O que fazer para o bebê não cair do berço?

Quando o assunto é proteger nossos filhos, mães de primeira viagem e as demais concordam: a gente faz de tudo. Por isso, cuidar para o bebê não cair do texto é importantíssimo!
Principalmente no que diz respeito ao sono do bebê, há uma série de coisas que podem acontecer com nossos filhos. E agora, o que fazer quando a gente não sabe o que fazer?
Tudo bem ficar assustada, mas o mais importante é enxergar nosso poder de se preparar para as situações e sair por cima.
Para não entrar em desespero caso o bebê caia da cama ou do berço, separamos dicas testadas e bem-sucedidas para você descansar tranquila enquanto seu bebê dorme.
A primeira dica, a mãe de todas, é se antecipar e se preparar para as coisas mais comuns que podem acontecer. Lembre-se: antes de você, outras mães e pais já passaram pelo processo.
Ainda bem que podemos aprender com quem já passou por uns perrengues e pode nos ajudar a se tranquilizar. Afinal de contas, é por isso que estamos aqui: você não precisa encarar isso sozinha.
Mas calma, a gente sabe que ninguém tem paciência pra palpites. Todas as nossas dicas vêm de estudo e experiência prática.
Afinal, como evitar que o bebê caia?
Saiba como evitar que o bebê caia do berço e veja abaixo nossas dicas valiosas sobre como lidar com potenciais acidentes durante o sono.
Evite travesseiros
Existem muitos mitos que o pessoal repete com tanta frequência que a gente acaba duvidando do que é certo ou errado. Mas nem tudo que falam por aí é verdadeiro.
Nesse caso, no entanto, confie no simples que funciona. O bebê deve dormir numa superfície plana, firme e macia de barriga para cima.
Você já sabe: é só a gente colocar nosso bebê no bercinho que a lista de preocupações começa a girar na cabeça.
Evite também itens ao redor do berço, como ursinhos de pelúcia, almofadas, acolchoados, etc. Ele dorme protegido e você dorme com menos preocupação.
Por isso, evite dispor travesseiros em volta do bebê. Não é preciso nada mais que as grades do berço e a supervisão parental.
Mantenha as grades laterais elevadas
Evite acostumar o bebê a dormir na cama, pois o berço possui mais vantagens para a segurança do sono dos bebês.
Além de manter as grades elevadas, o ideal é verificar se o bebê está passando da altura máxima da grade.
A partir da idade correta, caso o bebê esteja grande demais para o berço, invista em grades para cama ou procure por uma cama com proteção lateral.
Verifique o tamanho do colchão
Idealmente, o colchão deve ocupar exatamente as dimensões do berço, sem espaço nas laterais.
Invista num colchão ajustado ao tamanho do berço para evitar deslizamentos do material contra a superfície abaixo.
Tem mais no Método Bebê Dorminhoco
Que tal conhecer essas e outras estratégias para finalmente parar de considerar palpites alheios e separar o bom senso dos achismos? Afinal, contra a insegurança, o conhecimento ainda é rei.
Venha para o método Bebê Dorminhoco e ganhe acesso a uma comunidade de mães de primeira viagem, todas no mesmo barco. Aproveite nosso suporte especializado para que você não se sinta insegura em nenhum momento. Troque experiências com sua comunidade e acesse conhecimento de ponta da neurociência do sono infantil.
Já ajudamos várias famílias a deixar para trás noites estressantes e dias cansativos, conheça nosso método.