Preciso deixar meu bebe chorando para ele dormir?

Preciso deixar meu bebe chorando para ele dormir

Muito esperado por alguns, surpresa para outros, os bebês podem chegar a uma família de diferentes formas mas, no final, é um consenso: os pequenos são amados, queridos e unanimemente fofos. Apesar das várias delícias de se ter uma criança em casa, os bebês requerem muitos cuidados dos pais, que devem ficar atentos a diversos sinais. Um deles é o choro, temido pelos responsáveis por uma criança, principalmente quando acontece à noite.

Apesar de ser incômodo, é o choro o principal meio de comunicação entre o bebê e o mundo, principalmente quando ele está incomodado com alguma coisa. Os pequenos levam aos pais os problemas que têm desde fome, cólicas, medo, dor e qualquer desconforto. Por isso, é angustiante imaginar deixar a criança chorar e não correr para confortá-la, certo?

Porém, há uma tradicional vertente referente ao choro noturno: deve-se deixar o bebê chorar durante as madrugadas para que ele possa se acalmar e dormir. Será que isso é verdade?

 

Por que deixar o bebê chorar?

Há versões que propagam a ideia de ficar perto das crianças, mas sem pegá-los no colo ou oferecer qualquer tipo de conforto – a ideia aqui é que eles entendam que é aquela a hora de dormir. Há também métodos que sugerem deixar a criança chorar em períodos específicos para treina-la a se acalmar sozinha.

Manha?

Uma das explicações da teoria sobre deixar os bebês chorando é que o pequeno faria isso como manha, e aprenderia que, ao chorar, terá o que quer. Contudo, recém-nascidos não fazem manha, pois ainda não têm capacidade cognitiva para entender isso. O cérebro de crianças tão jovens ainda não está desenvolvido o suficiente para que eles tomem uma decisão deliberada como essa. Ou seja, o choro não é pensado, e acontece para demonstrar que algo não vai bem.

 

Ansiedade por separação

Antes de nascer, os bebês passam meses no útero e, então, chegam ao mundo. É preciso um bom período para que eles se adaptem a essa nova realidade, não querendo ficar longe da mãe e ficando desconfortável quando isso acontece. Na hora de dormir, quando há essa separação da criança com o colo dos pais, é natural que a criança chore por essa ansiedade e angústia em se separar do conforto dos pais. Com a maturidade neurológica, a tendência é que esse comportamento acabe.

 

Ritual do sono

Sempre é muito importante lembrar que, para amenizar o choro noturno, é essencial implantar desde a chegada do bebê o ritual do sono. A criança precisa entender que o momento de dormir é natural, que ela não estará abandonada ao ser colocada no berço e que o quarto é um local seguro e tranquilo.

O quarto deve ser o refúgio da criança, e precisa ser aconchegante, calmo e preparado de forma a proporcionar o relaxamento: iluminação adequada, decoração que não ofereça excesso de estímulos, colchão, berço. Esses detalhes são essenciais para o surgimento de uma rotina de sono de sucesso.

Outro ponto bastante importante da rotina de sono da criança são as sonecas, uma ferramenta essencial para os pais de um recém-nascido. A premissa dos períodos de sono durante o dia é que, ao dormirem durante a manhã e a tarde, os bebês fiquem mais calmos na parte da noite e consigam dormir melhor e mais rapidamente. Ainda assim, é preciso reforçar: a rotina é a melhor amiga de um bebê como sono tranquilo.

 

Não deixe seu bebê chorar

Algumas pesquisas já trazem dados que questionam bastante a teoria que pede para não atender as crianças nas crises de choro. Estudos trazem como resultados que, ao atender prontamente os bebês, há redução gradual do choro.

Ao não confortar a criança nesse período de angústia, é possível que ela entenda estar sendo castigada por algum comportamento – lembrando aqui que a criança só vai chorar caso esteja incomodada com alguma coisa. Ou seja, ao adotar essa conduta, o pai ou mãe pode induzir a criança a reprimir fome, dor, com cólica ou qualquer outro incômodo natural. Isso pode gerar, com o tempo, ansiedade, problemas de controle emocional entre outras características negativas por conta do estresse causado na primeira infância.

A ideia da teoria que pede para os pais não deixarem os bebês chorarem a noite toda tem como base o amor e em fortalecer os vínculos emocionais. Entende-se que, ao oferecer conforto e carinho aos pequenos, eles saberão desde cedo que podem contar com os adultos para ajuda-los. Essa vertente também entende que, ao receber atenção nos momentos de desconforto, o bebê já aprenderá sobre compaixão e carinho, e crescerá de forma orgânica com essa lição.

 

Como resgatar o sono natural, profundo e relaxante do seu bebê?

Se você chegou até aqui, imagino que a situação aí esteja difícil, não é? Eu sei como é esse desespero para buscar informações que nos tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e podermos, finalmente, curtir a maternidade.
Pois bem, pensando nisso eu criei um artigo completo contando a minha história, os erros que cometi e, o melhor, como eu saí ‘dessa’.
Para acessar agora, aperte o dedo no link abaixo e depois me conta o que achou, tá?

 

Faça o Método Bebê Dorminhoco

Apesar de toda a teoria, sabemos que não é fácil aplicar todas as técnicas no dia a dia. Para ajudar as mães e os pais a conseguirem ajustar o sono do bebê e evitar as crises de choro durante as madrugadas, conte com a ajuda de uma consultora de sono. Conheça o método Bebê Dorminhoco, acesse o site e as redes sociais e veja depoimentos de mães que estão muito felizes (e descansadas) com seus bebês.

 

Share

sonodobebe