O que fazer para o bebê dormir?

african american mother singing lullaby for infant 9DVWNZE scaled e1631303369587

O momento em que nasce um bebê é uma das coisas mais lindas e mais apreciadas da vida. Pode-se dizer que mesmo com todos os medos e dificuldades, é realmente a melhor e mais alegre das sensações existentes no mundo.

Junto com o nascimento, vêm preocupações e ideias para fazer o seu bebê ser saudável e se desenvolver feliz e bem.

O sono do bebê é um dos fatores importantes para seu desenvolvimento saudável e também para a rotina da casa, pois bebês pequenos que não dormem bem podem ser muito chorões.

Mas a hora de dormir às vezes é estressante, difícil e muito cansativa, e muitas mamães não sabem como melhorar a qualidade de sono dos seus bebês.

Bebês com dificuldade para dormir bem são um problema comum para as mães de primeira viagem e até mesmo para aquelas que já tiveram mais de um filho. Ao anoitecer, começam os preparativos para que o bebê durma, mas ele está alerta, e não pega no sono nunca.

Eles choram, ficam irritados, olhos bem abertos, agitados, e os pais cansados, estressados e desesperados.

Os bebês, dependendo da idade, têm a necessidade de dormir de 12 a 14 horas por dia ou mais — horas essas que devem ser divididas entre sonecas diurnas e o sono noturno. Esse tempo é estipulado pela Sociedade Brasileira de Pediatria como essencial e vital para a saúde física e mental.

Baseado nessa informação, sabe-se que o bebê que não dorme bem o número de horas suficientes fica irritado, choroso e também com dificuldade para dormir.

Então vem a seguinte pergunta: “O que fazer para meu bebê dormir?”

 

Vamos entender como funciona o sono para os bebês e aproveite também as dicas para ajudar os pequenos a dormirem melhor.

1- Perceba os sinais de que o bebê está com sono

Os bebês, assim como nós adultos, demonstram que estão com sono através de gestos e humor. Para melhorar a qualidade de sono durante a noite para seu bebê, é imprescindível que você reconheça os sinais que ele dá quando está com sono.

Geralmente os bebês esfregam os olhos, as orelhas ou o rosto. Vale também prestar atenção a outros sinais como bocejo, soluço ou espirros.

Quando os bebês estão com sono eles não se concentram em atividades simples, como brincar, não têm forças para mamar ou comer direito e dormem com facilidade dentro do carro.

Esses são alguns sinais que devem ser observados para identificar que o bebê não está dormindo o suficiente e também que está com sono.

2 – Proporcione ao seu bebê um ambiente seguro

Os bebês costumam ter boas noites de sono quando se sentem em um ambiente seguro. Lembrem-se que os bebês precisam apenas de uma rotina para a hora de dormir e sentir que mesmo dormindo no berço sozinhos, estão próximos dos pais, seguros e aconchegados.

3 – Crie horários fixos para o bebê dormir

Criar horários fixos para o bebê dormir à noite é um ótimo começo para que ele se acostume com a rotina. Os horários fixos vão ajudar o bebê a reconhecer que é hora de dormir ou de fazer a soneca e seu corpo também vai estar acostumado com o horário, já tendo o soninho no horário certo.

4 –  Elabore um ritual antes de colocar o bebê para dormir

Programe um ritual com banho relaxante, massagens e roupas mais confortáveis, música ou ruído calmante, historinhas e brincadeiras menos estimulantes, luzes reduzidas ou, de preferência, completamente apagadas.

É interessante iniciar este passo a passo desde os primeiros dias de vida do bebê. Mas também pode se dar início depois, e aos poucos ele vai entender quando e como deve dormir — e em menos tempo do que você espera irá fazer isso sozinho, no berço, no quarto dele, sem qualquer briga, choro e irritação.

Lembrando que esse ritual do sono pode ser feito também para as sonecas diurnas. 

5 – Estimule as sonecas diurnas

As sonecas diurnas também são fundamentais para que o bebê tenha noites de sono saudáveis e de qualidade. 

Pesquisadores do Departamento de Pediatria da Universidade de Semmelweis, na Hungria, e do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford, no Reino Unido, publicaram um estudo confirmando que a soneca diurna contribui significativamente para o tempo total de sono, sendo relacionados às funções cognitivas, processamento emocional e autorregulação. (fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5851571/). 

Esse estudo também mostra a associação das sonecas diurnas como uma medida preventiva dos efeitos nocivos da falta de sono, relacionada a fatores como a saúde dos sistemas imunológico, neuro endócrino e cardiovascular.

Ou seja: para melhorar a qualidade de sono dos bebês à noite eles precisam dormir algumas horas durante o dia para terem boas noites de sono e um ótimo desenvolvimento físico e emocional.

Gostou das dicas?

É dessa forma que é possível melhorar a qualidade de sono do seu bebê durante a noite.

 

Como resgatar o sono natural, profundo e relaxante do seu bebê?

Se você chegou até aqui, imagino que a situação aí esteja difícil, não é? Eu sei como é esse desespero para buscar informações que nos tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem e podermos, finalmente, curtir a maternidade.
Pois bem, pensando nisso eu criei um artigo completo contando a minha história, os erros que cometi e, o melhor, como eu saí ‘dessa’.
Para acessar agora, aperte o dedo no link abaixo e depois me conta o que achou, tá?

Share

Karla Mendonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *