O salto número 1 é um grande salto de desenvolvimento. Acontece mais ou menos na semana 5, e para alguns bebês mais adiantados na semana 4. Nessa fase seu bebê vai começar a dar o primeiro salto para seu desenvolvimento mental
Observem agora que muitas novas sensações bombardeiam seu bebê no interior e exterior, e os bebês ficam fascinados com essas novas sensações.
Essas novas descobertas do bebê têm ligações com o desenvolvimento de seus órgãos internos e também do seu metabolismo. Outras ocorrem pelo aumento de seu estado de alerta:
Nessa fase os sentidos dos bebês estão mais sensíveis do que quando recém nascidos. Isso ocorre porque os bebês começam a ter novas percepções sobre o que acontece ao seu redor e também no seu corpo interno.
Por isso esse salto é chamado de DESCOBRINDO AS SENSAÇÕES. Nessa fase o bebê já consegue fixar mais o olhar, sorrir de maneira mais sociável e não por reflexo e vai ter o desejo de ficar acordado por mais tempo e pode exigir contato físico e mamar mais vezes ao dia.
Essa descoberta pelas sensações que os sons, o toque e a identificação de objetos pelo olhar trazem, deixa o bebê ansioso e fascinado.
Além do Salto 1 – descobrindo as sensações, os bebês passam por mais outros 9 saltos do desenvolvimento.
Vamos entender o que são Saltos do Desenvolvimento e como é possível ajudar os bebês a aproveitar essa fase de maneira tranquila.
O que são saltos do desenvolvimento?
Para quem tem um bebê em casa é fácil notar o quanto eles mudam e se desenvolvem bem rápido, não é mesmo?
Os bebês parecem se adaptar com muita facilidade no mundo externo ao útero e de repente quando tudo parecia flores, voltam os choros e as dificuldades para dormir, comer, etc.
Algumas alterações de humor dos bebês se dão pelo seu processo de desenvolvimento. É muito possível que o bebê esteja passando pelo que chamamos de salto do desenvolvimento.
Os saltos do desenvolvimento são aqueles momentos em que o bebê está aprendendo uma nova habilidade. Esses momentos vem acompanhado de alguns estresses comportamentais nos bebês, o que podemos dizer ser normal, já que o bebe pode estar ansioso com uma nova descoberta, ou sentir medo. Podemos dizer que todas as mudanças na vida trazem desconforto, medo e ansiedade, e com os pequeninos não é diferente.
O comportamento dos bebês diante dos saltos do desenvolvimento pode variar de um para outro. Os bebês ficam interessados nas coisas que se passam ao seu redor, ou em outras palavras, nas sensações que eles sentem com as novas descobertas, porém, cada bebê expressa isso da sua maneira. Existem bebês que são fascinados por tudo o que veem; outros bebês preferem ouvir sons. E tem aqueles que gostam de aconchego e carinho o dia inteiro. Cada bebê é único e vai agir de maneira diferente para cada sensação.
Mas podemos simplificar esse processo que os bebês vivenciam e compreender o que está acontecendo com o bebê. Os pais podem ajudar o seu filho a se desenvolver e também a passar pelos saltos do desenvolvimento de maneira mais tranquila. Basta identificar em qual salto seu filho está no momento atual e seguir as dicas que temos para cada fase do seu bebe.
Características do Primeiro Salto – descobrindo as sensações
Nas fases das sensações os bebês começam a expressar de maneira mais visível para os pais o que sentem com o que acontece ao seu redor. Cada bebê tem suas características. Alguns gostam mais das coisas que vêm e outros gostam mais de sons.
Vamos entender cada etapa desse salto e como seu bebê se expressa nesse momento de novas sensações e aprendizado.
Circunferência da cabeça
Durante o salto um, já se percebe que a circunferência da cabeça do seu bebê subitamente aumentou. Você vai perceber essas mudanças de crescimento com muito mais frequência nos próximos meses do que em qualquer outro período do seu bebê. A circunferência da cabeça do bebê não cresce devagar, ela cresce em surtos, de maneira súbita e rápida.
A primeira lágrima
Quando o seu bebê estiver vivendo o salto número um – das sensações, você perceberá as primeiras lágrimas durante o choro.
Os recém-nascidos choram com som, porém ainda não tem fluidos, e não produzem lágrimas! Mas após o primeiro mês os olhos secretam fluidos, porque sem os fluidos os olhos do bebê ficariam vermelhos e irritados.
A visão do bebê
Quando o bebê ainda é recém nascido, sua visão é diferente. Eles enxergam, mas as informações da visão são enviadas ao cérebro de maneira diferente dos adultos.
Por volta de quatro ou cinco semanas, os sentidos do bebê passam por um crescimento rápido. Nessa fase o seu bebê está muito mais interessado no que se passa ao seu redor.
Quando nascem, os bebês só conseguem focar em objetos que estejam a menos de 20 a 30 centímetros de distância de seus olhos. Essa é a distância do seio até o rosto da mãe, mas agora, durante o salto um, eles podem focar em objetos que estão até 76 centímetros de distância.
Os contrastes
Você pode perceber que o seu bebê agora está fascinado pelos contrastes. Após dar esse salto, seu bebê vai começar a ver ainda mais e vai ficar mais fascinado pelos objetos. Nesse salto ele começa a enxergar de forma mais precisa. O bebê para de prestar atenção aos detalhes e aos padrões dos objetos e começa a observar os contrastes. O seu bebê vai adorar as imagens com alto contraste, porém, ele vai compreender essa imagem de uma forma diferente de você. Ele vai apenas ver contrastes e manchas, enquanto um adulto já consegue associar um desenho e uma forma.
O Metabolismo
Nesta idade, o seu bebê já tem um metabolismo mais estável, seja para a digestão e outros probleminhas iniciais dos bebês. Você vai perceber também que ele vai passar mais tempo acordado.
Como ajudar o bebê durante o Primeiro Salto – descobrindo as sensações
Vamos a seguir dar algumas dicas para ajudar o seu bebê a passar pelo salto um de maneira mais proveitosa para seu desenvolvimento e também com mais segurança sobre as mudanças que o pequeno vem desenvolvendo.
Dica 1: Contrastes
Como citamos acima, seu bebê já consegue ver contrastes e fica fascinado com isso. Ele deve preferir listras e objetos angulares, use uma parte do tempo com o bebê para lhe mostrar vários contrastes e de o tempo necessário para ele observar e aprender. Lembre-se que o foco de visão do bebê nessa fase é de 76 centímetros. Você vai perceber o quanto fascinado ele fica quando observa as imagens e pode ficar olhando por um bom tempo.
Dica 2: Conversas
Os bebês adoram rostos, eles observam as expressões faciais e também adoram ouvir as vozes. Sente-se em um local confortável e coloque seu rosto perto do rosto de seu bebê. Fale com ele sobre várias coisas e de um tempo entre um assunto e outro para ele tentar interagir. Você vai perceber que ele quer interagir e está gostando desse negócio de ouvir você falar.
As expressões faciais são importantes também, os bebês querem imitar e por isso você pode ser bem expressiva com seu bebê, ele vai adorar e vai tentar te imitar.
Quando seu bebê virar a cabeça para o lado, é o momento de parar… Para ele já basta.
Dica 3: Os sons
Pegue um chocalho cheio de contrastes e um sino pequeno. Balance um a cada lado e deixe ele virar de um lado para o outro para reconhecer o sons. Deixe ele também olhar o brinquedo. Essa dica vai despertar muita curiosidade no bebe e ele vai adorar associar os sons ao objeto, que ele ainda vê como contraste.
Dica 4: Massagear & Tocar
As sensações são o que seu bebê está vivendo nesse salto. Então aproveite para explorar essa fase fazendo massagens em seu bebe. Ele adora ser tocado, dos pezinhos até a cabeça. Isso traz relaxamento para o bebe e também estreita o vínculo entre mãe e filho.
Esse momento pode trazer para o bebê mais segurança, tranquilidade e bem estar. Além de ser muito saudável para o desenvolvimento afetivo do seu filho.
Como lidar com as mudanças e os regressos de cada salto?
Como citamos acima, durante cada salto o bebê pode ter algumas alterações não muito agradáveis no apetite, no humor e regredir um pouco no sono.
Faz parte, não é mesmo? Até mesmo nós adultos temos certas dificuldades de lidar com o novo e com mudanças, imagine para os pequenos que não conhecem nada nesse mundo.
Vamos ler a seguir algumas dicas que podem amenizar a insegurança e irritabilidade do bebê durante essas fases de mudanças e poder aproveitar seu desenvolvimento de maneira mais tranquila.
Dica 1 – Nessas fases de mudança os bebês procuram se sentir seguros, mesmo que as novas descobertas sejam divertidas, eles têm medo e por isso, muitos bebês podem precisar de mais colo. Dessa forma ele sentirá menos os desconfortos desta etapa;
Dica 2 – Os bebês se sentem seguros quando escutam os batimentos da mãe, esse som é familiar para eles e traz aconchego e segurança, por isso você pode usar um canguru ou sling para manter seu bebe mais perto e trazer mais aconchego para ele.
Dica 3 – Estimule as habilidades aptas do seu bebê a cada salto. Dessa forma ele vai se desenvolver com seu apoio, vai se sentir mais tranquilo com as mudanças e vai se divertir muito com as novas descobertas.
Dica 4 – tenha paciência com as mudanças que seu bebe enfrenta. Por mais difícil que possa ser o início de um novo salto, ao longo do tempo ele vai se adaptar e tudo vai passar.
Quais os outros Saltos do desenvolvimento e quando eles acontecem?
Os saltos do desenvolvimento acontecem mais ou menos em épocas específicas. Claro que cada bebê vai ter o seu próprio tempo, não podemos dizer o momento exato, pois cada bebê é único, mas podemos analisar mais ou menos pela idade do bebê e também pelo seu comportamento, por isso é importante observar as mudanças que seu bebê tem apresentado, seja no humor ou também nas novas coisas que ele vem fazendo.
Além do salto número um que descrevemos acima, existem mais 09 saltos. Vamos entender abaixo quais são e quando eles ocorrem:
1° Salto – Descobrindo as sensações: O salto um acontece mais ou menos no 1º mês. Nesse momento o bebê já está descobrindo as sensações do seu corpo e também o que acontece ao seu redor. O toque das mãos da mãe, os sons, e muitas outras coisas.
2° Salto – Compreendendo os padrões: O salto dois acontece mais ou menos no 2º mês. Nesse momento o bebê já está descobrindo as figuras com contraste e também já está com o pescoço mais firme, por isso pode ser colocado de bruço para estimular ainda mais seu desenvolvimento. Essa fase exige para o bebê um pouco mais de segurança que ele vai buscar na mãe e durante a amamentação
3° Salto – Aprimorando suas habilidades: O salto três acontece mais ou menos no 3º mês. Nessa fase o bebê já consegue ver os objetos claramente e deverá aos poucos tentar acompanhá-lo, ele já tenta e muitos já conseguem movimentar os olhos e a cabeça na direção na qual o objeto é movido. Nessa fase o bebê também já consegue brincar com um chocalho e ouvir o som. Ele também pode começar a chorar mais alto que o normal.
4° Salto – Reconhecendo os sons: O salto quatro acontece mais ou menos no 4º mês. Nessa fase o bebe já começa a emitir sons mais agudos e quando o pai e a mãe não estão por perto eles podem fazer sons a fim de chamá-los. Essa fase também pode trazer mais choros, porém é a fase que o bebe começa a brincar mais tempo sozinhos.
5º Salto – Fazendo relações: O salto cinco acontece mais ou menos no 5º mês. Nessa fase o bebê começa a ficar mais curioso para saber o que acontece com algumas coisas, como por exemplo, jogar um objeto no chão, puxar etiquetas de roupas, brincos, etc. Ele também demonstrará insatisfação quando os pais se ausentam. Esta fase pode deixar o bebe mais incomodado, chorando mais. O colo e a amamentação são grandes aliados nessa fase.
6º Salto – Começando a se integrar: O Salto seis acontece mais ou menos no 7º mês. Nessa fase o bebê já começa a perceber as palavras e demonstrar que entende algumas delas. Essa fase ele também começa a bater palmas e a querer engatinhar. Vai demonstrar mais afeto pela mãe e querer ficar mais perto.
7º Salto – Curiosidade sobre o que é e para que serve as coisas: O salto sete acontece mais ou menos no 10º mês. Nessa fase o bebe já começa a entender que os objetos têm funções específicas e ele tenta usar da maneira certa. Por exemplo uma bola que é para chutar, a colher para comer, etc. Nessa fase ele também passa a demonstrar mais à vontade dele, de comer, de não dormir, de brincar, etc.
8º Salto – Brincando com objetos: O salto oito acontece mais ou menos no 11º mês. Nessa fase o seu bebê começa a usar a criatividade. Começa a pegar objetos e fazer como brinquedo, uma colher pode virar avião, um controle da TV pode virar um telefone. nessa fase ele também observa o que os adultos fazem e tenta imitar adultos fazem e tenta imitar.
9º Salto – Desejo de independência: O salto nove acontece mais ou menos no primeiro ano e dois meses. Nessa fase o bebe já começa a querer se vestir sozinho, também testará as emoções e começará a fazer negociações. Essa fase também é o momento em que ele começa a não querer ir com outras pessoas a não ser a mãe.
10º Salto – Controle do seu corpo: O salto dez acontece mais ou menos no primeiro ano e seis meses. Nessa fase o bebe já sabe controlar seus desejos e também entender mais claramente a vontade dos pais. Porém a forma de expressar ainda fica difícil. Ele poderá perder um pouco o apetite e também ter pesadelos nessa fase.
Agora que você compreendeu como funciona o salto do desenvolvimento número 1, aproveite para aprender mais sobre esses outros saltos que citamos acima. Quanto mais compreender como funciona cada salto, mais fácil será para o bebe e também para você passar pelas mudanças de maneira tranquila e proveitosa. Cada passo novo no desenvolvimento que seu bebe avança, para ele é divertido e ele tem o desejo de melhorar e treinar as novas habilidades. Apenas incentive e parabenize para que ele consiga avançar cada vez mais.