Qual a melhor posição para o bebê dormir

Qual a melhor posição para o bebê dormir

Na época das avós e de algumas mães, entre os anos 70 e 80, era recomendado que os bebês fossem colocados de bruços no berço com a explicação de essa posição ajudaria a fortalecer a coluna, a firmar melhor a cabeça e a evitar que o bebê se engasgasse, facilitando em caso de regurgitação.

Com o tempo, a posição adequada mais orientada era a de lado, o que era motivo de preocupação para as mães, que frequentemente precisam arrumar seus bebês que se mexiam a todo o momento e preferiam ficar de barriga para cima. Mal sabiam essas mães que certo mesmo eram os bebês em querer ficar assim.

A posição correta é de barriga para cima

Estudos relacionados à Síndrome da Morte Súbita, quando bebês com idades entre 2 a 3 meses, podendo ocorrer até 1 ano, morrem no berço sem qualquer motivo aparente, levaram especialistas a orientar mães, avós e cuidadores a colocarem os bebês, desde o primeiro dia de vida, deitados de barriga para cima no berço.

Existem algumas orientações para o sono do seu bebê ser mais seguro:

– O lugar onde o bebê dorme deve ser uma superfície plana e firme, sendo a densidade 28 a mais recomendada. Se houver a ocorrência de refluxo, procure elevar a cabeceira, mas sem utilizar cobertores ou lençóis extras, que podem ser motivo de sufocamento.

– Os kit de berço são lindos e dão a falsa impressão de proteção contra o frio e possíveis impactos do bebê contra as grades do berço. Mais especialistas desaprovam o uso deles, assim como qualquer objeto no berço como ursinhos, brinquedos, paninhos, entre outros.

– Outra dica importante é colocar lençóis de elástico nos berços, aqueles que fiquem firmes no colchão. Durante o movimento do bebê, os lençóis podem se soltar.

– Bebês também sentem calor, por isso, em dias mais quentes não é necessário enche-lo de roupas. O superaquecimento pode, sim, ser uma causa da morte súbita;

– Uma dica em dias frios é usar os sacos de dormir, eles deixam o bebê quentinho ao mesmo tempo que mantém os braços livres para o movimento de se virar em caso de regurgitação.

Share

Karla Mendonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *