenta e muitos já conseguem movimentar os olhos e a cabeça na direção na qual o objeto é movido. Nessa fase o bebe também já consegue brincar com um chocalho e ouvir o som. Ele também pode começar a chorar mais alto que o normal.
O salto quatro acontece mais ou menos no 4º mês. Nessa fase o bebe já começa a emitir sons mais agudos e quando o pai e a mãe não estão por perto eles podem fazer sons a fim de chamá-los. Essa fase também pode trazer mais choros, porém é a fase que o bebe começa a brincar mais tempo sozinhos.
O salto cinco acontece mais ou menos no 5º mês. Nessa fase o bebê começa a ficar mais curioso para saber o que acontece com algumas coisas, como por exemplo, jogar um objeto no chão, puxar etiquetas de roupas, brincos, etc. Ele também demonstrará insatisfação quando os pais se ausentam. Esta fase pode deixar o bebe mais incomodado, chorando mais. O colo e a amamentação são grandes aliados nessa fase.
O salto seis acontece mais ou menos no 7º mês. Nessa fase o bebê já começa a perceber as palavras e demonstrar que entende algumas delas. Essa fase ele também começa a bater palmas e a querer engatinhar. Vai demonstrar mais afeto pela mãe e querer ficar mais perto.
O salto sete acontece mais ou menos no 10º mês. Nessa fase o bebe já começa a entender que os objetos têm funções específicas e ele tenta usar da maneira certa. Por exemplo uma bola que é para chutar, a colher para comer, etc. Nessa fase ele também passa a demonstrar mais à vontade dele, de comer, de não dormir, de brincar, etc.
O salto oito acontece mais ou menos no 11º mês. Nessa fase o seu bebê começa a usar a criatividade. Começa a pegar objetos e fazer como brinquedo, uma colher pode virar avião, um controle da TV pode virar um telefone. nessa fase ele também observa o que os adultos fazem e tenta imitar adultos fazem e tenta imitar.
O salto nove acontece mais ou menos no primeiro ano e dois meses. Nessa fase o bebe já começa a querer se vestir sozinho, também testará as emoções e começará a fazer negociações. Essa fase também é o momento em que ele começa a não querer ir com outras pessoas a não ser a mãe.
10º Salto – Controle do seu corpo:
O salto dez acontece mais ou menos no primeiro ano e seis meses. Nessa fase o bebe já sabe controlar seus desejos e também entender mais claramente a vontade dos pais. Porém a forma de expressar ainda fica difícil. Ele poderá perder um pouco o apetite e também ter pesadelos nessa fase.
Agora que você compreendeu como funciona o salto do desenvolvimento número 10, aproveite para aprender mais sobre esses outros saltos que citamos acima. Quanto mais compreender como funciona cada salto, mais fácil será para o bebe e também para você passar pelas mudanças de maneira tranquila e proveitosa. Cada passo novo no desenvolvimento que seu bebe avança, para ele é divertido e ele tem o desejo de melhorar e treinar as novas habilidades. Apenas incentive e parabenize para que ele consiga avançar cada vez mais.