Por que meu bebê chora para dormir?

newborn baby cry 2021 08 30 09 27 23 utc scaled

A chegada de um bebê é um momento que mistura magia, alegria, felicidade com preocupações e medos. Isso é perfeitamente normal. Além de ser delicioso ter um bebê em casa e apreciar cada etapa do desenvolvimento, ainda sim existem as preocupações com cólicas, noites de sono, alimentação e infinitas dúvidas que são plausíveis, principalmente para os pais de primeira viagem.

O sono do bebê é um dos assuntos mais comentados entre dúvidas dos pais e cuidadores. O que é normal e como se deve cuidar do bebe para dormir bem? Não deixar chorar ou deixar chorar? (…)

Apesar do choro do bebê incomodar e gerar preocupações, é dessa forma que o bebê se comunica, principalmente quando ele está incomodado com alguma coisa. Os pequenos levam aos pais os problemas que têm desde fome, cólicas, medo, dor e qualquer desconforto. Por isso, é difícil imaginar deixar a criança chorar e não correr para confortá-la, certo?

 O que se ouve por ai é que o bebe chora para dormir como manha, sendo assim, deve deixar o bebe chorar até que durma. Contudo, recém-nascidos não fazem manha, pois ainda não têm capacidade cognitiva para entender isso. O cérebro de crianças tão jovens ainda não está desenvolvido o suficiente para que eles tomem uma decisão deliberada como essa. Ou seja, o choro não é pensado, e acontece para demonstrar que algo não vai bem.

Um dos motivos que leva o seu bebê a chorar para dormir é a ansiedade pela separação.

Antes de nascerem, os bebês passam meses no útero e, então, chegam ao mundo. É preciso um bom período para que eles se adaptem a essa nova realidade, não querendo ficar longe da mãe e ficando desconfortáveis quando isso acontece. Na hora de dormir, quando há essa separação da criança com o colo dos pais, é natural que a criança chore por essa ansiedade e angústia em se separar do conforto dos pais. Com a maturidade neurológica, a tendência é que esse comportamento acabe.

 

Como ajudar o bebê a passar por essa fase

Sempre é muito importante lembrar que para amenizar o choro noturno, é essencial implantar desde a chegada do bebê o ritual do sono. A criança precisa entender que o momento de dormir é natural, que ela não estará abandonada ao ser colocada no berço e que o quarto é um local seguro e tranquilo.

O quarto deve ser o refúgio da criança, e precisa ser calmo e preparado para proporcionar o relaxamento do bebê com iluminação adequada, decoração que não ofereça excesso de estímulos, colchão, berço… 

Esses detalhes são essenciais para o surgimento de uma rotina de sono de sucesso.

Outro ponto bastante importante da rotina de sono do bebê são as sonecas, uma ferramenta essencial para os pais de um recém-nascido. A premissa dos períodos de sono durante o dia é que, ao dormirem durante a manhã e à tarde, os bebês fiquem mais calmos na parte da noite e consigam dormir melhor e mais rapidamente. 

 

NÃO DEIXE SEU BEBÊ CHORAR para dormir

Algumas pesquisas já trazem dados que questionam bastante a teoria que pede para não atender as crianças nas crises de choro. Estudos trazem como resultados que, ao atender prontamente os bebês, há redução gradual do choro.

Ao não confortar a criança nesse período de angústia, é possível que ela entenda estar sendo castigada por algum comportamento – lembrando aqui que a criança só vai chorar caso esteja incomodada com alguma coisa. Ou seja, ao adotar essa conduta, o pai ou mãe pode induzir a criança a reprimir fome, dor, cólica ou qualquer outro incômodo natural. Isso pode gerar, com o tempo, ansiedade, problemas de controle emocional entre outras características negativas por conta do estresse causado na primeira infância.

A ideia da teoria que pede para os pais não deixarem os bebês chorarem a noite toda tem como base o amor e em fortalecer os vínculos emocionais. Entende-se que, ao oferecer conforto e carinho aos pequenos, eles saberão desde cedo que podem contar com os adultos para ajudá-los. Essa vertente também entende que, ao receber atenção nos momentos de desconforto, o bebê já aprenderá sobre compaixão e carinho, e crescerá de forma orgânica com essa lição.

 

Como resgatar o sono natural, profundo e relaxante do seu bebê?

Se você chegou até aqui, imagino que a situação aí esteja difícil, não é? Eu sei como é esse desespero para buscar informações que nos tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e podermos, finalmente, curtir a maternidade.
Pois bem, pensando nisso eu criei um artigo completo contando a minha história, os erros que cometi e, o melhor, como eu saí ‘dessa’.
Para acessar agora, aperte o dedo no link abaixo e depois me conta o que achou, tá?

Share

Karla Mendonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *