Por que meu bebê não dorme?

Por que meu bebê não dorme?

Essa é uma dúvida e um problema pelo qual muitas mães passam, o desespero de não conseguir fazer com que seu bebê durma mais de duas horas seguidas de sono durante a noite. Isso causa uma sequência de acontecimentos bastante complicados: bebês irritados, mamães e papais estressados, acúmulo de tarefas, frustrações e desentendimentos.

Ter uma boa noite de sono é de extrema importância em todas as idades, especialmente para os bebês que estão em uma fase de desenvolvimento do aprendizado e uma série de adaptações comportamentais e hormonais, como entender a diferença entre o dia e a noite, assimilar o que aprendeu durante o dia, a produção de melatonina, o hormônio do sono, entre outras mudanças.

 

Por que exatamente o meu bebê não dorme

Depois que o bebê entra em casa, chega a ser literalmente um sonho poder ter momentos tranquilos para dormir, se cuidar, estudar, curtir o marido, e muito mais. É de se invejar mães que tem bebês que logo nos primeiros dias de vida dormem longas horas no período noturno. Realmente, esses bebês existem e não vieram de outro planeta.

Agora, por que exatamente o seu bebê não dorme? Para responder essa pergunta, é preciso verificar todos os fatores que podem atrapalhar o sono calmo e constante do bebê.

Fome

Primeiro, se o seu bebê mama no peito, não acredite em quem afirma que o que ele tem é fome. Se ele está se desenvolvendo normalmente e ganhando peso adequadamente, saiba que a amamentação está surtindo o efeito desejado e não é necessário introduzir qualquer complementação. Qualquer dúvida deve ser tirada com a orientação de um profissional qualificado, como um pediatra ou nutricionista.

Saúde

Mantenha uma periodicidade entre as consultas com o pediatra para saber se está tudo bem com a saúde do seu bebê. Alguns bebês, por exemplo, sofrem de cólica com mais intensidade do que outros e isso pode influenciar negativamente na qualidade do sono.

Além desse, outras doenças podem interferir como interrupção das vias aéreas, alergias ou de ouvido.

Temperatura

Por serem muito frágeis, muitos acham que bebês precisam estar agasalhados o tempo todo, mas isso não é verdade. Para o bebê dormir tranquilo é preciso ficar atento à temperatura e colocar no bebê uma roupa adequada ao clima.

Ritmo da casa

Se o ritmo da casa costuma ser agitado e o bebê está sempre em atividade isso pode trazer um certa dificuldade para se acalmar. Procure evitar brincadeiras animadas antes da hora de dormir, que irão agita-lo.

Falta de rotina

É muito importante criar uma rotina em todo o dia do bebê, principalmente a noite. Banhos, roupas confortáveis, música, ambiente tranquilo, tudo feito do mesmo jeito, todas as vezes que chegar o momento do sono noturno, para o bebê se acostumar com esse momento.

 

Ritmo Circadiano

Segundo a Wikipedia, “é o período de 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos”. O bebê ainda está no ritmo ultradiano, ou seja, sem um ritmo certo, e precisa aprender a diferença entre o dia e a noite. Durante as sonecas diurnas, mantenha o ambiente mais iluminado, sem muitas alterações. Já a noite, deixe o mínimo de luz possível e procure reduzir os barulhos da casa.

 

Procure um profissional

Em certos momentos, é preciso um olhar mais preparado para descobrir porque seu bebê não dorme tranquilo por mais tempo. É nesse momento que fazer o curso completo e ter todas as informações vindas de uma profissional especialista em sono dos bebês faz toda a diferença.

Através do curso online, muitas mamães puderam fazer seus pequenos dormirem por 12 horas seguidas de maneira natural desde os primeiros meses de vida, com muito amor e sem precisar usar a técnica de deixar seus filhos chorando. Veja os diversos depoimentos em nosso Instagram @bebedorminhoco  Até mamães famosas como Juliana Didone, Karina Bacchi, Bela Falconi e Taciele Alcolea fizeram os cursos da Bebê Dorminhoco.

Através do curso você poderá avaliar todos os itens que podem atrapalhar o sono do seu bebê e  transformar noites de pesadelo acordadas em sonhos relaxantes dormindo. E sabe o que é melhor? Você pode fazer todas as mudanças com seu bebê de forma tranquila, no seu tempo, porque você pode assistir o curso quantas vezes quiser durante 6 meses.

 

Share

Karla Mendonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe nossas redes sociais