Saiba como evitar o desmame precoce do seu filho

Saiba como evitar o desmame precoce do seu filho

Pode parecer que não, mas o desmame precoce acontece com mais frequência do que imaginamos.

Existem diversos motivos para ele acontecer, entre eles estão a dor durante a amamentação, o receio com relação à produção de leite, a falta de suporte dado à mãe, o cansaço, dentre outros fatores que podem influenciar.

Não existe idade certa para realizar o desmame do bebê, mas o recomendado pelo Ministério da saúde é que a amamentação aconteça nos primeiros dois anos de vida, e a partir dos seis meses, ela seja complementada com o início da introdução alimentar.

É importante evitar o desmame precoce, pois previne alergias, vários problemas respiratórios, baixa imunidade e também doenças crônicas.

Com todo o cuidado que essa fase requer, a Bebê Dorminhoco preparou um material super especial para as mamães. Fique conosco e boa leitura! 

Quais os tipos de aleitamento materno?

 

  • Aleitamento exclusivo: quando o bebê recebe somente o leite da mãe, direito do peito, pelo método de ordenha ou até mesmo leite humano vindo de outra mãe.

  • Aleitamento materno dominante: quando a criança recebe além do leite materno, consome outro tipo de líquido como: água, bebidas que contém água ou sucos naturais.

  • Aleitamento materno: independente de outros alimentos para complementar, o aleitamento materno é quando a criança recebe a amamentação.

  • Aleitamento complementado: nesse tipo de aleitamento, a criança recebe comidas sólidas ou semi-sólidas para complementar na alimentação.

  • Aleitamento misto ou parcial: O bebê chega a receber o leite materno, mas complementa com outros tipos de leite, como por fórmula, por exemplo.

 

Aleitamento materno: qual a importância?

É nesse processo que o leite da mãe fornece os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê. Dentre as diversas vantagens do aleitamento materno, podemos destacar algumas:

 

  • O aleitamento materno protege o seu filho de problemas de saúde como doenças respiratórias e urinárias.

  • Previne alergias

  • Relacionamento de mãe e filho se estreita

  • Melhora na evolução da cavidade bucal 

 

 

Benefícios da amamentação

Além de todos os benefícios, o aleitamento materno auxilia no fortalecimento e desenvolvimento do seu filho. Quanto maior for o tempo de amamentação, mais benefícios  terá o bebê.

Separamos algumas dicas para impedir o desmame precoce:

  • Pessoas que te apoiem: esteja perto de pessoas que estejam com você, a amamentação é um dos momentos mais delicados da maternidade onde a mãe precisa mesmo de apoio moral e psicológico.

Busque por grupos de apoio: dessa forma fica mais fácil de dividir experiências, angústias e os medos enfrentados.

  • Se informe dos problemas relacionados à amamentação: ao buscar informações, você fica por dentro do que aconteceu com outras mães, se informa e se inspira em relatos de outras mães.

Com isso, você cria algumas formas de evitar que acontecimentos negativos aconteçam com seu filho.

  • Não faça a introdução alimentar antes da hora: É importante que o momento de introdução alimentar seja feito com cautela pelos pais e por um profissional. Como já indicamos, o recomendado é que a amamentação aconteça nos primeiros dois anos de vida.

 

Quando ele acontece antes do tempo, esse acontecimento pode gerar ansiedade e até mesmo depressão.
 

Teste da linguinha: para reduzir o desmame precoce 

A língua presa, é um problema que acontece com muitas crianças desde o nascimento. Se a criança apresenta algum tipo de dificuldade no aleitamento materno por conta de frênulo lingual, a chance do desmame precoce ocorrer é três vezes maior por conta dessa complicação.

Por conta dele, o bebê não consegue mamar por tanto tempo, assim como não consegue consumir o leite da maneira certa, todos esses fatores podem desencadear o desmame precoce, por isso o teste da linguinha é defendido por diversos profissionais.

Esse teste é feito pelo fonoaudiólogo, onde ele observa a movimentação da língua da criança e como o freio está preso. Essa avaliação ocorre quando o bebê chora ou até mesmo durante a amamentação.

Após esse exame feit

o pelo profissional, ele preenche um protocolo onde são colocadas todas as características que a criança apresenta para a determinação de um diagnóstico final.       

É um método extremamente rápido e indolor para o bebê, e o recomendado é que ele aconteça no primeiro mês de vida. Quanto mais cedo o teste da linguinha for realizado, mais tempo os pais terão para resolver possíveis problemas.

Como a bebê dorminhoco pode te ajudar?

Quando o desmame é feito de maneira precoce, a probabilidade do seu filho acordar de madrugada com fome é muito grande. Ele pode acordar por vários motivos, mas com a falta do aleitamento materno pode ocorrer falta de nutrientes necessários, fazendo com que ele acorde com mais frequência.

Na Bebê Dorminhoco, te auxiliamos na qualidade do sono familiar. Quando o seu filho dorme bem, a maternidade e o relacionamento entre mãe e bebê acabam sendo impactados positivamente. Além disso, o sono de qualidade ajuda no desenvolvimento do bebê.

Não perca tempo, e não passe mais uma noite sequer sem dormir. Venha fazer parte do time de mães que dormem noites completas! 

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *