O que indica a infecção de ouvido no bebê?

Bebês todos os dias conhecem novidades e devem se adaptar a elas durante sua rotina, algumas incomodam, outras são alegres, mas sempre são uma novidade para eles.
Os pequeninos enfrentam desafios diários e infelizmente, alguns deles são ruins e podem interferir em várias áreas da sua vida, inclusive na qualidade do seu sono.
A otite é um problema muito recorrente em recém-nascidos e bebês pequenos, que ficam completamente incomodados com a dor de ouvido, porém, não sabem explicar essa dor aos pais por serem tão pequenos.
Do outro lado estão os pais confusos com tanta irritação do bebê, muitas vezes, não conseguem nem identificar o motivo da raiva.
Nesse blog explicamos sobre as causas da dor de ouvido e sobre sinais que podem indicar essa condição em bebês, acompanhe a leitura e aproveite o conteúdo.
O que causa a infecção de ouvido nos bebês?
Geralmente, a infecção de ouvido acompanha algum tipo de doença respiratória, caracterizado pela proliferação de fungos e bactérias no ouvido.
As principais causas da infecção de ouvido em bebês são:
- Entrada de água: durante o banho de banheira ou piscina, por exemplo, é comum que entre água no ouvido do bebê, resultante no entupimento do canal auditivo e na dor de ouvido.
A dor de ouvido prolongada é um indicativo da infecção do ouvido.
- Objetos obstruindo o canal auditivo: bebês estão experimentando um mundo cheio de possibilidades, por isso, os pais devem se atentar quando os bebês manuseiam objetos pequenos, pois podem tentar colocar no ouvido.
- Infecções respiratórias: as doenças respiratórias quando são desenvolvidas no organismo de uma criança facilitam o aparecimento de vários sintomas, uma delas é a infecção de ouvido.
- Pressão: muito comum que bebês durante voos sintam extremo desconforto no ouvido, a mudança da pressão durante a decolagem e aterrissagem promove a sensação de entupimento do ouvido.
- Nascimento dos dentes: a erupção dos dentes em bebês é acompanhada por vários outros sintomas, a dor de ouvido é um dos sintomas que podem aparecer durante essa etapa.
- Rompimento do tímpano: todo cuidado é pouco durante a limpeza do ouvido do bebê, hastes flexíveis se manuseadas incorretamente podem gerar a perfuração do tímpano, resultando em uma infecção de ouvido grave.
Como identificar a infecção de ouvido nos bebês?
Se o bebê ainda não fala, é necessário que os pais se atentem ao aparecimento de alguns sintomas que podem indicar a infecção de ouvido, tais como:
- Choro constante
- Irritação excessiva
- Sangramento do ouvido
- Colocar a mão na orelha e ouvido repetidamente
- Balanço excessivo da cabeça
- Incômodo e /ou dor ao repousar a cabeça de lado
- Falta de apetite
- Recusa o peito
- Febre superior a 38,5˚ graus
- Escorrimento de líquido da orelha
- Mau cheiro no ouvido
Os pais podem confirmar a suspeita tocando levemente o ouvido das crianças, que podem apresentar uma sensibilidade extrema ao toque.
Conheça as dicas para estimular o seu bebê a se comunicar!
A infecção de ouvido interfere na qualidade do sono do bebê
Os pais devem se atentar ao aparecimento dos sintomas citados acima em seu bebê, pois as otites interferem diretamente na qualidade do sono dos bebês.
Um bebê com infecção no ouvido sente desconforto e dores extremas nessa região tão delicada, além de terem que enfrentar os sintomas que acompanham as otites.
Essa condição pode ser tão ruim para o bebê a ponto de interferir diretamente em seu sono.
A infecção impede a criança de repousar com a cabeça de lado e mesmo quando são posicionados de barriga para cima a fim de evitar esse desconforto, quando se movimentam ou rolam podem acabar deitando sob o ouvido infeccionado.
Durante a noite, esse episódio pode acontecer com mais frequência com a diminuição da supervisão dos pais, impactando na qualidade do sono do bebê.
O conselho para os pais é que assim que identificada a infecção de ouvido no bebê, os responsáveis o levem a uma consulta com o pediatra, dependendo da gravidade, levem a criança a um pronto atendimento infantil.
O médico pediatra deve ser acionado com o propósito de analisar os danos da área e implementar o melhor tratamento, geralmente, a recuperação acontece em poucos dias sendo mais incomum a aplicação de uma cirurgia ao tratamento para recuperar o tecido.
O sono do bebê interfere diretamente na qualidade de sono de toda a família, observar sintomas que atrapalham esse momento é primordial para promover mais qualidade de sono e vida para o bebê.
Além disso, as famílias podem se especializar em técnicas que aumentem seus conhecimentos a fim de proporcionar um desenvolvimento saudável aos pequeninos.
Nossa consultoria de sono foi elaborada considerando as diferentes etapas do desenvolvimento infantil.