O bebê deve acordar sozinho pela manhã?

it so nice looking on little baby D7A7945 scaled

Os bebês costumam acordar apenas para atender suas necessidades fisiológicas, como mamar, arrotar e evacuar. É normal que nos primeiros meses de vida passem mais tempo dormindo do que acordados.

O que vamos descrever nesse artigo, é se está certo ou errado deixar o bebê acordar sozinho.

Especialistas em sono de bebês dizem que é muito importante criar uma rotina de sono para os pequenos, a rotina além de benéfica para os pais, também traz mais segurança para o bebê.

Se deixarmos o bebê acordar sozinho sem ao menos uma rotina, é possível que ele acorde fora dos horários, atrapalhando o sono dos pais, e que em outros horários, durante o dia, ele durma mais que o necessário.

Os bebês que tem uma rotina de alimentação e horários fixos para dormir, tendem a ser bebês mais tranquilos e seguros.

Segundo a organização mundial de pediatria, as crianças necessitam de números de horas de sono diferentes para cada idade. Nesse caso, é a partir dos quatro meses que podemos criar uma rotina mais regrada para acertar o relógio interno dos bebês.

No início da adaptação a essa rotina, é natural que os pais acordem o bebê pela manhã, ou nas sonecas do dia, para que ele se adapte a dormir o tempo certo durante o dia e mais tempo durante a noite, passando a ter um horário fixo para acordar pela manhã.

Com o tempo o bebê vai se adaptar aos horários, e vai acordar sozinho, sempre próximo do mesmo horário, para mamar, comer e brincar. Com essa rotina bem estabelecida, o bebê passará a dormir mais horas durante a noite.

 

Como estabelecer uma rotina para o bebê acordar sozinho

Da mesma forma que o horário de dormir e o da soneca precisa de uma preparação, como um banho relaxante, uma luz baixa, uma canção de ninar ou outros estímulos de sono; os bebês também precisam de uma rotina para acordar.

Eles vão se adaptar ao horário de acordar pela manhã, com sons, movimentos e após uma noite de soninho tranquila.

Se é costume criar um ambiente de sono para que o bebê durma, o momento de acordar terá uma preparação diferente, talvez uma luz, um barulho diferente, o cheiro de algo sendo preparado na cozinha.

Os bebês são estimulados pelas sensações de toque, olfato e sons, por isso essas dicas são bem valiosas na hora de estimular o bebê a acordar e dormir sempre no mesmo horário.

 

Como resgatar o sono natural, profundo e relaxante do seu bebê?

Se você chegou até aqui, imagino que a situação aí esteja difícil, não é? Eu sei como é esse desespero para buscar informações que nos tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e podermos, finalmente, curtir a maternidade.
Pois bem, pensando nisso eu criei um artigo completo contando a minha história, os erros que cometi e, o melhor, como eu saí ‘dessa’.
Para acessar agora, aperte o dedo no link abaixo e depois me conta o que achou, tá?

 

Quando devo acordar o meu bebê?

O bebê deverá ser acordado, apenas quando estiver dormindo mais que o número de horas necessárias na noite ou na soneca do dia.

Mesmo que o bebê tenha tido uma noite de sono ruim, não é recomendável deixar o bebê compensar as horas ruins de sono da noite, durante o dia. O descanso do bebê durante o dia deve seguir a recomendação de horas necessárias das sonecas, para que ele se adapte as horas necessárias da noite.

É preciso manter o tempo da soneca, para que nas próximas noites ele consiga dormir o suficiente.

Quando for necessário acordar o bebê, é preciso fazer com tranquilidade e de maneira leve. Os bebês oscilam entre um sono profundo e um sono leve, assim como os adultos.

O ideal é identificar em qual fase do sono ele está para acordá-lo de maneira tranquila.

O Sono leve dos bebês é fácil de identificar. Geralmente seu bebê move a boca como se estivesse sugando algo, mexe os braços e pernas e sorri enquanto dorme.

Quando ele estiver em seu sono leve, vai acordar mais tranquilo, sem sustos e choros.

Share

sonodobebe