Principais cuidados com bebê prematuro

cuidados com bebê prematuro

O nascimento de um bebê prematuro é sempre um grande motivo de preocupação. No Brasil esse acontecimento é comum e todos nós já tivemos alguém próximo que passou ou irá passar por isso.


A taxa de prematuros, nascidos antes de completar no mínimo 37 semanas, atualmente é de mais de 12% dos nascimentos, segundo o
ministério da saúde.

Há diferentes graus de prematuridade e cada um deles exige um nível de cuidados, e um período maior ou menor de internação. Apesar da necessidade de cuidados especiais, o desenvolvimento de bebês prematuros se dá de maneira muito satisfatória. Observe os principais cuidados com um bebê prematuro.

O que leva um bebê a nascer prematuro

O parto prematuro é uma situação arriscada tanto para a mãe quanto para o bebê, mas existem várias circunstâncias que tornam a manutenção da gravidez mais perigosa do que a opção de dar à luz antes do período regular.

Veja algumas das situações mais comuns que levam ao parto prematuro:

  • Descolamento da placenta;

  • Abertura do colo do útero;

  • Rotura prematura da bolsa;

  • O consumo de drogas, como tabaco e álcool;

  • Miomas;

  • Gravidez de gêmeos;

  • Diabete;

  • Infecções;

  • Aumento da pressão arterial na gravidez;

  • Alterações clínicas na gestante ou no feto que necessitem da interrupção.

    Nem sempre é possível diagnosticar ou prevenir os motivos de um parto prematuro, mas você pode evitar a maioria dos quadros que levam a isso ao seguir a agenda de acompanhamento pré-natal corretamente e tomar os devidos cuidados com a saúde durante a gestação.


Principais particularidades de um bebê prematuro

Como dito anteriormente, partos prematuros são muito comuns, mas com a medicina atual e os cuidados corretos a taxa de sucesso tanto dos partos quanto do desenvolvimento dos bebês é muito alta.

Ou seja, é preciso que haja um acompanhamento rigoroso e muita dedicação, para que o bebê se desenvolva sem nenhuma intercorrência ou sequela.

A primeira característica de um bebê prematuro é seu peso baixo, a média fica em torno dos 2 kg, porém quanto mais cedo o bebê nascer menor o seu peso. Outras características comuns são:

  • Pele muito fina;

  • baixa taxa de gordura corporal;

  • cabeça muito desproporcional ao tamanho do corpo;

  • pouco cabelo;

  • pés e mãos com poucos ou nenhum sulco;

  • olhos fechados;
  • reflexos lentos;

  • movimentos desorganizados.

Essas particularidades variam em grau e quantidade dependendo do nível de prematuridade do bebê podendo ser uma condição mais severa ou mais leve conforme o quão tardio foi o parto.


Mas, com o acompanhamento correto, a condição de prematuridade não deve causar grande preocupação, já que em poucas semanas ele completa seu desenvolvimento e ganha o peso necessário para ser considerado saudável.

Período de internação de um bebê prematuro

 

Os órgãos de um bebê recém-nascido são imaturos, logo um bebê prematuro precisa de muita atenção nessa parte e quanto mais cedo for o parto mais cuidados especializados são necessários, isso leva a necessidade de acompanhamento integral que somente um hospital pode dar.

Em geral, a internação é por um período curto, até que o bebê fique com um peso superior a 2,5 kg e não precise mais de suporte para respiração, por exemplo. Claro que isso varia conforme as circunstâncias do bebê.

Além disso, a mãe também precisa de acompanhamento multidisciplinar, tanto para a saúde mental quanto para cuidar da produção de leite. A mãe com um filho prematuro irá produzir leite normalmente, porém não poderá amamentar o bebê diretamente, assim precisa retirar o leite para evitar complicações.

O período que um bebê passa na UTI Neonatal pode ser curto, mas é muito difícil para a família, por isso é importante que haja um acompanhamento psicológico e muito suporte do núcleo familiar e social.


Cuidados ao levar o bebê para casa


Levar o seu bebê para casa é um momento de muita felicidade, já que simboliza que ele está saudável o suficiente para não precisar mais do suporte médico integral.

Porém, este também é um momento de grande insegurança para os pais. Por isso é importante que ao se tornar a família de um bebê prematuro procure desde o início da internação o treinamento com a equipe de saúde que faz o acompanhamento na UTI.

Fique atento às orientações de cuidados diários e as dicas para evitar problemas de saúde em seu bebê. Alguns dos pontos importantes nos cuidados são:

  1. Medicações: Os bebês que saem de internação podem precisar tomar medicações ou no mínimo vitaminas, por isso se prepare para não esquecer a programação de medicamentos e vitaminas do seu bebê.
  2. Fique atento aos sinais: é importante que você esteja atento aos sinais de que seu bebê não está bem, para isso observe-o com atenção e oriente os demais responsáveis pelo cuidado a seguir o mesmo, alguns sinais são:

    • Engasgos frequentes ao mamar;


    • bebê ficar roxinho ou pálido;


    • hipotermia;


    • febre;


    • urinar raramente;


    • ofegar principalmente ao mamar;


    • ter pouca reação a estímulos externos.


    Se notar alguns destes fatores procure ajuda médica imediatamente.

  3. Vacinas: A carteira vacinal do seu bebê deve estar em dia. Quando prematuro isso é ainda mais importante já que um organismo frágil pode estar mais suscetível a infecções e a complicações decorrentes delas. Converse com o pediatra e verifique quais as vacinas seu bebê precisa.
  4. Higienização: como dissemos anteriormente bebê possuem um organismo frágil, logo os cuidados com higiene precisam ser redobrados, todos que entrarem em contato com o bebê precisam estar com as mãos higienizadas e não podem estar doentes, um simples resfriado pode ser muito complicado para um bebê prematuro. Evitar que ele respire o ar com fumaça, de carros ou de cigarro, além de evitar aglomerações e sair em público antes dele completar o primeiro ciclo de vacinas.

  5. Acompanhamento Pediátrico: O acompanhamento com o pediatra e as visitas regulares nos centros de saúde para certificar o desenvolvimento do seu bebê são essenciais, pode ser necessário o encaminhamento para outros profissionais de saúde, e o pediatra pode identificar esses casos precocemente.

Padrão de alimentação e sono

Levar o bebê que nasceu prematuro para casa é um grande alívio, mas também é um momento de grande esforço e de exaustão, já que a rotina de sono é totalmente alterada pela chegada do bebê.

Um bebê recém-nascido ou prematuro pode dar a falsa impressão de estarem saciados por serem mais quietos e lentos ao se alimentar, é importante reconhecer os sinais do seu bebê como ele se comporta e entender seu ritmo.

Lembre-se também que os bebês possuem um ritmo de sono muito diferente de um adulto, por isso você precisa respeitar suas janelas de sono.

Entenda como funciona o sono de um bebê em cada fase, lendo este artigo.

Se estiver com dificuldades para fazer seu bebê descansar, entre em contato com nossa equipe que vamos te ajudar a ter noites tranquilas e a proporcionar ao seu bebê o sono que ele precisa para se desenvolver.

Share

Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *