Preparativos finais: organizando o chá de bebê

Com pouco tempo faltando para o momento tão esperado desde o anúncio da gravidez, chegou a hora de reunir a família e os amigos para celebrar a chegada de mais um membro da família.
O chá de bebê é uma festa realizada entre o 6º e o 8º mês de gestação, organizada pelos pais do bebê para reunir as pessoas mais próximas e comemorar a chegada iminente da criança.
Existem vários tipos de festa de chá de bebê, que apresentam objetivos e atividades diferentes. Por exemplo, o chá de revelação reúne todo mundo para revelar o sexo do bebê, seja ao cortar o bolo, ou com o estouro de confetes.
Seja qual for a festa, durante o evento, é comum que a decoração seja idealizada conforme o tema, assim como as atividades e brincadeiras que forem compor o cronograma da festa.
Além disso, os convidados também ajudam os pais a preencherem a lista do enxoval com presentes para o bebê, sejam brinquedos, acessórios ou utensílios de higiene, para demonstrar carinho e apreço à criança e aos pais.
Para te ajudar a preparar um dos momentos mais importantes da gravidez, preparamos um conteúdo com as principais informações para você fazer um chá de bebê completo e inesquecível. Vamos lá?
Como fazer chá de bebê
Para fazer um chá de bebê completo, é necessário seguir uma checklist com os principais componentes desse tipo de festa.
Pense com carinho em quem serão os convidados, escolha a data certa e reserve o local. Faça tudo isso com antecedência para evitar quaisquer problemas maiores quando estiver chegando a hora da festa.
A seguir, listamos os principais componentes de um chá de bebê para auxiliar no planejamento da sua festa:
Decoração para chá de bebê
A decoração do seu chá de bebê é uma das prioridades mais importantes para a realização da festa. Ela deve ser decidida e montada com antecedência para que a procura e compra dos itens economize tempo e dinheiro.
Pesquise referências na internet e decida as cores, as decorações das mesas e paredes. É comum a presença de balões e flores por todo o ambiente, assim como brinquedos e utensílios característicos de bebês, como chupetas, pelúcias e mamadeiras.
Algumas casas de festas oferecem aluguel de decorações completas para chás de bebê. Uma ótima alternativa caso o tempo de planejamento seja curto.
Convite para chá de bebê
Agora que você já tem a data, o local e a decoração decididos, é hora de montar um dos principais componentes de um chá de bebê: os convites.
Seja criativa e inovadora. Adicione elementos no design que casem com as cores e decoração da festa para estabelecer uma identidade visual em tudo que envolver a festa. Não se esqueça, é claro, de colocar todas as informações essenciais, como a data, horário e local.
Existem sites de edição online na internet que oferecem templates prontos para você personalizar e incluir as informações necessárias. Caso sinta a necessidade, contratar um designer gráfico para fazer o convite pode deixar tudo ainda mais elegante e original.
Dica de ouro para o convite: seja concisa nas informações e aproveite o espaço dos designs para incluir a lista do enxoval.
Montando a lista do enxoval
A lista do enxoval para o chá de bebê é reunir os principais itens necessários para cuidar do bebê, e incluí-los em uma lista para que os convidados comprem de presente para a festa.
A ideia da lista é um assunto um tanto complicado. A dúvida que mais permeia entre as mães é se a lista não está grande demais, ou se não incluiu itens suficientes para aproveitar os presentes. Ou, até mesmo, se a ideia de “pedir” os presentes não é incômoda para os convidados.
Entretanto, é importante ter em mente que essa tradição faz parte do roteiro de todos os chás de bebê.
Aqui estão alguns itens que podem ser incluídos na sua lista do enxoval:
- Brinquedos
- Mordedores
- Almofadas
- Fraldas
- Travesseiros
- Roupas
Lembranças para chá de bebê
Incluir pequenas ‘lembrancinhas’ nos componentes do seu chá de bebê pode ser a cereja do bolo da sua festa.
Entregues no final da festa, esses pequenos presentes para os convidados funcionam como um agradecimento pela presença, assim como uma lembrança do seu carinho e apreço pelo convidado.
Escolha a lembrança que caiba no seu orçamento e que atenda às suas necessidades. Algumas mães optam por lembranças mais simples, como um sabonete, chaveiro e doces. Outras preferem entregar algo mais desenvolvido, que tenha maior durabilidade.
O importante é que as lembranças sintonizem com a ideia da festa. Pense sempre que os convidados levarão para casa uma parte do seu chá de bebê.
Para mais dicas e informações sobre os inúmeros assuntos que abordam o desenvolvimento do seu bebê, desde o pré-natal até a infância, confira as outras postagens do nosso blog ou conheça o método Bebê Dorminhoco.
Aproveite as dicas que trouxemos neste texto, e bom chá de bebê!